EDUCAÇÃO FÍSICA

Unicamp amplia a democratização da prática esportiva

Cursos voltados ao público em geral têm recorde de 3.500 inscritos neste semestre

Esportes Já
07/04/2025 às 14:53.
Atualizado em 07/04/2025 às 14:53

A natação está entre as 29 modalidades oferecidas pelo programa de extensão (Divulgação)

Os cursos de extensão oferecidos pela Faculdade de Educação Física (FEF) da Unicamp, que estimulam a prática esportiva pela comunidade em geral, alcançaram neste semestre recorde de inscritos. Foram aproximadamente 3.500 pessoas interessadas no desenvolvimento de alguma das 29 modalidades disponíveis. O programa abre espaço nas instalações da faculdade para quem quer iniciar ou se aperfeiçoar em alguma atividade física e esportiva. O número representa também o avanço da interação entre o público e a universidade. 

O programa foi criado em 1991 e segue uma linha ascendente há aproximadamente 15 anos, chegando ao auge neste momento, segundo relata o coordenador da ação, o professor Evandro Lázari, de 44 anos, que também tem participações na seleção brasileira de atletismo. "A maior preocupação das pessoas em fazer uma atividade física e o interesse mais amplo dos docentes em proporcionar melhor formação aos alunos da graduação possibilitaram esse progresso", detalha. "Os docentes são proponentes, criam as modalidades, e os alunos ministram as aulas para a comunidade, que recebe orientação de qualidade", acrescenta. 

O perfil dos participantes dos cursos é variado. As atividades são voltadas para todos os públicos, desde crianças a partir de 6 anos de idade até idosos. Incluem também metodologias específicas para Pessoas com Deficiência (PcDs). Tanto iniciantes como aqueles que buscam um aperfeiçoamento ou maior rendimento têm espaço. Natação, corrida, atletismo, futebol, ginástica artística e dança são algumas das modalidades. 

"Temos gente de todos os níveis sociais, nacionalidades, de todos os cantos da cidade e região. Há, por exemplo, um rapaz que vem de Hortolândia três vezes por semana para fazer aulas de basquete", conta Lázari, enfatizando que esse tipo de rotina não é raro dentre os participantes. 

COMO SE INSCREVER 

As atividades são semestrais e as inscrições são abertas na primeira semana de março e de agosto de cada ano no site da FEF - https://www.fef.unicamp.br/ fef/. O número de vagas e a disponibilidade de horários são determinados por cada modalidade. A faculdade fica aberta para a realização de aulas e treinos de segunda à sexta-feira entre 7h e 22h40. Algumas práticas são gratuitas, mas outras incluem cobranças de taxas, cujos valores variam entre R$ 200 e R$ 300 por semestre. Por outro lado, há também a possibilidade de obtenção de bolsas. "Cada coordenador pode atribuir isenção de acordo com as solicitações", explica Lázari. A importância da abertura das portas da universidade para o público é destacada pelo docente. 

"A intenção é sempre aproximar a Unicamp da sociedade, trazer a população para dentro da universidade e promover o acesso. O caráter científico exige que a instituição esteja sempre aberta, cumprindo seu papel de não somente democratizar o conhecimento, mas promover a melhor formação de nossos alunos. É no contato com a problematização que o ensino acontece na prática", relata. 

Responsável pelas disciplinas de atletismo e treino de jovens atletas, Lázari leva para a coordenação do programa de extensão da FEF a experiência de quem já esteve presente em três olimpíadas como treinador: Rio de Janeiro, Tóquio e Paris. O desafio é possibilitar cada vez mais novas experiências, tanto para a comunidade quanto para os alunos. "A cada semestre podemos ter novas atividades. Estou estudando, por exemplo, como implementar o ciclismo agora", revela.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Anuncie
(19) 3736-3085
comercial@rac.com.br
Fale Conosco
(19) 3772-8000
Central do Assinante
(19) 3736-3200
WhatsApp
(19) 9 9998-9902
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por