LIDERANÇA

Ponte Preta está com a classificação encaminhada

Meta da Macaca é assegurar a vantagem de decidir o segundo jogo do mata-mata em casa

Esportes Já
13/02/2023 às 09:14.
Atualizado em 13/02/2023 às 09:14
Centroavante Jeh teve boa movimentação, mas não conseguiu balançar as redes diante do Oeste: jogador tem seis gols anotados na Série A-2 (Karen Torres/Pontepress)

Centroavante Jeh teve boa movimentação, mas não conseguiu balançar as redes diante do Oeste: jogador tem seis gols anotados na Série A-2 (Karen Torres/Pontepress)

Com sete vitórias em nove rodadas disputadas e com 22 pontos somados, a Ponte Preta já tem encaminhada a sua classificação à fase decisiva da Série A-2 do Campeonato Paulista. Desde a implantação do formato com 16 clubes e fase decisiva a partir das quartas de final, nunca uma equipe com a atual pontuação da Macaca ficou excluída dos jogos decisivos feitos para definir as duas equipes que serão promovidas à Série A-1. 

Em 2019, o oitavo colocado foi o Taubaté com 19 pontos, sendo que no ano seguinte a última vaga ficou com o Juventus com 22 pontos. Em 2021, o XV de Piracicaba carimbou a sua participação nas quartas de final ao acumular 21 pontos nos 15 jogos da fase inicial. No ano passado, o Primavera ficou no grupo dos classificados ao cravar 22 pontos em 15 rodadas. 

Com esta matemática favorável, o objetivo da Alvinegra campineira é assegurar a liderança após a realização dos 15 jogos. Com isso, o time campineiro assegura a vantagem de decidir o segundo jogo do mata-mata em casa e de quebra assegurar uma boa vantagem de pontos para que fique encaminhado o direito de disputar o último jogo da semifinal no estádio Moisés Lucarelli. Pelo regulamento, os jogos das fases decisivas são somados ao que já foi acumulado na fase inicial.

E o objetivo de buscar a liderança nos seis jogos restantes está bem próximo. O Água Santa foi o líder da fase inicial em 2019 com 31 pontos. O São Bernardo, por sua vez, cravou 28 pontos e ficou com a liderança na fase inicial de 2020. Na Série A-2 de 2021, o Oeste ficou com 36 pontos e a Portuguesa foi a melhor de 2022 após 15 jogos e acumulou 32 pontos. 

Destes quatro times que conseguiram a liderança, apenas a Portuguesa conseguiu o acesso. 

Mas o técnico Hélio dos Anjos acredita que dessa vez a Macaca tem tudo para conseguir a ponta da tabela na fase inicial e o tão desejado acesso, que seria o fechamento de ouro para um ciclo marcado por altos e baixos.” Acho que minha carreira deu uma guinada diferente vindo para a Ponte Preta porque muitos não acreditavam que eu ficaria para disputar a A2 e nem que manteríamos a Ponte na Série B”, disse o treinador após a vitória sobre o Oeste por 2 a 1. 

Segundo o técnico pontepretano, os jogos da Série A-2 são uma bela janela de oportunidade profissional. “A Ponte está me dando uma bela oportunidade. Disputei a A2 em 1993 e em 1994, graças a Deus subi nas duas vezes, com Santo André e XV de Piracicaba. Agora, tenho a oportunidade de subir com a Ponte e disputar o título. Eu sou privilegiado”, completou. 

Outro aspecto que deixa o treinador satisfeito nesta campanha é a possibilidade de recuperar jogadores. O exemplo mais latente é do volante Matheus Jesus. Após ficar excluído dos gramados pelo período de um ano por causa de uma suspensão por doping, o volante voltou aos gramados e com saldo positivo. Fez o gol de empate contra o Juventus e marcou os dois gols do triunfo diante do Oeste. Segundo o técnico Hélio dos Anjos, o desempenho é reflexo da transformação que o atleta protagoniza fora dos gramados. “Quando o Jesus chegou, eu nem estava aqui. Inclusive eu perdi ele para a Ponte Preta, pois eu queria ele no Náutico. Em momento algum a Ponte deixou ele desamparado diante das dificuldades”, disse o técnico pontepretano, que em seguida descreveu o processo de reviravolta do jogador. “Ele ganhou outra oportunidade na vida profissional, as penalizações do doping, hoje, são muito duras. Junto com a família, ele brigou com ele mesmo e virou outra pessoa. Ele viu o que estava perdendo e refletiu”, disse. 

O próximo desafio da Macaca será na terça-feira, contra o Linense, às 20h30, na casa do adversário. Na rodada seguinte, o confronto terá ares de “decisão antecipada”, já que o oponente será a atual vice-líder Portuguesa Santista, dirigida pelo técnico Sérgio Guedes e que está com 19 pontos ao lado do Novorizontino. O confronto está programado para sábado, às 15h30, no Estádio Moisés Lucarelli.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por