PONTE PRETA

Nelsinho vira esperança da Macaca em obter acesso

Técnico tem 4 vitórias, 2 empates e 2 derrotas no comando da Alvinegra

Elias Aredes
17/07/2024 às 12:01.
Atualizado em 17/07/2024 às 12:01
Aproveitamento do treinador na temporada é de 58,3% (Marcos Ribolli)

Aproveitamento do treinador na temporada é de 58,3% (Marcos Ribolli)

A esperança da Ponte Preta em conseguir uma das quatro vagas na primeira divisão em 2025 passa pelo desempenho do técnico Nelsinho Baptista. Em oito jogos no comando da Macaca, o treinador tem quatro vitórias, dois empates e duas derrotas. O aproveitamento é de 58,3%, percentual próximo do atual quarto colocado, que é América Mineiro e que conquistou 26 dos 45 pontos disputados. 

Na classificação geral, a Macaca está com 20 pontos e com um percentual de 44,4% de aproveitamento. A pontuação pontepretana é afetada negativamente pelas sete rodadas iniciais, quando somou seis pontos. Na ocasião, o técnico era João Brigatti, que saiu após a derrota para o Ituano por 2 a 0. 

O desempenho de Nelsinho Baptista é superior a sua última passagem no Majestoso, ocorrida em 2007. A Ponte Preta jogava pela primeira vez uma edição de pontos corridos da Série B. Após 15 partidas, a Macaca tinha 21 pontos e aproveitamento de 46,7%. Nelsinho saiu após empatar com o Ituano por 1 a 1 na 26ª rodada. A alvinegra somava 38 pontos e tinha 48,7% de aproveitamento. Nos 12 jogos restantes, sem Nelsinho Baptista, o aproveitamento ficou em 38,8%. A Alvinegra terminou na 11ª colocação, com 52 pontos. 

O desempenho do técnico pontepretano supera a sua passagem entre 2000 e 2001, quando a equipe chegou as semifinais do Campeonato Paulista e da Copa do Brasil . Em 50 partidas, o técnico ficou com um percentual de 57,30% dos pontos disputados. 

Na comparação dos treinadores que tiveram passagem recente pela Macaca, Nelsinho Baptista leva a melhor. Na atual gestão de Marco Antonio Eberlin, Gilson Kleina trabalhou em 45 jogos e ficou com aproveitamento de 41%. Ele foi substituído por Hélio dos Anjos, condutor da equipe em 66 partidas e que saiu após a derrota na abertura da Série B, quando perdeu para o Vitória-BA por 3 a 0. O desempenho ficou em 51,5%.

Com Felipe Moreira, em 18 partidas, a Macaca arrebatou 40,7% dos pontos que estavam em jogo. Na sua curta estadia na Série B do ano passado, em 11 jogos, Pintado, hoje no rival Guarani, conseguiu 33,3% dos pontos e saiu para a entrada de João Brigatti, desligado após o revés diante do Ituano. Em 28 jogos, o seu percentual ficou em 38,09%. 

Para o confronto em Belém contra o Paysandu, no sábado, às 18h, no estádio da Curuzu, a comissão técnica não terá as presenças do volante Emerson Santos, do atacante Matheus Régis e do zagueiro Sérgio Raphael. Todos estão suspensos por receberem o terceiro cartão amarelo. Emerson deverá ocupar a vaga no meio-campo, enquanto Iago Dias deverá atuar no campo ofensivo. Edson, Joílson, Luis Haquin, Nilson Junior e Thiago Oliveira são as alternativas para o setor defensivo. Dodô cumpriu suspensão e ficará à disposição. 

A Macaca precisa ter atenção com os jogadores pendurados. O volante e zagueiro Castro, o beque Matheus Silva, os atacantes Luis Haquin e Gabriel Novaes, o lateral esquerdo Gabriel Risso estão ameaçados de suspensão. Até agora, a Macaca tem 41 cartões amarelos na Série B. 

Na artilharia, Jeh tem quatro gols na segundona nacional, seguido de perto por Gabriel Novaes e Dodô, ambos com três gols. Elvis e Renato marcaram uma vez. 

Em relação às possibilidades de melhoria na Série B, o matemático Marcelo Leme Arruda, do site Chance de Gol, considera que a Ponte Preta está com 5,1% de probabilidade de cair para a Série C. As chances de promoção estão em 6,6%. Segundo o matemático, quem ficar com 45 pontos ao final da competição está com 80% de alcançar a permanência. 

No caso de acesso, quem somar 64 pontos têm 90% de chance de disputar a divisão de elite. Dos 69 pontos que irá disputar até o final, a Macaca teria que conseguir 44 pontos, o que equivale a 63,76% dos pontos em disputa.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por