Larissa Pirola Cardoso no lugar mais alto do pódio na disputa do Grand Slam no ano passado (divulgação)
A atleta de Campinas Larissa Pirola Cardoso defende sua manutenção como titular da seleção brasileira de taekwondo durante a disputa do Grand Slam da modalidade entre 20 e 23 de fevereiro na arena olímpica do Rio de Janeiro.
Ela integra a Associação Keumgang Sports/ Ponte Preta, que ainda terá quatro representantes na capital fluminense em busca de vaga na mesma competição. Para isso, terão de passar pela seletiva que antecede o Grand Slam, nos dias 19 e 20. As apresentações no Rio de Janeiro neste fevereiro abrem a temporada de disputa da Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD).
“O Grand Slam é disputado uma vez por ano e reúne os atuais campeões nacionais, os três primeiros do ranking, os atletas da seleção e os classificados da seletiva para a definição da seleção brasileira de cada categoria em 2025”, explica o técnico da associação, Vitor Santos Cardoso. Com as seleções definidas, o calendário já aponta para compromissos internacionais, como o Pan-Americano Juvenil em março e o Mundial Adulto em outubro.
Atleta da categoria adulta, +73kg, Larissa teve um 2024 prejudicado pelas lesões. “Ela machucou o joelho e a mão”, lembra Cardoso. “Ficou um bom tempo parada em tratamento, mas, mesmo assim, conseguiu bons resultados. No Pan-Americano, ficou em quinto lugar, sendo eliminada pela campeã, e no Rio Open terminou em terceiro”, lembra. No Grand Slam disputado no início do ano passado, Larissa voltou à titularidade da seleção depois de nove anos.
Dos representantes campineiros na seletiva, Nathalia Hipólito (-49kg) e Ujiyo Yamashi (-58kg) vão estrear como faixa preta na categoria adulta em uma competição oficial. Já Julia Benelli (-55kg) e João Hélio (-55kg) integram a seleção paulista juvenil e agora tentam uma vaga entre os melhores do país dentro de suas categorias. “Todos estão treinando forte, evoluindo e foram destaques nas competições das quais participaram no ano passado”, detalha Cardoso.
CENTRO DAS ATENÇÕES
Depois de sediar a etapa final da Copa Paulista em outubro de 2024, Campinas pode receber neste ano outro evento da Federação de Taekwondo do Estado de São Paulo (Fetesp). Cardoso diz que irá se reunir com o Secretário de Esportes e Lazer do município, Fernando Vanin, e também tentar levantar parcerias para trazer uma etapa do Campeonato Paulista para Campinas em maio.
No ano passado, a cidade quebrou um tabu, segundo Cardoso. O treinador diz que desde 1998 o município não recebia uma competição oficial taekwondo e agora espera que Campinas volte a fazer parte do circuito. Para a disputa do Estadual, no entanto, o treinador reconhece a necessidade de uma estrutura maior do que a montada para a Copa Paulista, sediada no ginásio do Clube Campineiro de Regatas e Natação e com a participação de aproximadamente 400 atletas.
“Se der certo de trazer uma etapa do Paulista, teremos que selecionar um ginásio maior, pois é uma disputa que reúne de 950 a 1000 atletas”, projetou o treinador ainda no final de 2024.
Campinas encerrou a temporada passada com uma atleta titular da seleção brasileira e outros seis integrados à seleção paulista.
Siga o perfil do Correio Popular no Instagram