ASSOCIAÇÃO DESPORTIVA 360º

Projeto que tornou Campinas referência no handebol de areia completa 10 anos

Em agosto, Taquaral será sede de etapa do Campeonato Paulista da modalidade

Esportes Já
29/07/2024 às 15:24.
Atualizado em 29/07/2024 às 15:24
Atleta salta e tenta vencer o bloqueio em manobra na areia (Divulgação)

Atleta salta e tenta vencer o bloqueio em manobra na areia (Divulgação)

O handebol de areia era apenas uma diversão para um grupo de atletas femininas da modalidade, com idades entre 20 e 28 anos, nas quadras adaptadas do Parque Taquaral. Até que elas decidiram fazer daquele bate-bola rotineiro muito mais do que uma opção de lazer. Hoje, uma década depois daquele período, a brincadeira evoluiu para um projeto de destaque no esporte campineiro. No último dia 23, a Associação Desportiva 360º completou dez anos de existência, período no qual transformou Campinas em uma referência nacional no handebol de areia, modalidade que chegou ao Brasil em 1995. 

Pode-se dizer que de 2014 para cá a virada foi de 360 graus, refletindo o nome da associação, uma referência a uma jogada característica da modalidade que vale dois pontos. “Éramos dez meninas, atletas de handebol, que nos encontrávamos nas areias do Taquaral para nos divertir”, conta Juliana Saraiva, coordenadora da associação. “Cada uma se divertia também em seu clube, quando havia tempo”, lembra. Nos primeiros passos do projeto, os recursos eram levantados com vendas de rifas, trufas e organização de festas. Hoje, a equipe adulta feminina tem um título brasileiro, uma conquista internacional no Chile, além de ser seis vezes campeã paulista e tricampeã da Copa do Brasil. Também conta com atletas estrangeiras e jogadoras na seleção brasileira. A estrutura ainda mantém um total de seis categorias e projeto social com cerca de 300 crianças atendidas. “Logo na fundação, sabíamos que estávamos criando uma associação para crescer”, conta Juliana.

A coordenadora conta que, curiosamente, o avanço da associação aconteceu durante a pandemia de covid-19. No período, o projeto foi inscrito no Fiec (Fundo de Investimento Esportivo de Campinas) e, na sequência, aprovado. “Depois, começamos a dar aulas para crianças nas praças públicas da cidade”, recorda Juliana. Foi também nessa época que outras categorias passaram a ser formadas. Hoje, o time, que é conhecido como Campinas 360˚ nas Areias, tem equipes adulta, juvenil e cadete tanto no feminino quanto no masculino. 

O principal momento da equipe campineira foi em 2022, com a conquista do título brasileiro. “Começamos perdendo o primeiro jogo do campeonato, o que serviu de alerta. A partir de então, não perdemos mais”, conta Juliana. Uma das partidas mais difíceis da história da associação aconteceu na semifinal daquela competição, realizada em João Pessoa, contra a APCEF, time da Paraíba. “Chovia muito e a bola não parava na mão”, detalha a coordenadora. “Ganhamos o jogo no Shoot out (set de desempate).” 

Atualmente, o grupo busca captar mais recursos por meio de projetos de incentivo para suprir todas as demandas e alcançar um maior desenvolvimento. Quem tiver interesse em conhecer melhor o esporte, poderá acompanhar de perto uma etapa do Campeonato Paulista que acontecerá no Taquaral, dia 25 de agosto, entre 9h e 17h.

EM PARIS 

Entre sábado e hoje, o handebol de areia participa de um torneio de exibição nos Jogos Olímpicos de Paris. Uma das destaques do time adulto feminino do Campinas, Patrícia Scheppa está entre as participantes da seleção brasileira na capital francesa. O Brasil acumula hoje 15 medalhas de ouro em mundiais da modalidade (nove no masculino e seis no feminino).

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por