Abertura oficial aconteceu no Centro Regional de Eventos, em Rio Preto (Divulgação)
Campinas está participando dos Jogos Abertos do Interior, em São José do Rio Preto, desde a última quartafeira. O evento, que está em sua 85ª edição, se estende até sábado e algumas competições ainda vão estrear. O taekwondo é um dos esportes que começam a ser disputados nesta semana, a partir de quarta-feira. E a representação de Campinas encara o desafio de manter a ascensão da modalidade.
Quatro lutadores da academia Keumgang representarão a cidade nos Jogos, entre eles Larissa Pirola, integrante da seleção brasileira adulta e universitária. Em setembro, ela conquistou a medalha de bronze na categoria adulto +73kg na President’s Cup Pan América, no Rio de Janeiro, competição que garante pontuação para o ranking mundial e olímpico. Em agosto, a atleta foi ouro em Fortaleza e garantiu o pentacampeonato brasileiro. Na mesma competição, Maria Gabriela Leocádio conquistou o bronze. Ela também competirá em Rio Preto. Adrian Natanael e Brenda Ferreira completam o grupo campineiro nos Jogos.
Tênis de mesa feminino em ação na primeira semana de competição dos Jogos Abertos (Divulgação)
“Neste ano, ampliamos a equipe e hoje temos atletas dentro do ranking mundial e integrando a seleção brasileira”, celebra o técnico Vitor Cardoso. Outros competidores que conquistaram resultados importantes neste ano foram Matheus e Miguel Berrantes de Freitas, que ganharam o bronze na categoria cadete na President’ Cup Pan América, a mesma competição da qual participou Larissa Pirola. Foi a primeira disputa internacional da dupla.
Outro motivo de celebração foi a volta da parceria da modalidade com a Ponte Preta, firmada no meio do ano. O clube já apoiou o taekwondo no passado, chegando a ser representado pelo atleta olímpico Diogo Silva, que já foi campeão Pan-Americano e Sul-Americano. Na Olimpíada de Atenas, em 2004, ele deixou escapar o bronze no duelo contra o sul-coreano Song Myeong-Seob, terminando na quarta colocação.
“Eu fui atleta da Ponte Preta também”, destaca Cardoso. “Agora, volto na condição de técnico”, explica. Para o treinador da academia Keumgang, o acordo com a Ponte é importante para a estruturação da equipe e a divulgação da modalidade. “Será uma possibilidade de atrair mais parceiros também”, destaca o Cardoso, que já projeta a abertura de uma seletiva para ampliar e fortalecer o grupo.
A atleta de taekwondo Larissa Pirola exibe a bandeira da Ponte Preta no pódio de competição internacional, em setembro (Divulgação)
ATLETISMO E BOXE
No final de semana, aconteceu a competição de atletismo e vários atletas da Orcampi incorporaram as provas na preparação para o Pan-Americano, no Chile, que acontece de 20 de outubro a 5 de novembro.
Para esta semana, várias finais estão programadas, entre elas a do boxe, marcadas para esta segunda e terça-feira. Representada pelo Clube Atlético Campinas (CAC), a cidade levou 19 pugilistas para os Jogos Abertos, nas categorias masculina e feminina.
CAMPINAS NOS JOGOS
Depois de encerrar um jejum de 15 anos e conquistar os Jogos Regionais de Socorro, Campinas seguiu para Rio Preto com uma delegação composta por 380 integrantes, entre competidores e grupo de apoio. A cidade está sendo representada em 15 modalidades no evento conhecido como a Olimpíada Caipira que reúne 191 municípios e mais de 8 mil atletas. Além do taekwondo, atletismo e boxe, a cidade iniciou a competição com representantes no badminton, basquete, futebol feminino, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, malha, natação, tênis, tênis de mesa, vôlei e vôlei de praia.
Vôlei de praia, uma das atrações em São José do Rio Preto (Divulgação)
Siga o perfil do Correio Popular no Instagram.