Ponte Higa e outras 13 equipes buscam a conquista do título do Sessentão (Divulgação)
Considerado sempre o favorito em todas as competições promovidas pela Liga Metropolitana Independente de Futebol Regional de Campinas (Linfurc), a equipe da Ponte Higa reconhece que na atual temporada os obstáculos estão mais intensos para permanecer no topo. A entrada de novos concorrentes, a melhoria do nível técnico dos jogos e a exigência física fazem que os cuidados sejam maiores. “As partidas estão mais duras. Atletas que eram profissionais ou que vieram do futebol amador deixam tudo mais complicado”, disse o diretor do Ponte Higa, José Mário Couto, o Miranda.
Ele não deixou de enaltecer a qualidade de concorrentes. “O Pro Esporte é uma equipe chata, com remanescentes do Bela Vista. Tem o Servidores, com o Ezequiel. E, ainda, as dificuldades você sente no jogo, na parte técnica e na questão física, em que os jogadores são mais resistentes”, pontuou Miranda.
Tudo isso, segundo Miranda, é reflexo da postura dos atletas, que durante a semana reservam um tempo para treinar e aprimorar a forma física. Tudo isso para não apresentar um futebol de péssima qualidade. Quanto ao suposto favoritismo, Miranda se recusa a assumir esse papel para as fases decisivas. “Não somos favoritos. Queremos correr por fora. Deixo isso para equipes como Arco Íris, Sete de Setembro e Servidores”, disse.
Mesmo com o equilíbrio dentro do gramado, Miranda não deixa de apontar problemas estruturais dentro da Linfurc. Apesar do trabalho desenvolvido pela nova diretoria, ele considera inadmissível uma entidade não contar com uma sede própria para realizar suas reuniões.
O pagamento de taxas de arbitragem, por verba impositiva conseguida por intermédio da Câmara Municipal, é algo que merece elogios, de acordo com Miranda. A solução ideal, no entanto, seria entregar as competições, hoje nas mãos da Linfurc, para a Liga Campineira de Futebol, que tem Marco Antonio Abi Chedid como presidente de honra. “Eu sou a favor do campeonato ser organizado pela Liga Campineira ou pela Prefeitura”, completou o dirigente, que não deixa de sonhar com novas conquistas para a Ponte Higa e espera celebrar ao final do Sessentão.
Segundo as regras definidas pela Linfurc no torneio Sessentão, a competição é destinada para atletas nascidos em 1964. Cada equipe pode inscrever três jogadores que tenham nascido de 1965 até 1966. Em relação aos goleiros, é permitida a inscrição no Sessentão os arqueiros nascidos até 1974.
Na categoria Hipermaster, conhecido como Cinquentão, o regulamento da Linfurc estipula que os elencos devem ter jogadores nascidos em 1974 e com até três jogadores nascidos até 1976. A disputa das duas categorias acontece em turno único. Ao final da fase classificatória, as oito melhores equipes serão designadas para as quartas de final. Os quatro classificados dos jogos farão a semifinal e os melhores disputarão a final em jogo único e sem vantagem. Ou seja, o empate no tempo normal levará a decisão para os pênaltis.
No Hipermaster, o emparceiramento será igual, mas com uma diferença: as quartas de final e as semifinais serão disputadas em dois jogos e apenas a final será em jogo único.
RESULTADOS
SESSENTÃO-LINFURC
Arco Iris 0 x 0 Associação Okinawa
União Jambeiro A 5 X 1 Recreativo
Boca Juniors B 0 x 6 Pró Esporte Higa
Costa Silva 1 x 5 Servidores
CeramicaV82x3Sete de Setembro
Dinamarca CL 2 x 4 Boca Juniors
Ponte Higa Bela Vista 5 x 0 Jambeiro
CLASSIFICAÇÃO
Ponte Higa Bela Vista 30
Pro Esporte Higa 28
União Jambeiro A 25
Sete de Setembro 24
Servidores 22
Associação Okinawa 18
Recreativo 16
Arco Iris 12
Jambeiro B 11
Boca Juniors 10
Dinamarca CL 6
Ceramica V8 6
Costa e Silva 5
Boca Juniors B 0
Siga o perfil do Correio Popular no Instagram.