ATIVIDADES

O esporte invade o Centro de Campinas

Boxe e basquete ocupam áreas importantes da área central

Esportes Já
07/08/2023 às 09:12.
Atualizado em 07/08/2023 às 10:23
Professores e alunos reunidos: motivação e interação com a população (Divulgação)

Professores e alunos reunidos: motivação e interação com a população (Divulgação)

Quem passar por alguns pontos importantes do Centro de Campinas por esses dias pode se surpreender com grupos lutando boxe ou mesmo jogando basquete. As práticas, que vêm acontecendo em estruturas adequadamente armadas, como ringue e tabela com cesta, chamam a atenção das pessoas. Muitos param para observar e há até quem arrisque alguns arremessos, no caso do basquete.

A iniciativa, que partiu da secretaria de Esportes e Lazer, mobiliza grupos que trabalham com projetos sociais nas periferias. O objetivo dos organizadores é incorporar a prática esportiva ao castigado cenário da região central, ainda caracterizado pelo abandono e povoado por pessoas em situação de rua. A Prefeitura trabalha para a revitalização da área e o esporte chega como um elemento motivador.

A assessoria da secretaria de Esportes informou que a intenção da Administração Municipal é tornar a prática frequente. “Vai depender da reação das pessoas”, apontou. “Foi uma iniciativa do prefeito Dário Saadi, que vê o esporte como um elemento de múltiplos benefícios para a população.”

Um ringue esteve armado em frente à Igreja Catedral nos dias 25 e 27 de julho, no Largo do Rosário nos dias 1 e 3 de agosto e também estará montado nesta terça (8) e quinta-feira (10) em frente à Basílica Nossa Senhora do Carmo. Coordenada pela Academia de Boxe Campo Belo e com participação também do Clube Atlético Campinas, a ação envolve treinos e lutas. Cada uma das atividades conta com cerca de 15 participantes, entre alunos e professores.

“Os alunos adoram essa interação com a cidade”, comenta ex-boxeador Eliel Bernardino Santos, gestor do projeto, que atende cerca de 80 crianças e adolescentes no Jardim Campo Belo e Parque Oziel e também organiza o Boxe na Comunidade, uma competição aberta para a participação de várias academias e já tradicional na cidade. “Essa possibilidade de ocupar as praças do Centro é um marco para o nosso trabalho”, acredita.

Já a estrutura de basquete esteve montada no Largo do Rosário nos dias 24, 26 e 28 de julho e na Praça do Carmo nos dias 31 de julho e 2 e 4 de agosto. As atividades envolvem desafios 3x3 organizados pelo projeto Baska D’Quebrada, que existe desde 2012 e realiza clínicas itinerantes com o objetivo de possibilitar a inclusão social por meio da vivência esportiva. Durante as atividades no Centro, o grupo destacou a participação das pessoas em situação de rua.

"Muitos dos que ocupam o centro em situação desfavorável participaram, interagindo com o basquete e arremessando bolas”, conta Jeferson Fernandes Mosquéra, sócio do projeto. “Alguns até falavam que nem iam para a fila da sopa naquele dia, pois já estavam alimentados.” Para Everton Morais Bueno, o Big Black, também integrante das atividades, a experiência é única e a causa, nobre. “Ainda mais quando ouvimos que nós somos instrumentos de Deus. É só gratidão.” Todas as atividades estão acontecendo no horário de pico, entre 17h e 19h, de forma a atrair o maior número de pessoas. A meta da Prefeitura é começar a envolver outras modalidades no circuito nos próximos dias. No final de agosto, está programada para acontecer a virada esportiva, com várias competições em diversas modalidades espalhadas pela cidade. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por