FORA DE CASA

Ponte Preta perde para o líder América-MG e desperdiça chance de avançar na classificação

Macaca apresentou muitas falhas defensivas, que facilitaram as ações do ataque da equipe mineira

Da Redação
10/06/2024 às 09:24.
Atualizado em 10/06/2024 às 12:49
 (Mourão Panda/América)

(Mourão Panda/América)

Em nova atuação que esteve longe do ideal, a Ponte Preta perdeu por 2 a 0 do América-MG, em jogo realizado na noite de ontem no estádio Independência e válido pela Série B do Campeonato Brasileiro.

O resultado deixa a Macaca com nove pontos ganhos e na 14ª posição. O Coelho assumiu a liderança com 18 pontos.

O próximo desafio da Alvinegra será no sábado, às 17 horas, contra o Novorizontino, no estádio Moisés Lucarelli. Com a ausência dos jornalistas durante os treinamentos diários, o treinador tem maior facilidade para aprontar surpresas. Nelsinho Baptista não abriu mão desta conjuntura.

Dudu Vieira foi para a lateral com a meta de aprimorar a marcação, enquanto Castro foi escolhido como substituto de Mateus Silva.

Em contrapartida, na prática, as presenças de Emerson, Emerson Santos e Ramon deixou a Macaca com três volantes.

O América Mineiro seguia o sentido oposto. Acreditava no seu poderio ofensivo e isso mostrou desde a escalação inicial com a colocação de Benitez no meiocampo.

As escolhas dos treinadores montou um cenário favorável ao Coelho. A bola era controlada pelo time mineiro, que utilizava tanto Benitez como Moisés para executar jogadas de virada de jogo e o uso de Fabinho para as tramas de velocidade.

O contra-ataque era o desejo pontepretano, puxado por Jeh. Existia uma falha: como os jogadores estavam distantes uns dos outros, o toque de bola e a aproximação tinham dificuldades.

Resultado: a pressão dos anfitriões foi intensificada e o gol surgiu quase com naturalidade aos 13 minutos. Após cruzamento executado, o lateral Dudu Vieira tentou cortar e jogou contra as próprias redes.

A ausência ofensiva de Matheus Régis e de Gabriel Novaes provocou um efeito colateral, a tomada de decisão individualista de Jeh e que levava perigo ao goleiro Dalberson, como aos 45 minutos, quando o camisa 9 recebeu em boas condições na grande área e chutou forte para defesa do goleiro do América Mineiro.

“Tenho carinho enorme pela Ponte Preta, mas agora estou do outro lado”, disse no intervalo o volante Felipe Amaral, ex-jogador da Ponte Preta e que participou do lance do gol inaugural do anfitrião.

“Tomamos o gol, mas tivemos oportunidades. Vamos focar para o segundo tempo”, prometeu o centroavante Jeh.

O segundo tempo surgiu com a aparição de Elvis no lugar de Ramon.

O efeito foi imediato, com o camisa 10 responsável pela criatividade e armação das principais jogadas. Jogadores ofensivos começaram a aparecer como o centroavante Gabriel Novaes, Duro é constatar as falhas defensivas e que culminaram no segundo gol do América- MG aos cinco minutos.

O lateral esquerdo Marlon avançou e deu o toque dentro da área para Benitez, autor de assistência precisa para Fabinho tocar na bola e ampliar a vantagem.

Com a presença de Elvis, o centroavante Jeh ganhou força para executar as jogadas pelos lados, o que fez o técnico do América-MG, Cauan de Almeida, promover a retirada do zagueiro Ricardo Silva, já pendurado com o cartão amarelo.

Nelsinho Baptista não deixou por menos e apostou no atacante Dodô e retirou o volante Emerson.

O ímpeto ofensivo não impediu o risco da Ponte Preta sofrer mais gols, como aos 24 minutos, quando Felipe Amaral fez lançamento dentro da área e Daniel Borges deu chute, mas a bola não entrou.

Três minutos depois, Felipe Azevedo encheu o pé e viu Pedro Rocha operar defesa difícil.

A alvinegra não desistia e aos 29 minutos, o cruzamento do lado direito encontrou Gabriel Novaes, autor de cabeçada que, mesmo com o desvio da zaga, bateu na trave.

Nos minutos finais, a Alvinegra tentou pressionar, mas teve que se conformar com a continuidade do tabu de não ter vencido como visitante na atual edição da Série B. “Temos que ter sequência de vitórias no campeonato.

O América jogou melhor e mereceu os três pontos. Não podemos fazer um jogo bom e outro não tão bom”, disse o armador Elvis após a partida.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por