Destaque da Orcampi, Márcio Teles já venceu o Troféu Brasil seis vezes (Tiago Bueno/Orcampi)
Trinta atletas da Orcampi participarão do Troféu Brasil de Atletismo, a principal competição interclubes da América Latina. O evento será realizado de quinta-feira (6) a domingo (9), na pista da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
“É a primeira vez que a competição será realizada em Cuiabá, uma cidade muito quente”, diz Ricardo D´Angelo, coordenador da Orcampi. “É esperado bastante calor. Para alguns, será uma oportunidade de buscar os índices exigidos para o Campeonato Mundial e também para os Jogos Olímpicos de Paris de 2024, uma vez que o prazo para qualificação olímpica se inicia em 1º de julho”, analisa.
Dentre os destaques da Orcampi estão Tiffani Marinho e Márcio Teles, ambos representantes do Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2021. Além da busca pelos índices do Mundial de Budapeste (que será disputado de 19 a 27 de agosto), os dois têm a chance de ampliar o número de títulos nacionais. Márcio já venceu o Troféu Brasil seis vezes, enquanto Tiffani tem quatro vitórias. “São atletas experientes, que gostam de competir em grandes eventos e chegam a Cuiabá bem preparados”, comenta o treinador Evandro Lázari.
Outra representante da Orcampi que está em busca de mais um título nacional é Valdileia Martins, do salto em altura, que já venceu quatro vezes a competição. A saltadora tem grandes chances de conseguir a vaga para o Mundial de Budapeste através do sistema de pontos e conta com bons resultados no Troféu Brasil e no Campeonato Sul-Americano para alcançar esse objetivo.
Atual recordista brasileiro e bicampeão nacional, o revezamento 4x400 metros misto da Orcampi busca o tricampeonato em Cuiabá. “Essa prova é recente no programa do atletismo, a Tiffani esteve na equipe que conquistou a medalha de prata no Mundial de Revezamento da Polônia, em 2021. Então temos um time experiente, com grandes chances de buscar mais um ouro”, analisa Evandro.
Completam os destaques da equipe os atletas Vitor Hugo de Miranda (400 metros rasos), Marlene dos Santos (400 metros com barreiras) e Vinicius de Carvalho (3.000 com obstáculos).
Acompanhando os atletas, estarão dez membros da comissão técnica multidisciplinar, incluindo coordenador, treinadores, fisioterapeuta, massoterapeuta e psicóloga. “Não é uma logística fácil deslocar tantas pessoas, mas queremos que nossos atletas estejam bem assistidos, garantindo toda estrutura e amparo para que possam se concentrar adequadamente para as provas”, comenta Ricardo D’Angelo.
O revezamento 4x400 metros misto da Orcampi busca o tricampeonato na capital mato-grossense (Tiago Bueno/Orcampi)
ESTADUAL SUB-18
O Instituto Vanderlei Cordeiro de Lima (IVCL) conquistou o título de campeão masculino por equipes no Campeonato Paulista Loterias Caixa de Atletismo Sub-18, realizado em São Paulo, no final de semana dos dias 24 e 25 de junho. A equipe de Campinas também foi vice-campeã na contagem geral de pontos e terceira colocada na feminina.
“Esse evento foi um teste para o Campeonato Brasileiro Sub-18, vamos com um grupo forte, buscando ficar entre os três primeiros colocados”, comenta Alex Lopes, treinador do IVCL.
Além das medalhas, três jovens promessas do atletismo brasileiro comemoraram a posição no ranking Sul-Americano Sub-18. “Nos mantivemos no top 3, a maioria dos nossos jovens melhorou suas marcas, tivemos várias medalhas, vitórias e resultados expressivos, que colocam alguns jovens no topo do ranking Sul-Americano”, explica Ricardo D´Angelo, coordenador do IVCL.
Victor Lino, de 17 anos, conquistou quatro ouros no Campeonato Paulista: venceu os 110 metros com barreiras, os 400 metros com barreiras e integrou os revezamentos campeões 4x400 metros misto e 4x100 metros masculino. Com as marcas das provas individuais, Victor agora lidera o ranking Sul-Americano Sub-18 nos 110 metros com barreiras, com o tempo de 13.85, e é o segundo colocado nos 400 metros com barreiras, com 52.91.
Já Henrique Rodrigues, também de 17 anos, venceu o decatlo com 5.776 pontos e também ocupa o primeiro lugar no ranking Sul-Americano da categoria. Cael do Nascimento, de 16, conquistou a medalha de prata nos 2.000 metros com obstáculos, com o tempo de 06.06.10. Essa marca está entre as top 10 do ranking mundial da categoria em 2023, além de garantir a terceira posição no ranking Sul-Americano Sub-18.
O Campeonato Brasileiro Sub-18, principal competição da categoria, será realizado em Aracaju (SE), de 11 a 13 de agosto.
A experiente Tiffani Marinho, que tem quatro vitórias na competição, chega em Cuiabá bem preparada (Tiago Bueno/Orcampi)