FORA DE CASA

Ponte perde do Botafogo em vacilos de defensores

Macaca equilibrou as ações no início do jogo, mas não suportou a pressão

Elias Aredes
20/06/2024 às 16:45.
Atualizado em 20/06/2024 às 16:45
Alvinegra ainda sofreu com contusões no decorrer da partida (Cleber Valera/Estadão Conteúdo)

Alvinegra ainda sofreu com contusões no decorrer da partida (Cleber Valera/Estadão Conteúdo)

Dois vacilos defensivos foram suficientes para a Ponte Preta perder do Botafogo-SP por 2 a 0 em jogo realizado na noite de ontem no estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto, válido pela Série B do Campeonato Brasileiro. O resultado deixou a Macaca com 12 pontos na classificação da competição. O próximo desafio será na terça-feira contra o Ceará, no Estádio Moisés Lucarelli. Na oportunidade, o técnico Nelsinho Baptista não contará com o armador Elvis, que recebeu ontem o terceiro cartão amarelo. 

Atuar com três defensores não era uma opção apenas do Pantera. Para adotar uma atitude de precaução, os zagueiros Castro e Sérgio Raphael recebiam na saída de bola os auxílios de Igor Inocêncio ou de Emerson Santos. No ataque, a estratégia pontepretana era utilizar as bolas longas para fazer com que o centroavante Jeh disputasse com os beques Wallison, Lucas Dias e Fábio Sanches. Algumas oportunidades eram criadas e levavam perigo ao goleiro João Carlos.

Aos poucos, a Macaca tentava implementar um jogo focado no toque de bola e no giro que fazia a bola sair do lado esquerdo e chegar na direita, o que dificultava a defesa botafoguense. Aos 30 minutos, um revés. Em um choque de cabeça com Gustavo Bochecha, o atleta pontepretano Emerson Santos não conseguiu permanecer no gramado por suspeita de concussão. O jeito foi acionar o volante Dudu Vieira. Com a nova regra, uma nova alteração foi aberta para as duas equipes em virtude do lance que motivou a substituição de Emerson Santos.

Foi preciso redimensionar a estratégia. Elvis passou a ficar às vezes como um falso centroavante, enquanto o anfitrião tinha um caminho claro definido, que era a utilização de Gustavo Bochecha como armador. A Macaca apostava suas fichas em Elvis, que aos 45 minutos cobrou uma falta com perigo nas imediações da grande área.

Nelsinho Baptista não teve dúvida em mexer no intervalo. Sacou Elvis para preservá-lo de uma possível expulsão (pois tomou cartão amarelo) e apostou na velocidade de Matheus Régis. 

Botafogo-SP pouco se importou e inaugurou o placar aos nove minutos. Matheus Barbosa começou a jogada e acionou Gustavo Bochecha. O armador faz ótimo passe para Alex Sandro, que limpou a marcação e finalizou; o goleiro Pedro Rocha rebateu e o volante Matheus Barbosa apareceu para colocar a bola nas redes. 

Não faltou luta. Chutes de fora da área, cruzamentos, utilização da bola parada e dos contra-ataques. Todo o expediente foi utilizado pela Alvinegra campineira para buscar o empate. Não adiantou. Os donos da casa quase chegaram ao segundo gol em cabeçada de Lucas Dias, que explodiu no travessão. Aos 47 minutos, Toró fez boa jogada e entregou para Patrick Brey dar números finais a partida.

FICHA TÉCNICA: 

BOTAFOGO 2X0 PONTE PRETA 

BOTAFOGO: João Carlos;Wallison, Lucas Dias (Schappo) e Fábio Sanches; João Costa, Jean Victor (Patrick Brey), Emerson Negueba (Toró), Matheus Barbosa (Felipe Souto) e Gustavo Bochecha (Matheus Costa); Alex Sandro (Leandro Pereira) e Douglas Baggio. 

Técnico: Paulo Gomes 

PONTE PRETA: Pedro Rocha;Igor Inocêncio, Castro, Sérgio Raphael e Gabriel Risso (Zé Mário); Emerson Santos (Dudu Vieira), Ramon (Guilherme Beléa), Elvis (Matheus Régis) e Dodô; Renato (Iago Dias) e Jeh. 

Técnico: Nelsinho Baptista 

Gols: Matheus Barbosa aos nove minutos e Patrick Brey aos 47 minutos do segundo tempo 

Cartões Amarelos: Emerson Negueba, Matheus Costa, Lucas Dias, Wallison (Botafogo)/ Igor Inocêncio, Jeh, Emerson Santos, Elvis, Iago Dias (Ponte Preta) 

Público: 2681 

Renda: R$ 36.425 

Juiz: Bruno Pereira Vasconcelos 

Local: Estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por