MARATONA

Uma família em busca da glória

Família tem a meta de, em dois anos, alcançar a Six Star Medal, prêmio concedido àqueles que conseguem concluir as seis maiores maratonas do mundo

Esportes Já
05/02/2024 às 16:44.
Atualizado em 05/02/2024 às 16:44
Mare ao lado dos filhos com as medalhas conquistas em Berlim (Divulgação)

Mare ao lado dos filhos com as medalhas conquistas em Berlim (Divulgação)

Uma família de Campinas se prepara para, neste ano, concluir uma nova etapa de um projeto que se transformou em missão. A meta da ex-empresária e atleta amadora Marilisa Butori Lopes de Faria, a Mare, e de seus filhos, Gabriel, Felipe e Júlia, é conquistar, em dois anos, a Six Star Medal, prêmio concedido àqueles que conseguem concluir as seis maiores maratonas do mundo.

Depois de correrem em Nova York e em Berlim, a família tem marcada na agenda a participação na Maratona de Chicago, em outubro. Ao cruzarem a linha de chegada, 50% do percurso rumo à realização do sonho estará concluído. Restarão, depois, as maratonas de Boston, Londres e Tóquio.

A preparação para correr em outubro começou após eles concluírem a disputa na Alemanha, em setembro do ano passado. “Em Berlim, fiz o tempo de 4h40min e consegui o índice para Chicago na minha categoria”, celebra Mare, de 63 anos. “Meu filho mais velho, o Gabriel (37 anos), também alcançou o índice. Já o Felipe (36) e a Júlia (31) foram sorteados.”

O objetivo de Mare em Chicago será alcançar a marca mínima para se credenciar à Maratona de Boston, o que ela considera um desafio. “Preciso fazer o tempo de pelo menos 4h30min. Tirar 10 minutos não é uma tarefa fácil, mas eu vou conseguir”, aposta.

Para chegar em boas condições aos Estados Unidos em outubro, a família estabeleceu uma programação intensa de atividades e conta com a orientação de treinadores e nutricionistas. Sócia da Sociedade Hípica de Campinas, Mare ainda desfruta de um apoio especial dentro do clube. “Criaram um grupo que se chama Equipe Mare. Tem camiseta e tudo. Eles me ajudam nos treinos longos. O apoio é muito importante.”

O PROJETO

A ideia da família em conquistar a Six Star Medal teve início quando mãe e filhos concluíram a Maratona de Nova York em novembro de 2022. A ocasião representou a realização de um sonho para Mare, que há tempos planejava correr ao lado dos filhos o trajeto que ela conhece bem – em 1992, a ex-empresária participou pela primeira vez do evento nova-iorquino, se tornando, a partir de então, presença frequente na disputa. “Com os meus filhos, foi a minha oitava participação na Maratona de Nova York”, conta.

Depois da prova concluída, os filhos de Mare a estimularam a correr em Berlim e o projeto nasceu, mas não sem sofrimento. Nos Estados Unidos, apesar da emoção em ver um sonho realizado, a maratonista encontrou dificuldades. “Estava 20 graus, mas a umidade alta é que fez a diferença. Nunca peguei um clima assim na Maratona de Nova York”, conta. O percurso de 42,196km, ela fez em 5h15min. “Não foi um tempo bom, mas conseguimos cruzar a linha de chegada inteiros, enquanto houve até casos de atletas profissionais que passaram mal.”

Já na capital alemã, a prova foi bem mais tranquila. “Todos os problemas que enfrentamos em Nova York não tivemos em Berlim. O clima estava ótimo, a alimentação foi perfeita e a ansiedade não atrapalhou.”

Agora, para alcançar o sonhado prêmio, uma das inspirações de Mare vem do médico Drauzio Varella, que aos 79 anos de idade completou o percurso das seis maiores maratonas do mundo em 2022. “Pretendemos completar tudo até 2026, se Deus quiser.” 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por