Evento acontece no próximo domingo, no antigo kartódromo, a partir das 8h; inscrições poderão ser feitas no local com as seguintes modalidades: Ciclismo, atletismo, skate, basquete e futebol (Divulgação)
Experimentar, conviver e se divertir são elementos essenciais para o desenvolvimento de uma criança. E quando essas ações estão ligadas à prática esportiva, a aventura é ainda maior. A união entre esporte, educação e diversão é a proposta da OlimPIC 2023, que acontecerá no próximo final de semana, em Campinas.
O espaço Afrânio Ferreira Júnior, antigo kartódromo, no Parque Taquaral, receberá no próximo domingo o evento a partir das 8h. As atividades são direcionadas para crianças entre 3 e 10 anos de idade e as inscrições poderão ser feitas no local e dia das atividades.
O PIC é o Plano da Primeira Infância Campineira, que reúne uma série e políticas públicas voltadas ao bem-estar infantil, entre elas as ligadas às atividades físicas. A parceria com a Secretaria de Esportes e Lazer deu origem à OlimPIC.
“O objetivo é proporcionar às crianças um ambiente leve, divertido, inclusivo e acolhedor, com atividades esportivas abertas, priorizando o lúdico, distante de qualquer sentido competitivo”, afirma os organizadores.
O secretário Municipal de Esportes e Lazer Fernando Vanin pontua que o evento, além de proporcionar às crianças algumas horas de diversão e sociabilidade, atua também em outra área: “A OlimPIC é esportiva, mas tem caráter educativo também. A criançada começa a descobrir algumas modalidades do esporte, os movimentos, o prazer de praticar algum tipo de atividade física e, dependendo da faixa etária, começa a conhecer alguns esportes olímpicos, tendo alguma noção para acompanhar os Jogos de 2024”, disse, referindo-se à Olimpíada de Paris, que acontecerá no próximo ano.
AS MODALIDADES ESPORTIVAS
Os organizadores definiram que as crianças desenvolverão as atividades baseadas em cinco modalidades esportivas: basquete, ciclismo, futebol, skate e atletismo (corrida de obstáculos e arremesso de pelota). As modalidades serão adaptadas de acordo com as habilidades e as idades das crianças participantes.
“Cada modalidade será adaptada para atender às necessidades e níveis de habilidade das crianças de diferentes faixas etárias, garantindo que todos os pequenos participantes se divirtam e experimentem o esporte de forma segura”, diz a organização.
“A OlimPIC revela a importância da atividade física e sócio emocional na vida das crianças”, aponta o coordenador do Plano da Primeira Infância Campineira Thiago Ferrari. “Ao mesmo tempo, aproxima o convívio com os pais e as distancia um pouco das telas. É um instrumento que estimula o desenvolvimento pleno da criança, que é o que o PIC garante”, assegura.
Para obter mais informações, o contato é pelo email: [email protected].
CAMPÍADAS
A OlimPIC está integrada ao plano da Prefeitura de valorização da prática esportiva da população. Outra iniciativa da Administração voltada a uma faixa etária que também demanda cuidados específicos foi a Campíadas. Direcionado às pessoas da terceira idade, o evento teve sua primeira edição neste ano, em outubro. Um dos destaques foi Nestor Schenkel, atleta de 92 anos e medalhista no tênis de mesa.
Siga o perfil do Correio Popular no Instagram.