LUTA

O primeiro cinturão ninguém esquece

20ª edição do Dominium Fighter Championship em Campinas abre espaço para desafio entre lutadoras principiantes em evento dedicado às mulheres

Esportes Já
02/10/2023 às 09:04.
Atualizado em 02/10/2023 às 09:04
Beatriz Rosa, de 18 anos, golpeia: luta para perder peso foi um dos motivos do seu envolvimento no universo do combate (Divulgação)

Beatriz Rosa, de 18 anos, golpeia: luta para perder peso foi um dos motivos do seu envolvimento no universo do combate (Divulgação)

Beatriz e Isabella são duas garotas que dão os primeiros passos no universo da luta. Os desafios ainda se resumem na busca por uma identidade dentro da arena e na descoberta de limites e capacidades. No próximo sábado, em Campinas, elas terão uma boa oportunidade de exercitarem essas tarefas e atingirem mais um degrau na difícil trajetória de um atleta. Ambas se enfrentam pelo primeiro cinturão da carreira na 20ª edição do Dominium Fighter Championship, tradicional marca do Interior de São Paulo, cuja filosofia é oferecer espaço para lutadores principiantes. As 33 lutas programadas acontecerão na Chácara Dante Show.

Beatriz Nascimento Rosa tem 18 anos de idade e Isabella de Carvalho Calsolari quatro anos a menos. Ambas nasceram em Jundiaí, mas representam hoje Cabreúva e Itatiba, respectivamente. O desafio será pela categoria peso palha (entre 48kg e 52kg) no kickboxing. E talvez pela diferença de idade, ambas apresentam perspectivas diferentes para o combate.

“Não estou ligando muito para o cinturão. Quero, na verdade, fazer uma boa performance”, diz Isabella, que tem três lutas na carreira, com uma vitória e duas derrotas. Já Beatriz, que venceu a rival no início deste ano, demonstra mais sede pela conquista. “Estou muito ansiosa por esse momento. Tenho treinado duro e melhorado a cada dia”, diz a lutadora, que venceu os cinco combates que disputou na ainda curta trajetória.

Apesar de transparecer pouca ambição no discurso, Isabella sabe o que quer. “Quero ser diferente entre multidões”, afirma. Com 14 anos, ela diz ter se encontrado no universo da luta, depois de praticar natação, basquete e futebol. “O MMA é uma modalidade que me desafia a todo momento, por isso que gosto”, declara.

Beatriz, por sua vez, iniciou no muay thai há dois anos por paixão e para se livrar de um antigo sofrimento. “Eu era alvo de bullying por sempre estar acima do peso e a luta me ajudou a ter autoconfiança e melhorou minha autoestima.” A treinadora Faby conta que Beatriz passou por momentos complicados na busca pela perda de peso. “Ela pesava 65kg e baixou para 50kg. Ficava sem comer para emagrecer. Quando começou a treinar, passou mal várias vezes, até a mãe falar que ela não comia. Então fui conversar com ela sobre a importância de se alimentar bem para treinar. Depois disso, a Beatriz perdeu bastante gordura e ganhou massa muscular”, conta a treinadora.

Isabella Calsolari (à esquerda) tem 14 anos (Divulgação)

Isabella Calsolari (à esquerda) tem 14 anos (Divulgação)

LADIES OF STEEL

O combate entre Beatriz e Isabella será um dos dez envolvendo mulheres nas modalidades de MMA e kickboxing no evento batizado de Ladies of Steel. “É uma edição especial em homenagem às mulheres e para lembrarmos do Outubro Rosa”, diz o organizador e proprietário da marca, Rafael Oliveira, lembrando que este mês marca a luta contra o câncer de mama.

Nas lutas masculinas, que ainda inclui o boxe, também haverá disputa pelo cinturão no duelo entre Lucas Vinicius, de Mauá, e Fabiano Treviso, de Campinas, na categoria super galo (55,3kg) no kickboxing. O evento contará ainda com quatro combates entre atletas profissionais, três no MMA (Paulo Magalhães x Rômulo Ricardo, Denis Green x Diego Didi e Talisson Teixeira x Julio dos Santos) e uma no kickboxing (Luan Samurai x Ubirajara Calixto). A programação prevê lutas entre 10h30 e 21h. Os ingressos antecipados custam R$ 50 (crianças até 13 anos pagam R$ 25) e podem ser adquiridos por meio do link https://www.instagram.com/dominiumfighter.

A última edição do Dominium Fighter Championship, evento classificado pelo Canal Combate como a sensação do interior paulista, aconteceu no dia 19 de agosto. No dia 25 de novembro, acontecerá um evento em Monte Mor com entrada gratuita. 

‘20ª edição do Dominium Fighter Championship em Campinas abre espaço para desafio entre lutadoras principiantes em evento dedicado às mulheres (Divulgação)

‘20ª edição do Dominium Fighter Championship em Campinas abre espaço para desafio entre lutadoras principiantes em evento dedicado às mulheres (Divulgação)

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por