VÔLEI MANIA

Título regional coroa projeto voltado ao vôlei feminino de base

Equipe campineira sub-15 foi campeã invicta da Copa Itatiba

Esportes Já
25/11/2024 às 15:13.
Atualizado em 25/11/2024 às 18:26
Na decisão, o Vôlei Mania superou Pouso Alegre por 3 sets a 0, no Ginásio do Taquaral (Divulgação)

Na decisão, o Vôlei Mania superou Pouso Alegre por 3 sets a 0, no Ginásio do Taquaral (Divulgação)

O Ginásio do Taquaral celebrou no último dia 17 de novembro o futuro do vôlei feminino. Depois de uma maratona que começou em março e se estendeu por nove meses, as meninas do sub-15 do Vôlei Mania, de Campinas, fizeram a final da XXV Copa Itatiba Regional e levaram a melhor sobre Pouso Alegre. Com a vitória por 3 sets a 0, conquistaram o título que coroa o projeto comandado pelo professor Nelson José Pacheco, de 67 anos. A base do time foi a mesma que no ano passado levantou a Copa Vinhedo. 

"Foram 14 jogos de março até novembro e vencemos todos por 3 a 0. Não perdemos um set", ressalta Pacheco. "A decisão aconteceu no Taquaral por termos melhor campanha", explica. "A nossa atacante Alice Oliveira, de 14 anos, foi eleita a melhor jogadora do campeonato. Foi ela que fez o ponto que fechou o jogo decisivo." A disputa teve a participação de dez equipes divididas em duas chaves de cinco. Na etapa de classificação, os times jogaram em seus respectivos grupos em turno e returno. Nas quartas de final, Campinas superou Taubaté e na semifinal despachou Nova Odessa antes de encarar Pouso Alegre na partida decisiva. 

Trata-se de mais um resultado importante envolvendo o projeto que oferece aulas gratuitas de vôlei para crianças em Campinas e também mantém equipes de competição na base. Pacheco, ao lado de parceiros, batalha com dificuldades para seguir com a ação, mas para 2025 a expectativa é de melhora na estrutura. Está prevista para fevereiro a inauguração de uma quadra coberta exclusiva voltada ao projeto no Clube Cultura. Hoje, as aulas e treinos acontecem em forma de revezamento no Cultura, Taquaral e Instituto Educacional Raphael Di Santo, o que impede uma programação organizada. 

"Vamos aproveitar esse novo espaço, sem abrir mão dos que já temos e, assim, ampliar o número de turmas de três para seis e abrir também aulas para os meninos", celebra Pacheco, lembrando que desde o fim da pandemia o projeto carece de aulas voltadas ao público masculino. "Neste 2024, tivemos 110 crianças na escolinha e agora, para o próximo ano, já temos mais 85 confirmadas", contabiliza o professor, lembrando que a lista de espera por vagas é grande todo ano. Para mais informações sobre inscrições e vagas, o endereço é https://www.instagram.com/voleimaniacampinas/

Uma das conquistas do projeto neste 2024 foi a parceria com a Academia Expressão para as equipes de base, hoje formadas por 23 atletas. "É um espaço que as meninas têm para trabalhar com um personal trainer especialista em vôlei", detalha Pacheco. Os times de competição serão reforçados a partir do próximo ano. Uma peneira entre meninas nascidas de 2010 a 2013 está agendada para acontecer no Ginásio do Taquaral no dia 1 de dezembro. "Pedimos que cada participante leve 1kg de alimento", enfatiza Pacheco. A ação tem como objetivo ajudar, prioritariamente, famílias carentes de alunas ou jogadoras do projeto. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por