SUB-23

Promessa da Orcampi conquista título sul-americano na Colômbia

Vinicius de Carvalho, de 20 anos, foi campeão nos 3.000metros com obstáculos e bronze nos 5.000 metros rasos

Esportes Já
07/10/2024 às 15:07.
Atualizado em 07/10/2024 às 15:07
O pódio dos 3.000 metros com obstáculos teve dobradinha do Brasil nos dois primeiros lugares (CBAt)

O pódio dos 3.000 metros com obstáculos teve dobradinha do Brasil nos dois primeiros lugares (CBAt)

Promessa do atletismo brasileiro, Vinicius de Carvalho foi campeão dos 3.000 metros com obstáculos no Campeonato Sul-Americano Sub-23, realizado em Bucaramanga, na Colômbia, de 27 a 29 de setembro. Atleta da Orcampi, o jovem de 20 anos fez o tempo de 9:07.38. 

“Essa foi a minha terceira vez competindo na Colômbia, mas eu não conhecia a pista de Bucaramanga e gostei bastante. Eu cheguei muito bem preparado, com a cabeça que seria campeão”, comentou Vini, que também conquistou a medalha de bronze nos 5.000 metros rasos, com o tempo de 15:03.98. 

“A prova dos obstáculos foi bem tranquila e técnica. Já nos 5.000 metros, foi bem difícil, eu senti o cansaço do dia anterior. Estou feliz com essas conquistas, significam que estou no caminho certo e que posso alcançar coisas que pareciam impossíveis”, comemorou o atleta. 

HORA DE SOLTAR PIPA 

Com o fim das competições em 2024, agora Vini vai tirar férias. “A ideia é descansar bastante e depois fazer uma boa base para a temporada 2025. Vou aproveitar para soltar pipa”, contou o jovem, que começou no atletismo com 14 anos por meio de um convite da sua então treinadora de futsal. No início, Vini admite que não gostava de correr, mas começou a se desenvolver e pegou gosto pela modalidade. 

BRASIL CAMPEÃO 

A seleção brasileira terminou a competição no lugar mais alto do pódio. Com 456,50 pontos, a equipe foi campeã, com a Colômbia em segundo (345 pontos) e a Argentina em terceiro (102 pontos). O Brasil também ficou com os títulos feminino (218 pontos) e masculino (230,50). No total, o país alcançou 50 medalhas (19 de ouro, 19 de prata e 12 de bronze). 

Matheus Lima, que conquistou a medalha de ouro nos 400m com barreiras, com o tempo de 49seg13, foi eleito o melhor atleta masculino, enquanto a colombiana Marleth Ospino Ramos, campeã dos 200m, foi escolhida a melhor atleta feminina.

FESTIVAL DE ATLETISMO 

Ligado à Orcampi, o Instituto Vanderlei Cordeiro de Lima (IVCL) realiza na quarta-feira o Festival de Atletismo Interescolar no Centro Esportivo de Alto Rendimento (Cear). A competição é voltada para alunos entre 6 e 15 anos de idade, integrantes de escolas municipais, estaduais e particulares de Campinas. A organização espera que o número ultrapasse os 1.348 inscritos. O evento está em sua quarta edição. 

“O Festival já faz parte do nosso calendário anual e é muito aguardado pelas escolas da região”, afirmou Ricardo D’Angelo, coordenador do IVCL. “O formato que pensamos para o evento valoriza muito o trabalho em equipe já que todos os participantes somam pontos e contribuem para o total geral da escola. Para nós, é uma grande satisfação abrir as portas para novos praticantes do atletismo.” 

No festival, estão programadas para acontecer provas de velocidade (50m, 60m e 75m), salto em distância, lançamento de pelota, arremesso de peso e provas de resistência (200m, 400m e 600m).

As disputas ocorrerão nos períodos da manhã, entre 8h e 11h, e da tarde, das 14h às 17h. O objetivo do instituto com o evento, que acontece desde 2022, é democratizar o atletismo na cidade. 

Além do festival interescolar, o IVCL também desenvolve o programa “Vivências Sociodesportivas” desde 2015. Essa iniciativa é voltada para escolas da região de Campinas que se interessem em levar seus estudantes para conhecer o atletismo com toda estrutura e equipe multidisciplinar do Instituto. Em média, são realizadas quatro visitas por mês, em datas previamente agendadas. 

“Graças a esse programa, nossa relação com as escolas é muito próxima”, destaca D’Angelo. “Sempre recebemos alunos encaminhados por essas instituições para integrarem o nosso projeto, aproveitando todos benefícios oferecidos gratuitamente: atividades físicas, apoio escolar, acompanhamento médico e psicossocial, transporte para treinos e competições, alimentação para treinos e competições, entre outros programas”, concluiu.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por