O secretário de esportes Fernando Vanin (ao centro) recebeu integrantes no NHC e os troféus conquistados no ano (Divulgação)
O projeto Novo Handebol Campinas (NHC) Guarani enviará três equipes para disputar o Medellín Hand Cup, na Colômbia, de 15 a 22 de dezembro, em confronto com adversários de outros cinco países da América do Sul. Será a primeira experiência do projeto em uma competição internacional.
As equipes que representarão a cidade vão competir nas categorias Infantil Feminino Sub 14, Cadete Feminino e Masculino Sub 16. A delegação campineira viajará na madrugada do dia 15, com saída do Aeroporto de Guarulhos, e será composta por 29 atletas e cinco membros da comissão técnica.
O convite para disputar a competição internacional foi feito pelos dirigentes da Liga de Handebol do Estado de São Paulo (LHESP), em razão dos resultados obtidos nas disputas dos torneios organizados pela entidade.
As equipes que atuam nas categorias Cadete Feminino e Masculino Sub 16 subiram ao pódio com ótimos rendimentos: os atletas do masculino asseguraram o título da temporada e as meninas alcançaram o vice-campeonato.
NOVA EXPERIÊNCIA
Diante de equipes com boa base na modalidade como as colombianas e chilenas, a expectativa do professor Milton Fonseca é de conseguir apresentações convincentes e um bom intercâmbio para a evolução técnica dos atletas: "É sempre muito bom a gente se desafiar. Conhecer como os nossos vizinhos estão treinando e de que maneira é possível tirar proveito para evoluir na parte técnica", explicou.
Dentro desse contexto, tudo que for aprendido e experimentado na competição internacional poderá ser repassado para os demais componentes do projeto. Neste ano, nas seis categorias onde o trabalho é desenvolvido, no masculino e feminino, as vagas estão quase todas preenchidas, o que possibilita ampliar cada vez mais os conhecimentos adquiridos.
Contemplado com o Fundo de Investimentos Esportivos de Campinas, o Fiec, o projeto do Novo Handebol Campinas Guarani, chegou em 10 decisões de campeonatos idealizados pelas ligas oficiais que atuam no estado de São Paulo.
RESULTADOS
Na Liga de Handebol do Estado de São Paulo (LHESP) a equipe do Novo Handebol Campinas Guarani foi vice-campeã na categoria Cadete Feminino Sub 16, e campeã Juvenil Feminino na Sub 18. Na categoria adulto Feminino ficou em 4º lugar e na adulto Masculino em 3º lugar.
Já pela Liga de Handebol do Interior (LHI), o projeto foi campeão no Infantil Feminino e no Cadete Masculino Sub 16. Também subiram no pódio como vice-campeãs, as equipes Cadete Feminino Sub 16, Juvenil Masculino Sub 18, Júnior Masculino, Sub 21 e Adulto Masculino.
HISTÓRIA
Projeto ligado à Sociedade Amigos de Bairros (SAB) do Jardim Eulina, o NHC iniciou as atividades há seis anos na Praça de Esportes Carlo Grimaldi, no Parque Industrial. Em janeiro de 2024, foi fechada uma parceria com o Guarani, que fornece o espaço e empresta sua marca à equipe. O projeto hoje conta com 354 atletas de 7 anos até a idade adulta.
"Desde que estabelecemos a parceria com o Guarani, houve um aumento de 40% no número de participantes em nossas equipes", contabiliza Fonseca, que celebra o melhor momento do projeto na atualidade.
Siga o perfil do Correio Popular no Instagram