O técnico Marcelo Cordeiro tem boa chance de ser efetivado se o time corresponder em Caxias (Raphael Silvestre/Guarani FC)
A Série C está apenas na terceira rodada e o Guarani já entra em campo para uma partida decisiva hoje, às 19h30, no Estádio Centenário, em Caxias do Sul, contra o Caxias. A equipe precisa da vitória para evitar uma nova crise no Brinco de Ouro. Sem ponto somado depois de duas derrotas seguidas, o clube demitiu o técnico Maurício Souza na última semana. O time será comandado pelo interino Marcelo Cordeiro. Os canais Nosso Futebol e DAZN anunciam a transmissão.
Souza foi demitido na terça-feira, dois dias depois da derrota para o Brusque por 1 a 0, em Santa Catarina. Antes, a equipe estreou também com derrota ao perder por 3 a 2 do Maringá-PR, no Brinco. Os resultados geraram pressão no clube e frustraram a direção, que esperava melhor largada após a promessa do treinador de melhora com o intervalo superior a 40 dias de preparação entre o Campeonato Paulista e a Série C.
Sob o comando de Souza, o Guarani iniciou bem o Paulistão e perdeu fôlego durante a competição. O time não avançou à fase final, mas a campanha foi elogiada pela direção, já que o primeiro objetivo, a permanência na divisão, foi alcançado. O treinador justificou a queda de rendimento no Estadual pela falta de tempo para treinar. Por isso, amparada ao período longo de treinos, a expectativa era alta em relação ao início da Série C.
Responsável pela contratação de Souza, o executivo de futebol Rodrigo Pastana passou a impressão durante a fase anterior à disputa do Brasileiro de que o técnico era intocável. “Ele é treinador de Série A”, chegou a dizer, o que serviu para aumentar ainda mais a frustração dentro do Brinco depois das derrotas para Maringá e Brusque. O comandante deixou o cargo depois de 14 partidas, com três vitórias, quatro empates e sete derrotas, aproveitamento de 30%. Com Souza, o time não conseguiu vencer fora de casa, e o jejum de vitórias já chega a sete partidas.
A preocupação da torcida é que o planejamento para a temporada foi traçado a partir da chegada de Souza e o elenco armado de acordo com o estilo do comandante, envolvendo a contratação de jogadores jovens. Para evitar mudanças mais radicais com o campeonato em andamento que possam impactar a adaptação do grupo, a direção optou por oferecer nova oportunidade para Cordeiro, o auxiliar técnico fixo.
“Eu conheço o clube e já estava inserido no trabalho do Maurício”, disse Cordeiro, que está há um ano no Brinco e pela terceira vez assumirá o comando. Uma vitória em Caxias, ou até mesmo um empate com boa atuação, vai contribuir para a sua efetivação no cargo. Já uma derrota pode até gerar mudanças mais profundas no departamento de futebol.
“Infelizmente, não foi o início de campeonato que a gente esperava. Mas estamos trabalhando para que o time possa dar uma resposta em Caxias. Foi uma semana de conversa, exigência e simplificação de jogadas para que o entendimento seja claro. Não dá para mudar tudo o que o Maurício fez, mas muita coisa boa vinha sendo feita. No Paulista, tivemos bons jogos e resultados importantes. Vamos tentar extrair o melhor de cada atleta neste momento”, resumiu.
Cordeiro projeta uma partida difícil em Caxias do Sul. “Vamos jogar em uma temperatura mais baixa e acredito em bastante exigência física. Mas a torcida pode esperar um time aguerrido e com muita inspiração.” O treinador não poderá contar com os volantes Mateus Sarará e Anderson Leite, que cumprem suspensão após serem expulsos em Santa Catarina. Nathan e Caio Mello devem formar a dupla no meio de campo. A princípio, Cordeiro não deve fazer mudanças profundas no time titular.
DO OUTRO LADO
O Caxias também teve uma semana tensa, com mudança no comando técnico. Luizinho Vieira foi demitido e substituído por Júnior Rocha, que trabalhou com Cordeiro no Guarani durante a Série B do ano passado. A equipe gaúcha tem 3 pontos na competição, depois de uma vitória e uma derrota.
FICHA TÉCNICA
CAXIAS x GUARANI
CAXIAS: Thiago Coelho; Thiago Ennes, Lucas Cunha, Alan e Marcelo Nunes; Pedro Cuiabá, Vini Guedes, Tomás Bastos e Iago; Douglas Skilo e Wilen Mota. Técnico: Júnior Rocha.
GUARANI: Fred Conte; Lucas Justen, Raphael Rodrigues, Lucas Rafael e Emerson; Nathan, Caio Mello e Pablo Baianinho; João Victor, Deni Júnior (Samuel) e Rafael Bilu. Técnico: Marcelo Cordeiro (interino).
Local: Estádio Centenário.
Horário: 19h30. Juiz: Kleber Ariel Goncalves Silva (PR)
Siga o perfil do Correio Popular no Instagram.