Vice na última edição do Paulistão, o Santos não conquista o título do Estadual desde 2016
Neymar abriu o placar, seu terceiro gol desde que voltou ao Brasil, e ainda participou do gol que deu números finais à partida, marcado pelo volante João Schmidt (Raul Baretta/Santos FC)
O Santos foi outro grande time do Estado a assegurar vaga entre os quatro melhores do Paulistão. O seu lugar foi confirmado com vitória por 2 a 0 sobre o RedBull Bragantino, ontem, na Vila Belmiro. Neymar fez seu terceiro gol desde que voltou para assumir a camisa 10 santista e participou do segundo, marcado pelo volante João Schmidt.
O Santos se juntou a Palmeiras e Corinthians na próxima fase. Resta o São Paulo, que fecha as quartas de final hoje, segunda-feira, contra o Novorizontino, também se classificar para que todos os quatro grandes clubes paulistas estejam jam nas semifinais, o que não ocorre desde 2019. Vice-campeão no ano passado, o time da Baixada não vence o Estadual há quase uma década. A sua última taça foi erguida em 2016.
Presente entre os 52 jogadores na lista de pré-convocados à seleção brasileira por Dorival Júnior, Neymar não foi protagonista de uma apresentação de brilho, mas decidiu nas bolas paradas, repetindo o que havia feito em jogos anteriores. Já tinha marcado de pênalti e de escanteio, mas ainda não havia feito um gol de falta. Foi dessa maneira que o astro abriu o placar na Vila Belmiro aos 10 minutos.
Posicionado no canto esquerdo, próximo da linha da grande área, ele contou com a sorte em sua batida, já que a bola teve um leve desvio em sua trajetória antes de entrar. Cabotino, alardeou: "sou f***", na comemoração de seu gol que deixou tranquilo no jogo o Santos, que criou mais para ampliar na primeira etapa, mas não o fez.
No segundo tempo, quando o Red Bull Bragantino crescia e começava a dominar a partida, o Santos freou o que parecia ser a reação do rival de Bragança Paulista com um gol de João Schmidt. O lance teve falha do goleiro Cleiton ao espalmar escanteio cobrado por Neymar para o meio da área e o oportunismo e calma do volante santista, que dominou e, como um pivô de futsal, girou e bateu de esquerda por debaixo do marcador.
Neymar foi substituído no fim da partida depois que pôs a mão no músculo posterior da coxa esquerda. O Santos diz não ser algo grave, apenas cansaço. Ele deve estar saudável para os próximos compromissos do clube e da seleção brasileira. Na próxima quinta-feira, é muito provável que esteja na lista dos 23 convocados de Dorival para os duelos com Colômbia e Argentina, em março.
FICHA TÉCNICA:
SANTOS 2 X 0 REDBULL BRAGANTINO
SANTOS- Gabriel Brazão; JP Chermont, Gil, Zé Ivaldo e Escobar; João Schmidt, Gabriel Bontempo (Diego Pituca) e Neymar (Gabriel Veron); Soteldo (Thaciano), Guilherme (Luan Peres) e Tiquinho Soares (Rollheiser).
Técnico: Pedro Caixinha.
RED BULL BRAGANTINO- Cleiton; Andrés Hurtado, Pedro Henrique, Guzmán, Juninho Capixaba; Gabriel (Vitinho Mota), Matheus Fernandes (Lucas Barbosa) e Jhon Jhon (Fernando); Henry Mosquera (Eric Ramires), Vinicinho (Thiago Borbas) Isidro Pitta.
Técnico: Fernando Seabra.
GOLS- Neymar, aos 8 minutos do primeiro tempo. João Schmidt, aos 10 minutos do segundo tempo.
CARTÕES AMARELOS-Matheus Fernandes, Gabriel Bontempo, Gil.
ÁRBITRO- Raphael Claus.
RENDA- R$1.127.732,50.
PÚBLICO- 14.832 pagantes.
LOCAL- Vila Belmiro, em Santos (SP).
Siga o perfil do Correio Popular no Instagram