BOXE

Treinador da equipe olímpica visita o CAC

“Aulão” comandado pelo técnico Didio Soares pode representar o início de uma parceria entre a academia campineira e a seleção olímpica

Esportes Já
11/09/2023 às 08:56.
Atualizado em 11/09/2023 às 08:56
Didio Soares orienta pugilista (Divulgação)

Didio Soares orienta pugilista (Divulgação)

O Clube Atlético Campinas (CAC) recebeu uma visita especial neste final de semana. Um dos treinadores da equipe olímpica brasileira de boxe esteve presente na tradicional academia da modalidade. A convite de Jefferson Merim, treinador do CAC, Didio Soares comandou um “aulão” para cerca de 50 alunos no salão do clube, localizado no bairro Botafogo, sábado (9) à tarde. Segundo Merim, a ação pode representar o pontapé inicial de uma parceria do boxe de Campinas com a seleção olímpica para treinos e organização de eventos.

Merim conta que conheceu Soares na sede do Comitê Olímpico Brasileiro, no final do ano passado, quando concluiu o Curso Esportivo de Alto Rendimento (CEAR) e passou a integrar o quadro da Academia Brasileira de Treinadores (ABT). No mês passado, ambos voltaram a se encontrar em Foz do Iguaçu, durante o Campeonato Brasileiro. No evento, a visita do treinador a Campinas foi agenda.

“Ele mostrou curiosidade em conhecer o clube por causa da sua tradição”, comentou Merim. “Então, agendamos esse aulão.” Em um vídeo nas redes sociais, Soares anunciou a sua presença no CAC. “Vamos fazer essa grande aula e nos divertir com o boxe”, disse. Na atividade de sábado, ele expôs técnicas e exercícios específicos da modalidade, aplicados na preparação dos atletas que compõem o selecionado.

“Foi um experimento”, classificou Merim, que espera, a partir de agora, uma proximidade maior da academia campineira com a equipe olímpica. “Já estamos programando para janeiro ou fevereiro do ano que vem um seminário com a presença de integrantes da seleção. O objetivo é organizar um evento com palestras, aulas práticas e teóricas e distribuição de certificado.”

Gaúcho de Bagé, Didio Soares viveu a infância na cidade de Candiota e iniciou a trajetória no boxe em Pelotas. Mas foi em Criciúma-SC que se destacou, chegando a comandar a seleção do estado catarinense e alcançando visibilidade. Hoje, ele é um dos cinco treinadores da equipe olímpica de boxe do Brasil. Foi Soares quem comandou o grupo que participou da Gymnasíade, o Mundial Escolar Sub-15, que aconteceu no Rio de Janeiro, entre os dias 19 e 27 de agosto. O país conquistou 33 medalhas na modalidade, sendo nove ouros, 14 pratas e dez bronzes, e ficou na primeira colocação geral do evento.

No mesmo período, uma parte dos treinadores foi com a equipe principal para um treino específico na Itália. O grupo se prepara para os Jogos Pan-Americanos do Chile, entre 20 de outubro e 5 de novembro. A competição é classificatória para a Olimpíada de Paris.

Didio Soares é um dos cinco treinadores da equipe olímpica brasileira de boxe (Divulgação)

Didio Soares é um dos cinco treinadores da equipe olímpica brasileira de boxe (Divulgação)

JOGOS ABERTOS

No CAC, o foco está voltado para a disputa dos Jogos Abertos do Interior. Campinas será representada por um time de 18 atletas e dois treinadores, informa Merim. A competição acontece de 2 a 14 de outubro em São José do Rio Preto.

“É um time forte”, garante o treinador do CAC, que contará com o reforço de atletas do Distrito Federal na disputa. No mês passado, o técnico de Campinas esteve à frente da equipe candanga no Campeonato Brasileiro. O grupo conquistou duas medalhas de bronze na competição.

Ainda nos próximos dias, Merim vai iniciar um projeto social no Jardim São José, em Campinas, em parceria com a Prefeitura. “O objetivo é usar o boxe como ferramenta de desenvolvimento humano e também para formar atletas”, diz. “O projeto já entrará em ação nos próximos dias. Falta só definir as datas das aulas com a Prefeitura.”

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por