ATLETISMO

Paratleta de Campinas garante outo no circuito internacional

Rafael Mateus da Silva fez a marca de 26,15 metros na prova de Lançamento de Club pela classe F31

Esportes Já
05/05/2025 às 11:47.
Atualizado em 05/05/2025 às 15:25

Rafael Mateus da Silva no pódio durante a competição disputada no Centro de Treinamento Paraolímpico Brasileiro (CTPB), em São Paulo (Divulgação)

Único representante da Associação Paralímpica de Campinas (APC) no Circuito Paralímpico Internacional de Atletismo, Rafael Mateus da Silva conquistou a medalha de ouro na prova de lançamento de club pela classe F31 (paralisia cerebral). O paratleta de 39 anos registrou a marca de 26,15 metros. A disputa, que reuniu 216 competidores de Brasil, Argentina, Colômbia e Chile, aconteceu no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro (CTPB), em São Paulo, no final de semana de 25 e 26 de abril.

O resultado alcançado por Rafael é considerado de alto nível e o motiva com a possibilidade de ser um dos representantes brasileiros no Mundial Paralímpico de Atletismo, que será realizado em Nova Délhi, na Índia, entre 26 de setembro e 5 de outubro. O Circuito serviu de preparação e também como meio de obtenção de índice para o evento, no qual o Brasil brilhou no ano passado em Kobe, no Japão, com a conquista de 42 pódios e o segundo lugar no quadro geral de medalhas, atrás apenas da China.

“Para o Mundial, há algumas variáveis, pois a classe dele é unificada com outra em que os atletas têm menor grau de deficiência. Então, é preciso buscar uma marca ainda melhor”, diz Luiz Marcelo Ribeiro da Luz, diretor da APC. Mas se o assunto é superação, Rafael sabe como se portar. Ele é o atual recordista brasileiro e das Américas na prova de lançamento de club na F31, com a marca de 30,72 metros.

A modalidade, praticada com um instrumento semelhante aos bastões usados na ginástica artística, tornou-se a especialidade de Rafael desde o início de sua trajetória no atletismo, em 2015, em Sumaré. Ele conta que um dos momentos mais emblemáticos de sua carreira foi em 2018, quando disputou sua primeira competição internacional. “Foi uma experiência inesquecível competir no Open Grand Prix, em Berlim, onde alcancei o 4º lugar”, lembra ele, que mora em Nova Odessa e nasceu com paralisia cerebral.

No ano passado, uma lesão no ombro direito o afastou temporariamente dos treinos e competições. A recuperação exigiu perseverança, uma virtude presente em toda a vida do recordista. “Minha trajetória é marcada por batalhas e superações constantes. Enfrento cada desafio com determinação, sempre subindo degrau por degrau, sem nunca desistir dos meus objetivos”, comenta.

Para a disputa do Circuito Internacional, Rafael contou com a parceria da técnica Letícia Magalhães, que considera inspirador o trabalho com o atleta. “Ele é um exemplo dentro e fora das pistas, pela sua determinação, resiliência e concentração”, afirma. “Como treinadora, acompanho de perto seu empenho diário. Tratase de um atleta que não mede esforços para evoluir.”

Letícia explica que a marca de 26,15 metros foi resultado de muita dedicação e de uma rotina de treinos extremamente comprometida. “Um dos nossos focos na preparação foi o desenvolvimento da potência para aumentar a distância e a precisão do arremesso. Dedicamos muitas horas para aprimorar a explosão muscular e o tempo de reação, aliados à coordenação de todo o corpo no lançamento.”

Agora, a dupla se prepara para os próximos desafios. “Essa marca conquistada só reforça que estamos no caminho certo e que o melhor ainda está por vir”, conclui Letícia.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Anuncie
(19) 3736-3085
comercial@rac.com.br
Fale Conosco
(19) 3772-8000
Central do Assinante
(19) 3736-3200
WhatsApp
(19) 9 9998-9902
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por