VILA BRANDINA

O beach tennis chega à periferia de Campinas

Projeto social reúne jovens em aulas gratuitas de um esporte que virou febre na cidade

Esportes Já
13/03/2023 às 09:35.
Atualizado em 13/03/2023 às 09:35

Terreno na Vila Brandina foi trabalhado para abrigar quadra de beach tennis e atender jovens sem condições de pagar para praticar o esporte (Divulgação)

Foi com uma enxada nas mãos e mil ideias na cabeça que o jovem Lucas Almeida começou a tirar do papel um antigo sonho. E quem via o trabalho de remoção do mato e preparação do terreno não tinha ideia do que aquele espaço na Vila Brandina, em Campinas, se tornaria. Hoje o local, antes abandonado, tem outro visual. O beach tennis, esporte praticado na areia e que fez a cabeça do campineiro, chegou também à periferia.

Lucas Almeida, de 27 anos, foi criado justamente na Vila Brandina, antes de se tornar professor de beach tennis. Sua trajetória no esporte começou como catador de bolinhas em academias de Campinas e foi marcada por muita luta. Hoje, ele ensina uma modalidade bastante praticada pela elite campineira em clubes e academias e que passaria longe das possibilidades dos garotos do bairro onde cresceu, não fosse o projeto social que dirige. Uma raquete, por exemplo, custa em média R$ 2 mil e a mensalidade em um plano semestral incluindo uma aula por semana fica em torno de R$ 250.

“A semente da ideia em criar um projeto social a partir do beach tennis foi plantada pelo triatleta Juraci Moreira, que foi meu aluno e levantou essa ideia. Corri atrás junto com outras pessoas, mas era muita burocracia envolvida e o projeto ficou esquecido”, lembra Lucas. Um acidente, que quase virou tragédia, mudou as prioridades na vida do jovem. A colisão frontal da moto que dirigia em um ônibus o levou a repensar a vida. A recuperação o afastou de suas atividades e quando voltou foi tomado pela ideia de externar sua gratidão. Após um tempo, ele já estava com a enxada nas mãos.

O PROJETO

Lucas conseguiu doações de materiais das academias de Campinas e, por meio de uma rifa, comprou quatro toneladas de areia para edificar a quadra na Vila Brandina. O modelo ele usou da Arena Aveiro Beach Tennis, onde dá aula. Com a ajuda de parceiros, conseguiu cumprir as determinações da Prefeitura após reuniões na secretaria de Esportes e Lazer de Campinas. E o Instituto Beach Tennis Lucas Almeida iniciou as atividades em junho de 2022, com aulas gratuitas para crianças. “Atualmente temos nove garotos, de 12 a 18 anos”, conta Lucas, que busca ampliar o atendimento no espaço.

“Quero construir mais uma quadra e criar um espaço, onde as crianças possam se alimentar e assistir palestras de profissionais ligados à área de desenvolvimento e educação de jovens. Minha meta é tentar fazer parcerias com empresas.” O projeto tem como finalidade afastar os jovens das ruas e formar cidadãos. “O tênis me ensinou muito e quero passar esses ensinamentos para eles.”

O BEACH TENNIS

Campinas é hoje uma das cidades onde mais prática beach tennis fora da praia, segundo os professores da modalidade na cidade. São cerca de 50 mil praticantes, espalhados pelas academias e clubes. A Arena Aveiro Beach Tennis já chegou a sediar, por exemplo, um dos torneios mais importantes do mundo e várias competições a nível regional, estadual e nacional acontecem com frequência em Campinas. As regras são simples. O objetivo é jogar a bola para o lado da rede do adversário, sem que ela caia na sua. Pode ser jogado em dupla ou individualmente.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Anuncie
(19) 3736-3085
comercial@rac.com.br
Fale Conosco
(19) 3772-8000
Central do Assinante
(19) 3736-3200
WhatsApp
(19) 9 9998-9902
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por