Hugo Russo (à direita) cumprimenta o parceiro Mathieu Guegano, que é francês (Marcos Luciani)
Atletas do CT Lucas Sousa, de Campinas, Daniel Mola, Antomi Ramos e Hugo Russo disputarão o Sand Series Finals, novo torneio da Federação Internacional de Tênis, marcado para acontecer no ginásio Nilson Nelson, em Brasília, entre amanhã e sábado. O evento terá a premiação recorde de US$ 100 mil (R$ 580 mil), garantirá 600 pontos no ranking mundial e reunirá as oito melhores parcerias da temporada.
O torneio é a versão no beach tennis do ATP Finals, disputado todo final de ano pelos oito tenistas melhores ranqueados na temporada. A estreia da competição no piso de areia acontece neste 2024. Quinto do mundo, Ramos jogará ao lado do gaúcho Felipe Loch, que é 10º colocado. Já Russo, na condição de 6º do ranking, terá o francês Mathieu Guegano, 17º, como parceiro. E Mola, 7º ranqueado, faz dupla com o paranaense Giovanni Cariani, que está uma posição abaixo, no 8º lugar.
"Muito feliz com a classificação”, comemorou Mola. “Agora estamos em final de temporada e estou louco para ganhar um título grande. Temos torneios muito importantes, espero poder ganhar e me divertir muito em todos", completou de forma descontraída.
Mola atingiu o seu melhor ranking, que é a 7ª colocação, na última semana, após a final do BT 400 de Viamão (RS). Os dois, Mola e Cariani, acabaram superados na decisão pela dupla número dois do mundo, formada pelo francês Nicolas Gianotti e pelo italiano Mattia Spoto por 6/0 6/2. Cariani não se sentiu bem ao longo da final em virtude de uma virose contraída na semana anterior no torneio de Aruba.
Russo falou sobre a importância do Sand Series Finals. “É um torneio que vai elevar ainda mais o nível do esporte”, comentou. No passado, já participamos de um teste do Finals e agora a expectativa é grande, pois vale pontos para o ranking. Estou bem ansioso.”
COPA DO MUNDO
Após a competição, a principal atração será a Copa do Mundo, que acontecerá na próxima semana, entre os dias 10 e 15 de dezembro, em São Paulo. O CT Lucas Sousa também estará em peso no torneio. Além dos três atletas já convocados, Daniel Mola, Isabela Massaioli, integrante do time juvenil do Brasil, e Antomi Ramos, liderando a Espanha, a equipe terá a presença de Matheus Bueno, integrante da comissão técnica do Chile, o país com mais tradição no esporte na América do Sul depois do Brasil.
Matheus é natural de Ilhabela, mas vive em Campinas há vinte anos. Ele desenvolve um trabalho no CT Performance do Lucas Sousa com jovens entre 12 e 18 anos e já liderou o time de São Paulo ao terceiro lugar na categoria sub-14 na concorrida Copa das Federações em 2022.
"Fui para o Chile a trabalho, para levar o esporte à Santiago, e recebi o convite para fazer parte da comissão técnica do profissional. Estou indo para a Copa do Mundo pela primeira vez, é um sonho meu como técnico," disse Matheus, o primeiro brasileiro a integrar uma equipe estrangeira no Campeonato Mundial.
A apresentação da equipe chilena será na manhã de domingo, mas antes, a partir de quinta-feira, Bueno receberá duas atletas chilenas para treinamentos no CT Lucas Sousa, entre elas a experiente profissional Francisca Zuñiga.
Siga o perfil do Correio Popular no Instagram