FORMAÇÃO

O Pulo Futsal é da garotada

Projeto social em parceria com a Prefeitura tem quatro polos em Campinas com aulas de futsal gratuitas

Esportes Já
11/09/2023 às 08:24.
Atualizado em 11/09/2023 às 08:24
Fiel à filosofia de formar atletas, clube se nega a abrir mão do investimento na base para abreviar o caminho das chamadas grandes conquistas (Divulgação)

Fiel à filosofia de formar atletas, clube se nega a abrir mão do investimento na base para abreviar o caminho das chamadas grandes conquistas (Divulgação)

Disputar a Liga Nacional, ter um ídolo no elenco, encher ginásios. Destaque em competições regionais e estaduais, o Pulo Futsal, de Campinas, quer mais. E já poderia começar a transformar o sonho em realidade. A prioridade, no entanto, é a manutenção de uma filosofia da qual o clube não abre mão. Como diz o fundador e CEO do Pulo Jerusalém Jefferson Pereira Novaes, “o crescimento tem que ser de baixo para cima”.

Formar atletas está no DNA do Pulo. Do total investido, 50% é destinado à base, informa Jefferson. Mas se essa fatia também fosse direcionada à equipe principal, o caminho das chamadas grandes conquistas poderia ser abreviado? Sim, acredita o fundador do Pulo. “No entanto, o clube acabaria”, reconhece. “É nossa tradição trabalhar com garotos e somos fieis a ela”, afirma o dirigente.

O trabalho na base é encarado com seriedade. O investimento na formação e em projeto social inclui técnicos credenciados e profissionais de educação física. “Não levamos de qualquer jeito”, reforça Jefferson. No Ginásio Rogê Ferreira, onde a equipe manda suas partidas, o “berço” conta com cerca de 100 garotos entre 9 e 17 anos que integram as categorias sub-11, sub-13, sub-15 e sub-17, todas incluídas nas disputas da Liga Estadual. “Nos finais de semana, enchemos os ônibus com os meninos e seguimos viagem. Normalmente, os jogos de cada rodada já envolvem todas as categorias em um mesmo dia e local.”

O clube também está em outros setores da cidade. Antes, o trabalho na busca de talentos tinha como baliza as indicações ou observações. Desde 2022, no entanto, foi oficializada a ação “Projeto Futsal para Todos” uma parceria com a Prefeitura. Em quatro praças de esportes de Campinas são disponibilizadas aulas de futsal gratuitas. Hoje, cerca de 300 garotos estão envolvidos nas atividades.

“São duas aulas por semana em cada uma das praças”, explica Jefferson, que reforça o compromisso social do projeto. “A Prefeitura subsidia os professores e encaminhamos nossos melhores profissionais aos locais das atividades com o objetivo de oferecer uma orientação adequada aos meninos.”

No Rogê, o desempenho escolar é fator condicionante para a manutenção de cada garoto nos treinos. “Não exigimos grandes notas, mas pelo menos a manutenção de uma média”, afirma Jefferson, que em várias ocasiões já precisou ir a unidades de ensino resolver problemas de alunos. Ele destaca a parceria com os pais como um ponto importante para o desenvolvimento dos garotos. “O diálogo entre todas as partes dá mais segurança aos meninos”, aponta.

A mesma exigência se estende aos alunos das praças, mas a abordagem no projeto social é diferente, esclarece o CEO do Pulo. “Nas praças, estamos envolvidos com crianças carentes que muitas vezes, por falta de opção, ficam o dia todo no espaço. Se chegarmos exigindo boas notas nas escolas, elas vão embora e não voltam mais. Temos que conquistar a confiança delas.”

Um dos pontos altos do trabalho de base do Pulo acontece no início do ano com a realização das peneiras, que reúnem entre 600 e 800 garotos no Rogê em busca de uma oportunidade. Entre os atletas já revelados pelo clube campineiro está o meia Guilherme Biro, do Corinthians, o lateral-esquerdo Carlos Augusto, recémtransferido à Inter de Milão, e Rodrigo Capita, fixo do Magnus Futsal, de Sorocaba, e da seleção brasileira de futsal.

SAIBA QUAIS SÃO AS PRAÇAS QUE RECEBEM O PROJETO FUTSAL PARA TODOS

Ginásio Municipal Jorge Mendonça
- Rua Alziro Artem, R. Alziro Arten
- Parque Floresta, região do Campo Grande.

Praça de Esportes João Carlos de Oliveira
- Rua Nossa Senhora das Dores, 67
- Conj. Hab. Padre Anchieta

Praça de Esportes Dorival Daniel Waetge
- Rua João Brasil, s/nº – Jd. São Vicente.

Praça de Esportes Chico Mendes (Cafezinho)
- Rua Ipe da Varzea nº 411 Parque Anhumas.

Para mais detalhes das aulas no Campo Grande e no Jardim São Vicente, entrar em contato com o professor Thiago Barros, através do número (19) 99277-0975. Para saber mais sobre as aulas no Padre Anchieta e Chico Mendes, entrar em contato com o professor Danilão, através do número (11) 94088-4086.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por