INTERAÇÃO

Skate: do Taquaral para a periferia

Grupo de skatistas se mobiliza para ensinar a arte da modalidade em pontos diversos de Campinas

Esportes Já
01/04/2024 às 09:27.
Atualizado em 01/04/2024 às 09:28
Desafio é saltar e voltar ao chão sem perder o equilíbrio (Divulgação)

Desafio é saltar e voltar ao chão sem perder o equilíbrio (Divulgação)

Do Taquaral em direção à periferia. Esse é o trajeto projetado por um grupo de skatistas de Campinas disposto a ensinar a arte das manobras para quem quiser aprender. A recém-criada Associação Campineira de Skate (ACSKT) se organiza no sentido de que as aulas gratuitas da modalidade se tornem uma realidade na cidade a partir desse mês de abril.

A ideia é juntar um grupo de voluntários comprometidos, programar uma agenda, divulgar a ação e se “jogar” na interação com o público, como diz o presidente da ACSKT, André Valencio, que aponta a urgência dessa mobilização. Reuniões com apoiadores e skatistas já estão acontecendo nesses primeiros meses de 2024.

“Vamos pedalar nessa iniciativa”, afirma Valencio. “Queremos começar no Taquaral, onde tem o maior número de pessoas praticando”, projeta. “Depois, vamos estabelecer um percurso e chegar nos pontos mais distantes da cidade. É preciso ver qual o estado dessas pistas e como é o contato do pessoal com o skate. Vamos tentar alcançar de cinco a seis pistas no mínimo para fazer o trabalho.”

Valencio diz que quatro voluntários já se prontificaram a dar início às aulas. Entre eles, o skatista destaca um amigo que já trabalhou em projetos sociais no bairro Matão, em Sumaré, e ajudou a mudar a perspectiva de vida de muitos jovens desorientados por meio do skate. A ideia é repetir a ação em Campinas.

“A pessoa pode continuar ou não andando de skate. Mas, se seguir outro caminho, é importante que leve consigo uma visão melhor da vida. Essa é nossa meta nessa interação.”

EM SOUSAS

Segundo a Prefeitura, Campinas tem hoje 20 pistas de skate. A principal está na Lagoa do Taquaral, onde uma estrutura da modalidade street, com 800 metros quadrados, atrai grande público.

A última a ser inaugurada foi na Praça Santa Rosa, no Jardim Conceição, no distrito de Sousas. No local, um conjunto articulado para a prática das modalidades street e bowl foi liberado para ser usado em dezembro do ano passado. A obra tem 746,80 metros quadrados de área construída e teve investimento de mais de R$ 520 mil, de acordo com a Prefeitura.

Skatista de Sousas, Guilherme Roberto diz que a obra é uma conquista dos praticantes de modalidade que, por 10 anos, lutaram pelo espaço. “Quando cheguei nessa praça, era apenas um pedaço de chão, sem nada, e vê-la desse jeito é uma felicidade que não tem preço”, disse.

Aos 10 anos de idade, Alícia Ramos Soldeira representa a nova geração do skate em Campinas. Alícia conta que tem uma relação especial com a pista de Sousas porque o pai ajudou a construir. “Eu ando aqui faz tempo, meu pai ajudou a fazer essa pista que ficou linda, ficou lisa pra gente andar, ficou legal mesmo”, falou com entusiasmo.

Outro skatista que desfruta da nova pista, Lucas Cavalleiro, é morador do centro de Campinas e também frequenta o espaço em Sousas. “Cada pista é um desenho diferente e gostei mais dessa daqui do que a do Taquaral. A comunidade do skate é bem unida. A gente conhece pistas de vários bairros, de vários cantos da cidade e essa vai ser um quintal pra gente se divertir com os amigos. Uma joia”, comentou.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por