BRASILEIRO SUB-18

Promessa nota 10 do atletismo assegura ouro para Campinas

Henrique Rodrigues, de 17 anos, do Instituto Vanderlei Cordeiro de Lima, é ouro no decatlo durante competição nacional

Esportes Já
21/08/2023 às 08:57.
Atualizado em 21/08/2023 às 09:53
Henrique Rodrigues é o atleta mais completo do Brasil na atualidade na categoria sub-18 (Divulgação)

Henrique Rodrigues é o atleta mais completo do Brasil na atualidade na categoria sub-18 (Divulgação)

“Valeu a pena de tudo que eu abri mão.” As palavras de Henrique Rodrigues, de 17 anos, refletem o sacrifício do jovem para chegar ao lugar mais alto do pódio. Ele foi o principal destaque do Instituto Vanderlei Cordeiro de Lima, ligado à Orcampi, no Campeonato Brasileiro Interclubes Sub-18 de Atletismo disputado neste mês. Henrique chegou em Aracaju, local da disputa, como segundo colocado no ranking Sul-Americano da categoria na prova do decatlo. Em ação, confirmou o favoritismo e venceu a prova com 5.909 pontos, sua melhor marca da carreira. Hoje, ele é o atleta mais completo da categoria Sub-18 no Brasil.

“Estava ansioso para viajar e competir, estou feliz com o resultado, mas ficou um gosto de querer mais, ultrapassar essa barreira dos 6.000 pontos no decatlo”, comentou a promessa, que após o resultado foi convocado para a disputa do Campeonato Ibero-Americano da categoria. “Eu sei que sou capaz pelas minhas marcas em competições e de acordo com os meus treinos. Isso é a concretização de um trabalho que estamos fazendo há alguns anos. Fico feliz que deu certo, valeu a pena tudo que eu abri mão para chegar nesse resultado. Agora é continuar, corrigir os erros e melhorar nas próximas competições”, completa.

MAIS RESULTADOS

Na classificação geral, o IVCL conquistou o vice-campeonato na competição, com 80 pontos, dois a mais que a APA SECEL de Jaraguá do Sul, terceira colocada. O título ficou com a A.D. Centro Olímpico, de São Paulo, que somou 174. A equipe de Campinas também foi segunda colocada na categoria masculina do evento realizado em Aracaju, de 11 a 13 de agosto, na pista da Universidade Tiradentes.

“A competição foi muito boa, a pista é rápida, mas, por ser uma cidade litorânea, venta demais e isso acabou atrapalhando um pouco as provas de velocidade”, comentou Aline Silva, treinadora do IVCL. “Conquistamos importantes medalhas e fiquei muito feliz com as conquistas pessoais de cada um e de perceber como essa experiência mudou a vida deles. Acredito que eles entenderam que podem chegar em uma competição grande sabendo que são grandes também. Mostramos que eles podem acreditar sim, que eles podem chegar onde quiserem. E isso é uma conquista gigante. Fomos muito bem, nosso grupo estava muito motivado e tivemos alguns destaques.”

Outro destaque do IVCL foi o velocista Victor Lino. Ele conquistou duas medalhas de prata: nos 110 metros com barreiras (14.32) e nos 400 metros com barreiras (53.19). A exemplo de Henrique, ele também foi convocado para o Ibero-Americano. “O vento atrapalhou um pouco o Victor em relação à melhora das marcas, mas ele foi vice-campeão das duas provas, um resultado muito expressivo”, explica Aline.

Já nas provas de fundo, o destaque do IVCL foi Cael do Nascimento Lima Pinto, prata nos 2.000 metros com obstáculos (6.10.43) e bronze nos 3.000 metros rasos, com 9.07.70, sua melhor marca na carreira.

“Tivemos um imprevisto logo nas primeiras provas com um atleta que se lesionou e acabou não participando dos revezamentos, que são sempre importantes para a equipe”, salientou Alex Lopes, treinador do IVCL que também acompanhou a delegação campineira de 14 atletas em Aracaju. “Mesmo assim, levantamos a cabeça e trabalhamos o psicológico para que cada um pudessem dar o seu melhor. Foi um campeonato de superação, com nossos jovens assumindo a responsabilidade e fazendo acontecer. Deu certo, marcamos pontos em todos os segmentos e conquistamos o vice-campeonato no geral e no masculino. Isso é reflexo do nosso trabalho, desde as categorias de base até o alto rendimento. Estou muito contente com o desempenho deles.”

Cael do Nascimento Lima Pinto (à esquerda) foi prata nos 2.000 metros com obstáculos (Divulgação)

Cael do Nascimento Lima Pinto (à esquerda) foi prata nos 2.000 metros com obstáculos (Divulgação)

RESULTADOS IVCL NO CAMPEONATO BRASILEIRO INTERCLUBES SUB-18 DE ATLETISMO

Henrique Rodrigues – 1º lugar no decatlo

Victor Elias Lino Chaves dos Santos – 2º lugar nos 110 metros com barreiras e 2º lugar nos 400 metros com barreiras

Cael do Nascimento Lima Pinto – 2º lugar nos 2.000 metros com obstáculos e 3º lugar nos 3.000 metros rasos

Leticia Lara de Souza Santos – 4º lugar no salto com vara

Julia Rodene – 5º lugar nos 400 metros rasos

Maira Beatriz Linhares – 5º lugar no lançamento do disco e 9º lugar no arremesso do peso

João Pedro de Arruda – 6º lugar no salto em distância

Luis Antonio Nunes de Andrade - 7º lugar no decatlo

Ana Julia de Jesus Batista – 7º lugar nos 5.000 metros de marcha atlética

Pedro Hernandes Ribeiro dos Santos – 14º no arremesso do peso e 19º no lançamento do disco

Grazieli Aparecida dos Santos – 14º lugar nos 400 metros com barreiras

Tarsila Queiroz Monici – 15º lugar no salto em distância e 15º lugar no salto triplo

Pedro Henrique Macedo de Souza – 17º lugar no salto em altura

Ygor da Silva Jeremias – 26º lugar nos 400 metros com barreiras

Revezamento 4x100 metros feminino – 5º lugar

Revezamento 4x100 metros masculino – 9º lugar

Revezamento 4x400 metros misto – 9º lugar

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por