Principal referência técnica da Ponte Preta, o camisa 10 Elvis entrou durante a partida mas não evitou a derrota dentro do Majestoso (Karen Fontes-Especial para Pontepress)
Após construir uma sequência de três vitórias na Série B do Campeonato Brasileiro (contra Ituano, Novorizontino e Avaí), a derrota da Ponte Preta para o Tombense por 1 a 0, no sábado, no estádio Moisés Lucarelli fez a Comissão Técnica inaugurar de imediato uma operação de redução de danos. A primeira atitude foi a de preservar o zagueiro reserva Edson, que falhou no lance do gol marcado por João Pedro. “Foi uma falha de todos os que estavam em campo. Estamos chateados, mas já com a cabeça no jogo de terça-feira. Quando ganhamos os três jogos batemos na tecla que estávamos em evolução. Não é porque perdemos que isso vai mudar”, disse o técnico Felipe Moreira.
Sua esperança de reação está depositada para o confronto da próxima terça-feira, contra o Juventude comandado por Thiago Carpini e que na 17ª rodada ficou no empate por 1 a 1 em casa com o ABC, que ainda não saiu da zona de rebaixamento. “Estamos trabalhando e evoluindo. O futebol nos dá essa oportunidade de reverter essa situação em dois ou três dias. Vamos trabalhar para isso”, analisou o treinador.
Para Felipe Moreira, é preciso adotar serenidade para analisar a derrota dentro do Majestoso. Na sua visão, o time mineiro colocou dificuldades desde os primeiros minutos de jogo e isso no final das contas gerou um ambiente inóspito para uma produção ofensiva. “Foi um jogo muito difícil porque o Tombense fez muitas faltas, picotou o jogo e diminuiu nossos espaços. A nossa característica é de velocidade, apostando muito no Tales e no Paulo Baya, mas não conseguimos criar muitas situações”, disse o comandante da Alvinegra. “Quando enfrentamos uma equipe que atua com as linhas baixas (posicionado defensivamente em seu próprio campo) isso traz dificuldade”, completou Felipe Moreira, que admitiu a ausência de uma pressão mais efetiva na busca da igualdade.
A missão do time mineiro, segundo Felipe Moreira, foi facilitada pela postura apática da equipe de arbitragem comandada por Marcelo de Lima Henrique, do Ceará. “O Tombense fez 20 ou 30 faltas e não deixou nosso time jogar. Mas falta a gente melhorar essa questão da bola parada e aproveitá-la”, reconheceu o técnico pontepretano.
Isso não quer dizer que o jogo só foi feito de notícias negativas. Pelo contrário. Felipe Moreira fez questão de destacar a contribuição do atacante estreante André, que teve um gol anulado na parte final do primeiro tempo em virtude de um impedimento na jogada. “ O André treinou muito bem durante a semana e optamos pela escalação dele para ter essa presença na área. É um jogador inteligente e que vem para agregar. Ele vai melhorar cada vez mais e nos doar muito mais do que hoje nos próximos jogos”, disse Moreira.
O revés em casa ressuscitou o discurso de buscar reforços antes do fechamento da janela de transferências no dia 02 de agosto. “É necessário mapear e procurar, mas é uma característica (armador de jogadas) muito difícil ( de encontrar). Mas no elenco eu tenho atletas que fazem isso (a função de armador)”, explicou o técnico pontepretano, sem descartar as oportunidades oferecidas pelo mercado. “ Estamos atentos e se pintar alguma possibilidade de melhorar o elenco, vamos atuar nisso e reforçar o grupo. Neste momento precisamos criar situações com os jogadores que já estão aqui no nosso elenco”, reforçou.
Para o confronto com o Juventude, em casa, na terça-feira, o técnico Felipe Moreira já sabe que não contará com a presença de Matheus Jesus, suspenso por ter recebido o terceiro cartão amarelo. A suspensão não tirou a Comissão Técnica do foco. Pelo contrário. O técnico da Macaca acredita que é preciso dar um voto de confiança ao jogador diante de sua postura após as especulações e notícias de que acertaria sua transferência ao futebol do Irã. “Eu conversei muito com o Matheus e ele me disse que não tinha nada (sobre proposta do clube do Irã). Ele foi muito claro e disse que está focado na Ponte Preta. Fez uma grande semana de treinos, foi excelente e recebeu a oportunidade”, esclareceu o técnico, que contará novamente com o volante Felipe Amaral e o zagueiro Fábio Sanches, suspensos.