COPA IRDIVAL FREZZATO

R7 Picerno fatura o Módulo A; Jacaré vence módulo B

Com boa presença de público e lances de emoção até o último minuto, Praça do São Bernardo foi palco de decisões

Esportes Já
26/06/2023 às 09:30.
Atualizado em 26/06/2023 às 09:30
Novos planos serão colocados em prática e terão como base a valorização do futebol amador (Alessandro Torres)

Novos planos serão colocados em prática e terão como base a valorização do futebol amador (Alessandro Torres)

Com boa presença de público e lances de emoção até o último minuto, as equipes do SC Icaraí, de Campinas e R7 Picerno, Sumaré, empataram por 2 a 2, em jogo realizado na manhã deste domingo, válido pela decisão do Módulo A da Copa Irdival Frezzato e promovido pela Liga Campineira de Futebol. Na decisão por pênaltis, R7 Picerno venceu por 9 a 8 e levantou a taça.

A decisão do Módulo A queria mostrarse diferente nos mínimos detalhes. Começou pelo trio de arbitragem, todos filiados à Federação Paulista de Futebol e comandados por Vinicius Furlan, que conduziu as equipes em fila para execução do hino nacional.

Quando a bola rolou as equipes fizeram jus ao cerimonial. O R7 Picerno, mais recatado e focado na marcação, apostava nos contra-ataques para fazer a diferença, enquanto que a equipe do Jardim Icaraí tinha no volante Gutti o seu grande maestro e condutor de bola. Mas um vacilo permitiu que o time de Sumaré abrisse o placar aos 12 minutos, quando o contra-ataque foi puxado pelo atacante Rosca, que saiu na frente do goleiro Pedrão e não teve trabalho para balançar as redes.

O S.C. Icaraí respondeu de imediato e queria comprovar porque era a principal surpresa da competição. Logo aos 18 minutos, a falta foi cobrada por Gutti na zona intermediária e balançou as redes. Golaço.

A partida seguiu equilibrada, com jogadas ríspidas de ambos os lados, mas com o time campineiro melhor postado no gramado e a espera da conjuntura ideal para retomar a frente do placar, o que aconteceu aos 33 minutos. Gutti e Godoy armaram a trama e acionaram Hermínio, que cruzou para a área e Alinha surgiu para cabecear e sacramentar a virada. 

O panorama mudou no segundo tempo. Por saber a necessidade de buscar o empate, a equipe de Sumaré lançou-se ao ataque e foi auxiliada pela postura recatada do adversário. Resultado: o R7 pressionou de todas as formas e não foi difícil deixar tudo igual aos 20 minutos, em conclusão de Negueba.

O gol acordou a equipe do Jardim Icaraí. A marcação foi adiantada e o volume de jogo aumentou e o R7 Picerno ficou com o panorama desejado, que era buscar o contra-ataque. O trabalho pela lateral direita com Allison, com vigor físico e bom cruzamento era uma das saídas adotadas, mas que não foi suficiente para levar o time à vitória.

Na decisão por pênaltis, a equipe de Sumaré venceu por 9 a 8 e ficou com o título. Pelo R7 Picerno, Jefferson parou no goleiro Pedrão. No S.C Icaraí, Marquinho chutou para fora e o goleiro Pedrão parou no goleiro Schumacher e definiu a partida. “Tivemos pegada e o vestiário foi muito importante. A equipe é muito forte. Para bater a gente tinha que ser uma situação atípica”, comemorou o técnico do R7 Picerno, André Moura.

Festa da equipe campeã (Alessandro Torres)

Festa da equipe campeã (Alessandro Torres)

JACARÉ VENCE MÓDULO B

Em jogo disputado e cheio de alternativas, O Jacaré Futebol Clube sagrou-se campeão do Módulo B da Copa Irdival Frezzato ao vencer o Fumaça no Ar por 3 a 1 em jogo realizado na manhã de ontem na Praça de Esportes do São Bernardo.

Desde o começo da partida, as duas equipes mostraram disposição de buscar o ataque. Os chutes no gol eram constantes e a preocupação era deixar a bola no chão para que as oportunidades surgissem com naturalidade.

No entanto, a reta final do primeiro tempo proporcionou uma série de fatos que mudaram a história do jogo. Aos 40 minutos, o Fumaça no Ar teve um pênalti a seu favor. Na cobrança, o meia atacante Fefê viu a bola ficar nas mãos do goleiro. Na retomada de bola, o Jacaré F.C trocou passes e a bola ficou nos pés de Robinho, que dominou,girou e tocou para as redes.

