REFERÊNCIA

Pulo do gato completa 30 anos e 2023

Pulo do Gato contabiliza inúmeros títulos ao longo da sua trajetória

Esportes Já
05/12/2022 às 09:15.
Atualizado em 05/12/2022 às 09:15

O Pulo do Gato foi campeão da Liga Paulista nas categorias sub-11 e sub-17. O espaço tem portas abertas para a expansão da categoria feminina (Divulgação)

No próximo ano, o Pulo do Gato completa 30 anos de atividades. Uma das equipes mais tradicionais do futsal brasileiro é referência na Região Metropolitana de Campinas, mas enfrenta desafios e missões diárias para seguir revelando talentos para o esporte, além de competir em alto nível.

Foi no dia 20 de maio de 1993, através dos amigos Jefferson Novaes e Sandrinho Rodrigues, que nasceu o Camisa 10, primeiro nome do time de futsal campineiro. A primeira sede, localizada no bairro do São Bernardo, foi responsável por importantes encontros entre os atletas que levantaram a marca do clube. O nome passou para Pulo do Gato por conta do bar que levava o nome e que era responsável por emprestar os uniformes aos jogadores.

Quase três décadas depois, o Pulo contabiliza inúmeros títulos ao longo da sua trajetória, além de ser primordial no trabalho de base. Mesmo no futsal, a equipe foi responsável por revelar uma grande quantidade de jogadores para o campo. Desde nomes como Gustavo, ex-zagueiro do Palmeiras e do Cruzeiro, passando por Roger, artilheiro do século da Ponte Preta, até chegar em Rodrigo Biro, uma das principais promessas do Corinthians e dono de uma multa rescisória de 30 milhões de euros, o time campineiro mantém sua tradição de dar chances aos grandes talentos.

“Nossas categorias de base são referências nacionais. Trabalhamos com jogadores a partir dos nove anos. Guilherme Biro e Carlos Augusto saíram das nossas quadras para o Corinthians. Temos essa tradição muito forte porque nos dedicamos ao trabalho com os atletas mais novos”, explica o presidente Jefferson Novaes.

Para colaborar na captação de talentos, o Pulo também contou com o apoio da Secretaria de Esportes de Campinas e amplificou trabalhos sociais em quatro regiões diferentes da cidade: Campo Grande, Cafézinho, Padre Anchieta e São Vicente. A ideia é criar oportunidades para o desenvolvimento dos jovens no esporte, mas também na vida social.

“São quatro polos esportivos gratuitos e com profissionais que trabalham nas equipes de alto rendimento. De terça a sexta-feira estamos nesses locais com a ideia de atingir um número alto de crianças. Nosso objetivo é alcançar mil jovens. Temos metas ambiciosas para o clube, mas também para a nossa cidade”, completa Jeffão.

O trabalho de base é notável e somou conquistas importantes em 2022. O Pulo foi campeão da Liga Paulista nas categorias sub-11 e sub-17. O espaço não é restrito apenas ao futsal masculino, mas as portas também seguem abertas para a expansão da categoria feminina dentro da modalidade.

“O futsal feminino é uma realidade. Temos todas as categorias a partir de 11 anos na Liga Paulista de Futsal e a final da categoria foi no último domingo entre São Carlos e Araraquara. Queremos as mulheres cada vez mais presentes e nosso desejo é ampliar isso também dentro do Pulo. Durante o nosso trabalho social também cedemos esse espaço para as meninas e o número de praticantes aumenta a cada ano”, comemora o dirigente.

DESAFIOS

Neste ano, o Pulo alcançou resultados importantes nas competições disputadas. Na Copa Paulista chegou até à semifinal e acabou derrotado para o campeão Ribeirão Preto. Já na Liga Paulista, uma das competições mais tradicionais e com adversários de alto investimento, os campineiros conseguiram uma emblemática classificação nas oitavas de final contra Araraquara, mas caíram na fase seguinte para o Santo André nos critérios de desempate. No entanto, o resultado mais lamentado foi a medalha de prata nos Jogos Regionais contra o Futsal São João.

“Ficamos frustrados e insatisfeitos com o resultado, mas são coisas que acontecem dentro do esporte. No geral, fizemos grandes competições e enfrentamos equipes com investimentos elevados. Conseguimos resultados expressivos mesmo sendo a décima folha entre as equipes que disputam as nossas competições. Queremos cada vez mais, mas foi um ano satisfatório”, acrescenta Jeffão.

Às vésperas de um ano especial, o Pulo mantém a agenda de reuniões em busca de mais patrocinadores e apoiadores. É dessa forma que o clube acredita que continuará com projetos importantes não apenas no âmbito esportivo, mas também social. “O apoio dos nossos parceiros é fundamental para o nosso planejamento. A minha maior motivação é ver a vida de tanta gente sendo transformada. A equipe, os atletas, os alunos, minha família… Isso tudo é o que me mantém meu amor pelo trabalho e pelo esporte”, finaliza o presidente.

Pulo do Gato contabiliza inúmeros títulos ao longo da sua trajetória (Divulgação)

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Anuncie
(19) 3736-3085
comercial@rac.com.br
Fale Conosco
(19) 3772-8000
Central do Assinante
(19) 3736-3200
WhatsApp
(19) 9 9998-9902
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por