ATLETISMO

Orcampi é bicampeã da Copa Brasil de Meio Fundo e Fundo

Bruno Prado, de 20 anos, foi um dos destaques da equipe e venceu os 5.000 metros na categoria adulto

Esportes Já
08/04/2024 às 09:15.
Atualizado em 08/04/2024 às 09:15
Bruno Prado subiu no lugar mais alto do pódio: marca de 14.53 nos 5.000m (Gustavo Alves/CBAt)

Bruno Prado subiu no lugar mais alto do pódio: marca de 14.53 nos 5.000m (Gustavo Alves/CBAt)

A Orcampi conquistou o bicampeonato da Copa Brasil de Meio Fundo e Fundo, realizada no final de semana dos dias 23 e 24 março, em Bragança Paulista. A equipe campineira venceu nas categorias masculina, feminina e geral do evento que reuniu mais de 270 atletas de 56 clubes. 

“Apesar das condições climáticas desfavoráveis, com chuva, vento e frio, tivemos um excelente desempenho e vencemos a competição pelo segundo ano consecutivo”, celebra Ricardo D’Angelo, coordenador da Orcampi. “Conquistamos medalhas em todas as categorias, do sub-16 ao adulto, comprovando a força do trabalho que desenvolvemos com o segmento de meio fundo e fundo. Isso vem desde a época do Vanderlei Cordeiro de Lima e continuamos identificando jovens promessas da modalidade e oferecendo toda a estrutura para que se desenvolvam. 

Um título não é conquistado por apenas um ou outro grande atleta, e sim por várias peças que juntas conquistam um resultado”, explica. Um dos principais destaques da equipe foi Bruno Prado, que completou 20 anos recentemente, e venceu a prova dos 5.000 metros na categoria adulto. “O Bruninho tinha 15.28 como melhor marca e correu para 14.53, mesmo com o clima adverso em Bragança Paulista, garantindo o ouro e começando muito bem a temporada”, explica o treinador Alex Lopes. 

Já Vinicius de Carvalho, que também tem 20 anos, foi vice-campeão nos 3.000 metros com obstáculos. Ele fez o tempo de 8.57.48, chegando apenas um segundo atrás do primeiro colocado. Nessa mesma prova, Bruninho foi medalha de bronze com 9.22.36. Nos 10.000 metros, Eder Uillian foi o segundo com 31.17. “O Vini e o Bruninho fizeram uma preparação especial para esse evento com um camping em altitude. Conquistaram excelentes resultados para o início da temporada e agora daremos continuidade ao planejamento para os grandes desafios que estão por vir”, complementa Alex. 

Nas categorias de base, destaque para Marcella Cocenza, que conquistou duas medalhas de prata: nos 5.000 metros (com a sua melhor marca: 19.08.62) e nos 3.000 metros com obstáculos (12.02.59). Julia Rodene fez a sua estreia nos 800 metros e venceu a prova na categoria sub-20 (2.20.75). Gustavo dos Santos Silva conquistou dois bronzes: nos 3.000 (9.03.53) e nos 5.000 metros (15.41.27). “O Gustavo voltou recentemente do Pan-Americano de Cross Country e essa foi a primeira participação dele na Copa Brasil de Meio Fundo e Fundo. Ele melhorou as duas marcas, com resultados muito superiores aos que tinha anteriormente”, comemora Alex. 

COPA BRASIL DE PROVAS COMBINADAS

Bragança Paulista também sediou a Copa Brasil de Provas Combinadas no mesmo final de semana. “Estávamos treinando para chegar bem nessa competição, já que ela conta pontos para o ranking e em 2024 teremos importantes competições internacionais para todas as categorias, como o Sul-Americano Sub-18, Sub-20 e Sub-23. Entretanto, não foi o que a gente esperava. Choveu bastante, estava frio e com muito vento. Isso dificultou as provas e atrapalhou o desempenho dos atletas”, conta a treinadora Aline Silva da Orcampi. 

Nas disputas das categorias de base, a equipe esteve representada por jovens da Escola de Formação do IVCL, que tem a Orcampi como núcleo esportivo. 

Apesar das dificuldades climáticas, Melissa Gonçalves dos Santos, de apenas 15 anos, competiu na categoria sub-18 e somou 3.226 pontos no heptatlo. “A Melissa disputou o heptatlo pela primeira vez e conquistou uma honrosa medalha de bronze, ela tem muito potencial. Ainda compete no pentatlo pela idade, mas esse conhecimento das provas combinadas ajudou e ela foi muito bem no heptatlo”, explica Aline. 

Henrique Rodrigues Pinto, em seu primeiro ano na categoria sub-20, foi vice-campeão no decatlo com 5.892 pontos. “Ele fez alguns bons resultados, alguns recordes pessoais, mas, no geral, se o tempo tivesse ajudado, ele teria ido melhor”, avalia Aline. 

A equipe campineira encerrou a sua participação na Copa Brasil de Provas Combinadas em 5º lugar na categoria feminina e em 6º lugar na masculina.

A Orcampi venceu nas categorias masculina, feminina e geral em Bragança Paulista (Gustavo Alves/CBAt)

A Orcampi venceu nas categorias masculina, feminina e geral em Bragança Paulista (Gustavo Alves/CBAt)

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por