torneio Sexagenário

Uma decisão cercada de expectativa e polêmica

Ponte Preta e Jambeiro fazem a final no próximo dia 17 de dezembro; melhor campanha da primeira fase, Recreativo de Sumaré discorda de regulamento e não comparece na semifinal

Esportes Já
11/12/2023 às 09:46.
Atualizado em 11/12/2023 às 09:46
Ponte Higa chega em mais uma decisão de campeonato da Linfurc; após terminar a fase inicial na quarta colocação, equipe do Jambeiro chega à decisão do Sexagenário (Divulgação)

Ponte Higa chega em mais uma decisão de campeonato da Linfurc; após terminar a fase inicial na quarta colocação, equipe do Jambeiro chega à decisão do Sexagenário (Divulgação)

O torneio Sexagenário da Liga Independente de Futebol Região de Campinas, a Linfurc, definiu no sábado, dia 10 de dezembro, as equipes da Ponte Higa e Jambeiro como finalistas da competição cujo encerramento será no dia 17 de dezembro, na Praça do Trabalhador. O Jambeiro enfrentou dificuldades para conseguir sua classificação. No tempo normal, a equipe empatou com o Arco Íris por 2 a 2. Na disputa por pênaltis, o Jambeiro ganhou por 4 a 3 e assegurou vaga.

Já o Ponte Higa ganhou por 3 a 0 do Recreativo por W.O. A equipe de Sumaré não compareceu à partida em protesto contra a metodologia de definição das partidas. Em carta enviada à direção da Linfurc, o presidente do clube de Sumaré, Antonio Enes Junior, disse que o regulamento registrado no site da Liga estipulava que o primeiro colocado jogaria contra o quarto colocado enquanto que o vice-líder enfrentaria o terceiro colocado na primeira fase. O Recreativo terminou a primeira fase com 25 pontos ganhos enquanto a Ponte Higa ficou com 21 pontos. O Arco Íris ficou com a terceira colocação com 19 pontos e o Jambeiro somou 18 pontos.

Na sequência, a diretoria da Linfurc anunciou sorteio para a definição dos jogos, o que deixou contrariada a diretoria do Recreativo. "Fomos pegos de surpresa e de forma assustadora no dia do sorteio, sem um comunicado por uma ata ou mesmo pelo site da Linfurc, como é de costume da Liga, mudaram completamente a forma de disputa", disse o comunicado enviado pela diretoria do Recreativo de Sumaré.

O texto deixa claro que caso o sorteio estivesse presente no regulamento, não existiria qualquer resistência em participar da metodologia. "Se isso tivesse constado no regulamento, o Recreativo jogaria em qualquer lugar e contra qualquer equipe, pois nunca deixamos de comparecer nos jogos em que fomos requisitados. Jogamos sim para vencer, mas não com essa vontade doentia que existe em alguns clubes de ser campeão, pois para nós vale muito mais a honra e a dignidade com o ser humano", diz trecho do documento enviado pelo presidente do Recreativo Sumaré.

Ponte Higa e Jambeiro fazem a decisão em partida única. Caso não seja apurado um vencedor durante os 80 minutos de jogo, a definição do campeão será nos pênaltis.

Além da decisão, a diretoria da Linfurc comemora o êxito de suas medidas. Na fase inicial e nas semifinais, os horários oficiais dos jogos foram designados para 8h20 e 15h40, sendo que existiu uma tolerância de 20 minutos para qualquer imprevisto, seja a incidência de chuva ou ausência de uma das equipes. A recomendação existente no no regulamento do Sexagenário é que cada equipe cuide da manutenção e aluguel do gramado e que eles estejam em bom estado de conservação.

Além disso, nenhum atleta atuou sem exames cardiológicos antes das competições. Os atletas foram obrigados a apresentar um teste para comprovar a inexistência de covid-19. Além disso, a Linfurc informa que todos os jogadores que participaram do Torneio Sexagenário assinaram um Termo de Compromisso para comprovar a autenticidade das informações sobre o seu real estado de saúde.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por