Henrique Rodrigues, de 17 anos, do Instituto Vanderlei Cordeiro de Lima, é ouro no decatlo durante competição nacional
Henrique Rodrigues é o atleta mais completo do Brasil na atualidade na categoria sub-18 (Divulgação)
“Valeu a pena de tudo que eu abri mão.” As palavras de Henrique Rodrigues, de 17 anos, refletem o sacrifício do jovem para chegar ao lugar mais alto do pódio. Ele foi o principal destaque do Instituto Vanderlei Cordeiro de Lima, ligado à Orcampi, no Campeonato Brasileiro Interclubes Sub-18 de Atletismo disputado neste mês. Henrique chegou em Aracaju, local da disputa, como segundo colocado no ranking Sul-Americano da categoria na prova do decatlo. Em ação, confirmou o favoritismo e venceu a prova com 5.909 pontos, sua melhor marca da carreira. Hoje, ele é o atleta mais completo da categoria Sub-18 no Brasil.
“Estava ansioso para viajar e competir, estou feliz com o resultado, mas ficou um gosto de querer mais, ultrapassar essa barreira dos 6.000 pontos no decatlo”, comentou a promessa, que após o resultado foi convocado para a disputa do Campeonato Ibero-Americano da categoria. “Eu sei que sou capaz pelas minhas marcas em competições e de acordo com os meus treinos. Isso é a concretização de um trabalho que estamos fazendo há alguns anos. Fico feliz que deu certo, valeu a pena tudo que eu abri mão para chegar nesse resultado. Agora é continuar, corrigir os erros e melhorar nas próximas competições”, completa.
MAIS RESULTADOS
Na classificação geral, o IVCL conquistou o vice-campeonato na competição, com 80 pontos, dois a mais que a APA SECEL de Jaraguá do Sul, terceira colocada. O título ficou com a A.D. Centro Olímpico, de São Paulo, que somou 174. A equipe de Campinas também foi segunda colocada na categoria masculina do evento realizado em Aracaju, de 11 a 13 de agosto, na pista da Universidade Tiradentes.
“A competição foi muito boa, a pista é rápida, mas, por ser uma cidade litorânea, venta demais e isso acabou atrapalhando um pouco as provas de velocidade”, comentou Aline Silva, treinadora do IVCL. “Conquistamos importantes medalhas e fiquei muito feliz com as conquistas pessoais de cada um e de perceber como essa experiência mudou a vida deles. Acredito que eles entenderam que podem chegar em uma competição grande sabendo que são grandes também. Mostramos que eles podem acreditar sim, que eles podem chegar onde quiserem. E isso é uma conquista gigante. Fomos muito bem, nosso grupo estava muito motivado e tivemos alguns destaques.”
Outro destaque do IVCL foi o velocista Victor Lino. Ele conquistou duas medalhas de prata: nos 110 metros com barreiras (14.32) e nos 400 metros com barreiras (53.19). A exemplo de Henrique, ele também foi convocado para o Ibero-Americano. “O vento atrapalhou um pouco o Victor em relação à melhora das marcas, mas ele foi vice-campeão das duas provas, um resultado muito expressivo”, explica Aline.
Já nas provas de fundo, o destaque do IVCL foi Cael do Nascimento Lima Pinto, prata nos 2.000 metros com obstáculos (6.10.43) e bronze nos 3.000 metros rasos, com 9.07.70, sua melhor marca na carreira.
“Tivemos um imprevisto logo nas primeiras provas com um atleta que se lesionou e acabou não participando dos revezamentos, que são sempre importantes para a equipe”, salientou Alex Lopes, treinador do IVCL que também acompanhou a delegação campineira de 14 atletas em Aracaju. “Mesmo assim, levantamos a cabeça e trabalhamos o psicológico para que cada um pudessem dar o seu melhor. Foi um campeonato de superação, com nossos jovens assumindo a responsabilidade e fazendo acontecer. Deu certo, marcamos pontos em todos os segmentos e conquistamos o vice-campeonato no geral e no masculino. Isso é reflexo do nosso trabalho, desde as categorias de base até o alto rendimento. Estou muito contente com o desempenho deles.”
Cael do Nascimento Lima Pinto (à esquerda) foi prata nos 2.000 metros com obstáculos (Divulgação)
RESULTADOS IVCL NO CAMPEONATO BRASILEIRO INTERCLUBES SUB-18 DE ATLETISMO
Henrique Rodrigues – 1º lugar no decatlo
Victor Elias Lino Chaves dos Santos – 2º lugar nos 110 metros com barreiras e 2º lugar nos 400 metros com barreiras
Cael do Nascimento Lima Pinto – 2º lugar nos 2.000 metros com obstáculos e 3º lugar nos 3.000 metros rasos
Leticia Lara de Souza Santos – 4º lugar no salto com vara
Julia Rodene – 5º lugar nos 400 metros rasos
Maira Beatriz Linhares – 5º lugar no lançamento do disco e 9º lugar no arremesso do peso
João Pedro de Arruda – 6º lugar no salto em distância
Luis Antonio Nunes de Andrade - 7º lugar no decatlo
Ana Julia de Jesus Batista – 7º lugar nos 5.000 metros de marcha atlética
Pedro Hernandes Ribeiro dos Santos – 14º no arremesso do peso e 19º no lançamento do disco
Grazieli Aparecida dos Santos – 14º lugar nos 400 metros com barreiras
Tarsila Queiroz Monici – 15º lugar no salto em distância e 15º lugar no salto triplo
Pedro Henrique Macedo de Souza – 17º lugar no salto em altura
Ygor da Silva Jeremias – 26º lugar nos 400 metros com barreiras
Revezamento 4x100 metros feminino – 5º lugar
Revezamento 4x100 metros masculino – 9º lugar
Revezamento 4x400 metros misto – 9º lugar