Pró Esporte bateu a Ponte 1900 no ano passado e levantou a taça do Sessentão (Divulgação)
Solidificado como uma potência dos campeonatos voltados aos atletas acima de 50 anos, o Pró Esporte quer lutar pela hegemonia das competições promovidas pela Liga Metropolitana de Futebol Regional de Campinas (Limfurc), que na atualidade realiza o torneio Sessentão com a presença de 12 equipes.
No ano passado, a equipe comemorou o título da competição após disputa de pênaltis com o time da Ponte Higa. Representado por Indaiatuba, a equipe na ocasião quebrou a primazia do time pontepretano. Hoje, o Pró Esporte tem uma equipe sediada no Jardim Bela Vista em Campinas, além da unidade de Indaiatuba.
Não existe soberba. Pelo contrário. Os dirigentes acreditam que a atual temporada será marcada por disputa e equilíbrio. “Estão surgindo novidades e novos times”, disse Lázaro Aguiar, integrante da diretoria.
Apesar da nova onda instalada na modalidade, não foram retirados os preceitos do grupo, que é a de viabilizar um encontro entre amigos e fortalecer a solidariedade e a comunhão entre todos.
O preceito é fundamental, segundo Aguiar, ao se levar em conta que ocorreu uma melhoria no nível técnico dos jogos do Sessentão. Na sua visão, isso viabiliza o aparecimento de novos candidatos. “Antigamente só dava Ponte (Higa). Mas agora temos o Sete de Setembro, os Servidores, Bela Vista e o Jambeiro, que faz ótima campanha”, explicou. “Nós vamos brigar, mas tem muita gente boa”, analisou.
Para chegar com força na fase decisiva, o dirigente do Pró Esporte contou que é preciso ultrapassar uma fase de transição em que existe a necessidade de integrar novos jogadores e a formulação de nova estratégia. “Agora que começamos a encaixar os jogadores. Fizemos amistosos no início do ano, mas eles não foram suficientes. Agora já estamos com a pegada do ano passado”, descreveu Lázaro Aguiar.
Segundo ele, o rendimento será melhor daqui em diante por outros motivos que poucos analisam. O primeiro é o fato dos horários dos jogos serem no período da manhã ou da tarde, sem a exposição ao sol escaldante que provoca desgaste físico. Além disso, as partidas são realizadas no gramado do Bela Vista, o que proporciona boas condições de trabalho. “Nós fazemos questão de oferecer ao pessoal dessa idade um campo legal, estruturado e bons vestiários, com chuveiro quente, mas verificamos isso em outros locais, como nos gramados dos Servidores e do Recreativo de Sumaré”, explicou Lazaro Aguiar.
As equipes participantes do Sessentão farão a primeira fase em turno único, no qual todos vão jogar contra todos. Os oito primeiros colocados são classificados à próxima fase. No mata-mata inicial, o primeiro colocado vai encarar o oitavo, o vice-líder enfrentará a sétima melhor campanha enquanto o terceiro vai encarar o sexto lugar. O último jogo será formado entre o quarto e o quinto colocado. Na sequência, serão realizados as semifinais e a final.
A Limfurc está em seu 26º ano de existência. Os campeonatos da Limfurc já receberam ex-atletas importantes, como o lateral-direito Toninho Oliveira, zagueiro Polozzi, lateral-esquerdo Paulo César de 1995, volante Ezequiel, e atacantes Brinda, Binhão, Isaías e Chicão. O lado bugrino foi representado por Careca, João Paulo, Marcelo, Osnir, Antonio Carlos e Zezinho Barreto.
RESULTADOS LIMFURC
River Plate 2 x 1 Dinamarca
Ponte Preta 1900 3 x 0 Arco Iris
Sete de Setembro 3 x 0 Servidores
Boca UPV 0 x 5 Recreativo
Okinawa 1 x 2 Jambeiro
Boca Junior 0 x 2 Pró Esporte Bela Vista
Siga o perfil do Correio Popular no Instagram