O jogador de beach tennis espanhol radicado em Campinas, Antomi Ramos, celebrou os 31 anos durante torneio na cidade no final do mês de setembro (Divulgação)
Isabela Massaioli, de 17 anos, e Antomi Ramos, de 31, ambos do CT Lucas Sousa, de Campinas, colocaram o beach tennis brasileiro em evidência neste início de outubro. Enquanto Isabela se tornou a primeira do mundo no ranking juvenil, o consagrado espanhol radicado na cidade é o mais recente integrante de um seleto grupo. Ramos se junta aos italianos Alessandro Calbucci e Michele Capelletti como os únicos a alcançarem a marca de 80 títulos na carreira.
“Continuo trabalhando para poder chegar aos 100 títulos e me tornar o jogador com mais conquistas da história”, disse o espanhol, sem esquecer de agradecer aos parceiros de jogos. “Cada um deles foi essencial nessa trajetória.”
E o companheiro que atuou ao seu lado na 80ª conquista foi Daniel Mola, também atleta do CT Lucas Sousa e, com 21 anos, o mais jovem a ocupar o top 10 do ranking – ele é o 9º colocado. Curiosamente, foi em casa que veio a celebração. Na decisão do torneio internacional de Campinas, no último dia 28, a dupla derrotou os italianos Federico Galeazzi e Filippo Boscolo por 7/5 6/3 no CT Lucas Sousa. “Pela primeira vez jogamos juntos num torneio da ITF (Federação Internacional de Tênis) e foi especial”, comentou Ramos com o troféu em mãos ao fazer referência à parceria com Mola.
Ramos, que é o 6º do mundo, ganhou todos seus títulos com 32 parceiros diferentes em um período de 13 anos. A primeira vez que esteve no lugar mais alto do pódio foi em 2011, quando alcançou o Las Palmas de Gran Canaria. Dentre todas as conquistas, as mais importantes foram os mundiais de 2018 e 2022.
Em uma comparação com Calbucci e Capelletti, Ramos ainda está alguns degraus abaixo. Afinal, os dois italianos são os recordistas de títulos na modalidade com 84 conquistas. Aos 32 anos, Capelletti é o número um do ranking e começou a competir praticamente no mesmo período do espanhol. Já Calbucci, aos 44 anos, pouco tem jogado ultimamente. Hoje ele é o número 89 do mundo.
ISA
Isabela Massaioli assumiu a liderança do ranking mundial juvenil de beach tennis da Federação Internacional de Tênis na atualização de outubro. A jogadora tem os títulos do Campeonato Mundial por equipes com o Brasil, do Pan-Americano, ambos no final do ano passado, além do ITF BTJ 100 de Ribeirão Preto e o vice-campeonato ITF BTJ 100 de Cabo de Gata, na Espanha, conquistado recentemente.
"É uma alegria e uma realização enorme alcançar o número 1 do mundo no ranking mundial juvenil", disse a atleta. "Foram muitos treinos, tanto este ano quanto no ano passado, com o objetivo de ser convocada para o Pan-Americano e a Copa do Mundo. Abri mão de momentos com minha família, amigos e descanso para competir quase todos os finais de semana. E, no fim, a recompensa chegou, não é? Ano que vem sigo para o meu último ano como juvenil e ainda quero conquistar muitas coisas", comemorou Isa.
A atleta disputou na última semana o Sand Series de São Paulo e agora vai competir no BT 400 do Rio de Janeiro, ambos eventos profissionais. No final de outubro joga a Copa das Federações em Fortaleza (CE) na chave juvenil, o Pan-Americano em Aruba, o Sand Series de Aruba e também a Copa do Mundo em São Paulo, nos meses de novembro e dezembro, respectivamente.
Siga o perfil do Correio Popular no Instagram