GUARANI

Rotatividade alta também marca elenco do Bugre

De dezembro de 2023 para cá, já foram apresentados 28 novos atletas

Silvio Begatti
17/07/2024 às 11:54.
Atualizado em 17/07/2024 às 11:54
Goleiro Vladimir foi uma das contratações da temporada (Raphael Silvestre/Guarani FC)

Goleiro Vladimir foi uma das contratações da temporada (Raphael Silvestre/Guarani FC)

A alta rotatividade no Guarani em 2024 não é registrada apenas na comissão técnica e departamento de futebol. A equipe, que está com o seu quarto técnico no ano e o terceiro executivo, também passa por mudanças frequentes dentro de campo. 

Tanto que o clube deve ultrapassar o número de 30 atletas contratados para a temporada. 

Até agora, de dezembro até o início de julho, 28 reforços foram anunciados e apresentados pelo Guarani. 

Entre dezembro e janeiro, 13 novos jogadores foram contratados: Rayan, Helder, Anderson Leite, Gabriel Santos, Reinaldo, Camacho, Pedro Henrique, Léo Santos, Chay, Vladimir, Marlon, Heitor e Márcio Silva. 

Depois, antes do início da Série B, chegaram dez: Bruno Oliveira, Kayque, Airton, Renyer, Luan Dias, Jefferson, Douglas Bacelar, Caio Dantas, Luccas Paraizo e Vinicius Kauê. 

Agora, na janela de transferência do meio do ano, as novidades no elenco são cinco: Gabriel Bispo, Daniel dos Anjos, Renê Santos, Pacheco e Matheus Salustiano. 

Até 2 de setembro, dia em que o período de transferências acaba, mais jogadores devem chegar. 

Dos 28 atletas que passaram a integrar o elenco neste ano, quatro deixaram o clube: o zagueiro Rayan, o lateral esquerdo Helder, o atacante Gabriel Santos e o meia atacante Chay. 

O volante Camacho e o zagueiro Pedro Henrique estão fora dos planos do técnico Pintado, enquanto o atacante Renyer e o lateral esquerdo Vinicius Kauê, ambos sem espaço, também se aproximam de um novo destino, assim como o volante Kayque, que pode se transferir para o Remo. 

Anunciado como novo executivo de futebol no último dia 10, Rodrigo Pastana diz que as seguidas trocas atrapalharam o andamento do time. 

No Paulistão, o Guarani lutou contra o rebaixamento e agora, na Série B, volta a brigar na parte de baixo da tabela na condição de pior time da competição. 

Com 7 pontos, ocupa a lanterna após 15 rodadas e sofre com um jejum de 11 jogos sem vitória. 

“O equívoco é que houve muitas mudanças de treinadores, metodologia e jogadores. Vamos ver onde houve esse desencontro. Espero que tenhamos um caminho de estabilidade a partir de agora”, disse em sua apresentação. 

No mesmo dia, o presidente André Marconatto reconheceu o erro. “Falhamos por falta de convicção e nos perdemos no caminho”, admitiu, ao mesmo tempo em que também justificou as mudanças. “Os resultados não estavam aparecendo e não podíamos ficar estáticos.” 

A expectativa no Brinco de Ouro é de que o clube acerte o caminho agora nessa nova reformulação do elenco até o início de setembro para conseguir escapar do rebaixamento na Série B. 

A primeira impressão deixada pelos recém-contratados foi positiva no empate por 1 a 1 com o Novorizontino, fora de casa, na última rodada. 

Domingo, diante da torcida, o desafio é encerrar o jejum de vitórias, às 16h, diante do Goiás. Restam quatro rodadas para o fim do primeiro turno e o Guarani está a dez pontos do Botafogo-SP, que ocupa o 16º lugar na classificação e é o primeiro fora da zona de rebaixamento. 

Hoje, a equipe de Ribeirão Preto faz jogo atrasado em Maceió, contra o CRB, time que abre o Z4 e tem 16 pontos. 

Para o Guarani, o ideal é que haja empate. Nesse caso, o CRB chega a 17, troca de posição com o Botafogo, e a distância do time de Campinas para o 16º colocado se mantém inalterada. Pintado tem a semana livre para preparar o Guarani para o jogo diante do Goiás, que visita o Operário hoje, às 21h, e enfrentará um desgaste maior em relação à equipe de Campinas para o duelo de domingo.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por