Equipe de Campinas foi a única representante do Brasil na competição (Divulgação)
A equipe do Novo Handebol Campinas (NHC) Guarani inicia 2025 em alta. Afinal, 2024 foi um ano marcado por excelentes resultados, com destaque para a primeira conquista internacional do projeto. A “cereja do bolo” veio justamente no desfecho da temporada. Entre os dias 15 e 22 de dezembro, o NHC participou do Medellín Handball Cup na Colômbia e voltou para o Brasil com as medalhas de ouro, na categoria infantil feminino, e prata, no cadete feminino e masculino. O projeto conta com o apoio do Fundo de Investimentos Esportivos de Campinas (Fiec), da Prefeitura.
O convite para disputar o campeonato foi feito pelos dirigentes da Liga de Handebol do Estado de São Paulo (LHESP) em junho, em razão dos resultados obtidos nos torneios organizados pela entidade. O time campineiro foi o único representante brasileiro na competição. O torneio reuniu outros cinco países sulamericanos e mais de 550 esportistas de 46 equipes diferentes.
A delegação campineira foi formada por 34 integrantes, três da comissão técnica e mais três acompanhantes, além de 28 atletas, sendo 12 do masculino e 16 do feminino. Foi a primeira vez que uma equipe brasileira chegou à final do torneio, que é disputado desde 2017.
“A experiência em quadra foi excelente, pois jogamos com escolas e estilos diferentes da prática do handebol e contra equipes que contavam com jogadores das seleções dos seus países, casos de Colômbia e Chile”, destaca o professor Milton Fonseca, gestor do time. “O intercâmbio cultural foi algo que nos contagiou muito. Todos os atletas interagindo com os demais, mesmo sem dominar o espanhol. Vai ser uma experiência para o resto da vida”, completa.
O grupo de pais e a comissão técnica do projeto realizaram inúmeras ações, como venda de pizzas, rifas, intervenção de amigos, vaquinha virtual, bingo, entre outras, para adquirir recursos e conseguir levar todos os atletas.
Os jogos foram organizados pelo Colégio Corazionista Medellín, que cuidou de toda logística do evento, desde traslado, hospedagem e até a alimentação. As partidas foram realizadas em dois ginásios de esportes do colégio, além de duas quadras poliesportivas.
DESEMPENHO NO TORNEIO
O NHC Guarani teve um grande desempenho no primeiro torneio internacional disputado na história do projeto. A equipe infantil feminina venceu todos os seis jogos na primeira fase e derrotou o time da casa, o Corazionista Medellín, por 20 a 17 na final, sagrando-se campeã invicta, algo inédito no campeonato.
Na categoria cadete, a equipe feminina também não perdeu nenhum jogo na primeira fase, alcançando vitórias nos oito jogos, mas bateu na trave ao perder para o Cuyabros Quindío, de Bogotá, na final, por 18 a 16.
O time cadete masculino fechou a fase de grupos com 50% de aproveitamento, duas vitórias e duas derrotas, e se classificou no saldo de gols. Na fase final, passou pela equipe peruana Handball Arequipa na semi por 28 a 17 e foi derrotado pelo Deportes Concepción, do Chile, na decisão por 28 a 21.
RESULTADOS EM 2024
Na Liga de Handebol do Estado de São Paulo (LHESP), a equipe do Novo Handebol Campinas Guarani foi campeã na categoria cadete masculino, encerrando uma hegemonia de 10 anos de Rio Claro. O juvenil feminino sub-18 também ficou com o título, enquanto o cadete feminino sub-16 foi vice-campeão. Na categoria adulto feminino ficou em 4º lugar e na adulto masculino em 3º.
Já pela Liga de Handebol do Interior (LHI), o projeto foi campeão no infantil feminino sub-14 e no cadete masculino sub-16. Também subiram ao pódio como vice-campeãs as equipes cadete feminino sub-16, juvenil masculino sub-18, júnior masculino sub-21 e adulto masculino.
A participação no torneio internacional Medellín Handball Cup adiciona um título na categoria infantil feminino sub-14 e dois vice-campeonatos nas categorias cadete feminino e masculino sub-16. Com isso, a equipe de Campinas fechou o ano com quatro títulos de categoria, além de 12 pódios nos três principais campeonatos disputados.
Siga o perfil do Correio Popular no Instagram