Depois de ficar na quarta colocação no ano passado, equipe de Campinas termina em terceiro a edição de 2024
Valdileia mostra a medalha: campeã no salto em altura (Tiago Bueno/Orcampi)
A Orcampi voltou ao top 3 no Troféu Brasil de Atletismo. Depois de ficar na quarta colocação no ano passado, a equipe campineira terminou em terceiro lugar a edição de 2024, que foi disputada em São Paulo, entre os dias 27 e 30 de junho, com a participação de 875 atletas de 114 clubes.
Foram 147 pontos conquistados na classificação geral, com três medalhas de ouro, uma de prata e três de bronze. O EC Pinheiros foi o campeão, com 542 pontos, seguido pelo Praia Clube, com 403. Nos naipes masculino e feminino, a Orcampi também alcançou a terceira colocação.
“Foi uma excelente participação, superou as nossas expectativas”, afirmou Ricardo D’Angelo, coordenador da Orcampi. “Tivemos uma forte atuação como time e todos competiram de acordo com as suas possibilidades. Fizeram importantes pontos para a equipe, buscaram as suas melhores marcas, alguns avançaram, outros não”, comenta.
Um dos destaques da Orcampi foi Valdileia Martins, que venceu o salto em altura com a marca de 1,88m, dois centímetros a menos de sua melhor performance na carreira. Até o final da semana ela esperava pela atualização do ranking da Federação Internacional de Atletismo para saber se ficaria com a vaga para a Olimpíada de Paris. “O clima começou a mudar rápido durante a prova, com vento contra e frio”, observou o treinador Dino Cintra. “A Val teve que aguardar mais de uma hora para começar a saltar, foi ficando um pouco ansiosa porque é difícil se manter aquecida. Resolvemos iniciar a participação dela em 1,76m, uma altura bem abaixo do planejado, para não perder o aquecimento e deu tudo certo.”
Outro destaque da equipe campineira foi Guilherme Viana, de 24 anos. Ele venceu a prova dos 400 metros com barreiras com o tempo de 50.47. “Há seis anos eu participei do meu primeiro Troféu Brasil, desde então sempre sonhei com esse título. Agora me tornei campeão brasileiro, só tenho a agradecer a todos que acreditaram em mim. Sem vocês, nada disso estaria acontecendo. Minha felicidade não tem explicação, muito obrigado mesmo”, declarou Guilherme.
A Orcampi também conquistou ouro no revezamento 4x400m misto com Bruno, Tiffani, Vitor Hugo e Marlene, que fizeram o tempo de 3.19.37. O revezamento 4x400m feminino, formado por Marlene, Izabella, Isadora e Tiffani, fez o tempo de 3.40.87 e ficou com a prata. Já o bronze veio nos 400m rasos, com Tiffani Marinho (53.07), no revezamento 4x100m, com Tiffani, Isadora, Tania e Paloma (46.45) e no revezamento 4x400m masculino, com Ericles, Bruno, Guilherme Viana e Vitor Hugo (3.07.46). Outros 14 atletas ficaram no top 10 em suas disputas.
Para D’Angelo, a recente conquista confirma o sucesso do trabalho da Orcampi, voltado para o crescimento dos atletas e dos treinadores. “Acho que nem é mais consolidação e sim cristalização do nosso modelo que é muito diferente dos clubes que ficaram na nossa frente na classificação. Eles contratam os atletas e deixam nas mãos dos treinadores. No nosso caso, o objetivo é desenvolver o atleta, mas desenvolve também o treinador e há um envolvimento forte do clube. A gente se superou, trabalhou bem a equipe e acabou com esse resultado bastante positivo”, comemora o coordenador.
Siga o perfil do Correio Popular no Instagram