Agora como treinador da Macaca, João Brigatti teve uma conversa com os jogadores na terça-feira e recebeu o apoio do presidente Marco Antonio Eberlin (Diego Almeida -Pontepress)
Consciente de que não há mais espaço para vacilos e com esperança de apresentar um melhor futebol, a Ponte Preta desafia o bom retrospecto do Sport na Ilha do Retiro em confronto programado para esta segunda-feira, dia 09 de outubro, a partir das 20h, em jogo válido pela Série B do Campeonato Brasileiro.
Com 33 pontos e ainda preocupada com a possibilidade de queda para a terceira divisão, a Macaca teve uma semana turbulenta. O estopim foi a derrota por 2 a 0 para o ABC, em Natal, no dia 02 de outubro e que iniciou o processo de saída do técnico Pintado. Imediatamente, a diretoria executiva nomeou João Brigatti como novo comandante. Ex-goleiro da Macaca na década de 1980, Brigatti voltou ao posto em que comandou em três oportunidades e teve um aproveitamento de 53,45%. Logo de cara, até antes dos treinamentos, Brigatti fez um apelo ao torcedor por intermédio das redes sociais do clube. Como é de sua característica, o treinador adotou um discurso otimista, voltado a fazer com que o torcedor volte a acreditar nas possibilidades de reação do elenco. “Vamos contra o Sport respeitando e sabendo a dificuldade da partida, mas nós vamos em busca da vitória. Então vai ser uma equipe competitiva, uma equipe que é o meu perfil. Eu sempre peço isso a eles, que é o meu perfil de entrega”, analisou o treinador.
No meio do caminho existe um obstáculo, que é o alto aproveitamento do oponente em seus dominios. O rubro negro pernambucano tem 35 pontos conquistados em 15 partidas, o que produz um aproveitamento de 77,78%. Em contrapartida, a Alvinegra campineira ostenta 11 pontos conquistados em 15 confrontos como visitante, o que dá o saldo de 24,44% dos pontos disputados na Série B.
Para inverter este quadro, a nova comissão técnica fará mudanças.A alteração inicial será no esquema tático, em que existirá o retorno dos três atacantes, enquanto que Elvis deve ir para o banco de reservas. Para buscar segurança, o meio-campo será formado pelos volantes Felipe Amaral, Felipinho e Léo Naldi, sendo que os dois últimos devem ganhar maior liberdade para irem a frente e abastecerem os atacantes Eliel, Jeh e Paulo Baya, que retorna entre os titulares em virtude do seu bom aproveitamento nos chutes de média e longa distância.
A única preocupação está no sistema defensivo, pois Edson está suspenso por ter recebido o terceiro cartão amarelo contra o ABC. Como não há no horizonte a possibilidade de recuperação de Fábio Sanches, a tendência é a colocação de Thomas Kayk entre os titulares.
Se o setor ofensivo tem rendimento decepcionante com 17 gols feitos em 30 partidas, a defesa é uma esperança de que é possível segurar um ataque cujo artilheiro é Vagner Love, com 10 gols. A Macaca sofreu 27 gols e todas as fichas estão depositadas no goleiro Caíque França, que tem a missão de sustentar tal marca. Para o arqueiro, os cinco jogos sem vencer receberam a colaboração do acaso, já que os gols sofridos de certa forma podem ser colocados como acidentais. “ Eu acho que nos últimos dois jogos, principalmente contra o Mirassol, foram acasos. Como a gente falou, o gol deles (Mirassol), o primeiro foi um pênalti muito mal marcado. No último jogo, infelizmente, o ABC achou um gol no segundo tempo, a gente saiu para o jogo e sofremos o contra-ataque”, explicou o goleiro. “Eu acho que isso não influencia o sistema defensivo como um todo, mas é uma coisa para a gente prestar atenção também para a gente poder voltar a ficar jogos sem sofrer gols”, completou o arqueiro.
Para ele, a esperança tem que ser renovada com a chegada de Brigatti como novo treinador. “ A gente teve um treino só com ele. É um cara super do bem, desde quando ele chegou aqui no clube, há uns meses atrás, e a gente está acreditando no projeto dele, a gente abraçou a ideia e junto com ele a gente vai conseguir sair dessa situação e melhorar o time”, prometeu o goleiro.
No Sport, o técnico Enderson Moreira deverá repetir o time titular que empatou com o Avaí. Uma mudança de rota só acontecerá se colocar Diego Souza como titular. No entanto, Vagner Love já está entre os titulares e existe uma preocupação de colocar dois jogadores experientes desde o início. Diante disso, suas preocupações estão direcionadas ao banco de reservas, cujo desejo é incrementar a qualidade técnica com as presenças do lateral Eduardo e do volante Ronaldo Henrique, liberados pelo Departamento Médico.