FUTEBOL ACIMA DOS SESSENTA ANOS

Prevenção para que ninguem seja prejudicado

Dirigentes da Linfurc estabelecem novos horários para realização das partidas

Esportes Já
31/10/2023 às 09:19.
Atualizado em 31/10/2023 às 09:21

Equipes agora vão disputar as partidas em apenas dois horários. Jogos às 10h e 14h serão proibidos para evitar que jogadores tenham condição de saúde sob risco (Divulgação)

Para preservar a saúde dos atletas e assegurar a boa qualidade das partidas disputadas no torneio Sexagenário, a Liga Independente de Futebol Região de Campinas (Linfurc) anunciou nesta semana uma nova resolução para os horários dos jogos. A partir de agora, as competições não terão confrontos às 10 horas e nem às 14h, horários em que o sol e as temperaturas encontram-se no nível mais alto.

A medida foi tomada porque nas rodadas anteriores foram registrados ocorrências de jogadores que tiveram mal estar e precisaram de atendimento médico. Diante disso, os confrontos serão realizados em dois horários. O primeiro será às 08h20 e posteriormente às 15h40. Tanto em um como no outro horário, será tolerado um atraso de, no máximo, 20 minutos. Caso o prazo seja ultrapassado, uma nova data será designada pelos organizadores do Sexagenário. Em caso de atraso de uma das equipes, se for ultrapassado o período de tolerância, o time presente no gramado ganhará os pontos da partida.

Além dessas medidas, outras já foram adotadas antes da competição começar. Entre elas está a obrigatoriedade de apresentação de exames que comprovem a boa situação clínica do atleta.

Especialistas e estudiosos das questões de saúde referente à terceira idade consideram que adotar horários mais amenos é a melhor saída para evitar riscos à saúde. “Os melhores horários para prática de atividade física devem ser os horários onde a temperatura é amena. É preciso evitar horários com alta radiação”, afirmou o geriatra e clínico geral Rafael Rondinelli Ceregatti.

Para Ceregatti, não basta apenas encontrar o horário adequado. Em primeiro lugar, deve-se evitar fazer atividade física em jejum ou logo após uma refeição. Sem contar a atenção ao nível de hidratação. Sem esses cuidados, os atletas inseridos nos campeonatos da Linfurc correm riscos. “O risco mais comum é a desidratação. Uma coisa que acontece muito também são as quedas de pressão, principalmente em pacientes que usam medicamentos para hipertensão, em especial aqueles que são diuréticos”, alertou o médico, que não afastou os cuidados dos idosos diabéticos e que utilizam medicamentos associados para combater a hipertensão. “O que pode acontecer também em diabéticos é abaixar a Glicemia. Às vezes, o diabético ajustou a dose do remédio de acordo com o hábito dele de pouca atividade física e em um dia ele faz mais atividade física e isso pode baixar demais a taxa glicêmica”, disse o médico.

O médico recomenda que se realize uma alimentação compatível com a intensidade e jamais esquecer do acompanhamento médico. “É interessante que se converse com o médico que acompanha o idoso para saber se ele tem alguma condição de saúde específica. É preciso verificar um volume de atividade compatível com o estado daquele idoso. Não se pode realizar atividade física de um momento para o outro”, alertou.

Quanto ao futebol, os idosos, segundo o médico, não pode esquecer de algumas características fundamentais. “O futebol é um esporte traumático onde as lesões ortopédicas acontecem com frequência. Então é preciso verificar se a pessoa tem alguma condição articular ou algum problema que também contra indique isso”, completou.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Anuncie
(19) 3736-3085
comercial@rac.com.br
Fale Conosco
(19) 3772-8000
Central do Assinante
(19) 3736-3200
WhatsApp
(19) 9 9998-9902
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por