No segundo tempo, sem nada a perder, o Fumaça no Ar partiu com tudo para cima do oponente, o que abriu espaço para o contra-ataque e que se revelou mortal aos 21 minutos, quando Robinho novamente puxou o ataque e apenas tocou na saída do goleiro para ampliar o marcador.

Engana-se quem imaginava que o ânimo do Fumaça no Ar iria arrefecer. Aos 33 minutos, Fefê recebeu em boas condições e diminuiu.

Quando tudo parecia definido, um novo pênalti foi anotado e Rogério, o R11, bateu para definir o placar e sacramentar o título.

Para o treinador, jogador e presidente do Jacaré, Rogério Araújo de Lima, o R11, a conquista do Jacaré é um prêmio pela dedicação e comprometimento dos atletas. “A essência do nosso time é a humildade. Ninguém sabe as dificuldades que passamos nos bastidores. Não tem ninguém soberbo. É um time de família e sem boleiro. É uma equipe que não precisa ligar para o jogador vir para o jogo”, disse o jogador.

Para ele, a vitória sobre o Fumaça no Ar foi o fechamento de Ouro para uma campanha com seis vitórias e cinco empates. “Essa ( a final) foi a melhor partida. O time que é campeão, ganha de 3 a 1 e não tem como deixar de dizer que foi a melhor partida”, completou Rogério, que confirmou participação da equipe na Copa Cidade de Campinas.

LIGA LANÇARÁ NOVA COMPETIÇÃO PARA DEIXAR TIMES EM ATIVIDADE

Após a finalização da Copa Irdival Frezzato, a Liga Campineira de Futebol começa a definir o seu calendário para o segundo semestre. Já está definido que no dia 08 de julho será iniciada todas as competições relativas às categorias de base e que deverá envolver 29 equipes. No dia 23, a instituição decidiu estipular como data provável para o início da Copa Cidade de Campinas.

De acordo com o vice-presidente da entidade, César Augusto de Oliveira, o Cesinha, a meta é dar espaço para as equipes que atualmente são participantes nas Séries Prata e Bronze da Secretaria Municipal de Campinas e que não teriam calendário durante a realização da Série Ouro da competição organizada pela Prefeitura Municipal.

Em princípio, a intenção é que a competição contará com 46 participantes e que seriam divididas em chaves com cinco equipes. Na fase inicial, os times jogarão em turno único. Posteriormente, essas equipes atuariam em sistema de matamata até chegar a decisão do título.

O evento é a primeira medida tomada pela nráova diretoria da Liga Campineira de Futebol, cujo presidente é Nenê Tognolo e que tem Marco Antonio Abi Chedid como presidente de honra, que anuncia que novos projetos vão sair do papel.”Estamos filiados à Federação e trazendo árbitros Fifa para apitar jogos e ministrar cursos. A liga tem que ser forte”, afirmou o dirigente.

RMC PODE GANHAR UM DESAFIO AO GALO REGIONAL

Presente nos dois jogos da decisão da Copa Irdival Frezzato, o presidente de honra da Liga Campineira de Futebol, Marco Antonio Abi Chedid, anunciou que novos planos serão colocados em prática pela entidade e terão como base a valorização de nichos que ainda não foram explorados pelo futebol amador, como o futebol feminino e a criação da Copa Cidade de Campinas. “Vamos fazer em outubro o campeonato feminino, que é muito importante”, disse o presidente de honra.

Chedid aposta, no entanto, que o grande sucesso poderá ser uma edição regionalizada do “Desafio ao Galo”, competição existente nas décadas 1980 e 1990 e que fez muito sucesso na Rede Record. “A ideia é fazer a inscrição dos clubes e aqueles clubes que vencerem por mais tempo dentro de seu grupo são classificados para o Super Galo”, explicou Chedid, que estabeleceu um objetivo com todas essas programações. “Queremos que a liga seja da região de Campinas. Tem Hortolândia, Sumaré. Existem várias cidades da região que merecem participar deste processo”, completou Chedid.

Times terão apoio da Federação Paulista e CBF (Alessandro Torres)

Times terão apoio da Federação Paulista e CBF (Alessandro Torres)

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por