ESPORTE

Natação Campinas prepara campeões para a vida

Iniciado em 2021, desde os primeiros passos, o programa teve como foco ir muito além do esporte

Esportes Já
30/01/2023 às 09:14.
Atualizado em 30/01/2023 às 09:14
Aulas acontecem as terças e quintas e atraem grande número de crianças e adolescentes (Divulgação)

Aulas acontecem as terças e quintas e atraem grande número de crianças e adolescentes (Divulgação)

Enganam-se aqueles que apostam apenas que o futebol, vôlei e o basquete detém o coração dos torcedores brasileiros. Pesquisa divulgada pelo Ibope Repucom já mostrava em 2021 que a natação atraía 20% da população brasileira. Ao olhar para os números não é de se estranhar a popularidade do programa “Natação Campinas”, focado especificamente em crianças de 09 a 14 anos e que é realizado na Praça de Esportes Doutor Edgar Ariani, localizado na Chácara da Barra.

E como a meta é ajudar na formação do caráter e do espírito esportivo de crianças e adolescentes, o projeto está a cargo do nadador Olímpico Cassiano Schalch Leal e da ex-nadadora da Seleção Brasileira, Ana Paula Susanna.

Iniciado em setembro de 2021, desde os primeiros passos, o programa teve como foco ir muito além do esporte. Afinal, de contas, segundo os responsáveis pelo programa, a meta não é apenas saber nadar e sim proporcionar benefícios na saúde dos alunos e construir cidadãos com bons valores. Em concordância com a Secretaria Municipal de Esportes, o projeto encaminha o aprendizado de princípios como resiliência, respeito, coletividade, assiduidade, integridade, pontualidade e persistência.

Na visão de Ana Paula Susanna, a escolha para que Campinas conduzisse esta nova visão da natação surgiu de maneira natural. “Campinas sempre foi um polo de revelação de grandes nadadores e quisemos, pela primeira vez criar um projeto social com aulas ministradas (dentro e fora da água) por um nadador olímpico e supervisionadas por uma ex-atleta da seleção brasileira de natação”, explicou Susanna.

Ela afirma que a prática da natação reúne várias vantagens para a saúde do corpo e da mente. “Basta dizer que é um dos esportes mais indicados para pessoas com problemas respiratórios, pois estimula inspirações profundas e faz o pulmão trabalhar mais. “A natação é um esporte de baixo impacto, não força articulações, sendo recomendando para todas as idades”, disse Ana Paula.

No “Natação Campinas”, todo o foco é direcionado às crianças de baixa renda e não há preocupação de formar atletas para o esporte de alto rendimento, apesar de que um potencial talento jamais será descartado. “Nosso objetivo é construir seres humanos com bons princípios e evitar afogamentos. Como mencionado acima, são crianças e adolescentes de baixa renda e que frequentam rios e lagos”, explicou Ana Paula.

Frequentar as competições mais cobiçadas do planeta ou conviver com atletas de alto nível não faz Ana Paula ignorar os aspectos que este projeto produziu em sua vida pessoal e profissional, mesmo que sua função seja a de garantir o funcionamento da parte administrativa. “Eu e o Cassiano levamos para a vida profissional os princípios que aprendemos na natação. Viajamos pelo mundo através das diversas seleções brasileiras que fizemos parte. Se pudermos passar um pouco do que sabemos na prática e do que vivenciamos como seres humanos, já estamos realizados”, completou. 

Para conseguir informações sobre o projeto Natação Campinas, o telefone é (11) 981948500. O início das aulas ocorreram no dia 15 de janeiro. A Praça de Esportes Edgard Ariani, fica na rua Maria da Encarnação Duarte, 480, Chácara da Barra. Momentaneamente, as aulas estão suspensas já que as Praças de Esportes foram fechadas em Campinas após o falecimento da menina Isabela Tiburcio Firmino, na Lagoa do Taquaral no dia 24 de janeiro.

UM PROFESSOR QUE TEM MUITA HISTÓRIA PARA CONTAR

Cassiano Leal tem história na natação brasileira. Especialista na prova de 4x200 livres, este piracicabano de 51 anos tem no currículo uma medalha de prata nos Jogos PanAmericanos de Havana, em Cuba(1991), um terceiro lugar no Mundial de Piscina curta em Palma de Mallorca, em 1993 e a medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos de Mar Del Plata, em 1995, sem contar a participação nos Jogos Olímpicos de Atlanta em 1996. 

Cassiano Leal confessa que não há como dimensionar a emoção de participação da formação de crianças e adolescentes no projeto Natação Campinas. “Sou muito grato em poder retribuir tudo o que a natação me deu”, afirmou o ex-nadador e hoje professor. Segundo ele, a possibilidade de transmitir sua experiência é gratificante. “O contato com as crianças, contar as minhas histórias, olhar nos olhos deles e vendo eles querendo aprender me estimula muito. Minha maior preocupação é a segurança em primeiro lugar. O talento é descoberto naturalmente”, afirmou. 

A ministração das aulas provoca uma evolução nas crianças e adolescentes que, segundo Cassiano Leal, é totalmente perceptível. “A evolução delas (crianças) é nítida. Tenho vídeos do início de algumas crianças e de agora. É muito legal acompanhar a evolução”, disse Cassiano Leal, sem esquecer de relatar que o entusiasmo é tamanho que as crianças querem pular na piscina da praça de esportes Edgar Ariani mesmo em períodos de chuva ou frio. 

Outros detalhes são percebidos por Cassiano. “É muito gratificante o retorno que as crianças e as famílias me dão. Ver as crianças evoluindo dia a dia, tomando gosto pelo esporte, pela disciplina e pelos valores é muito bacana”, completou. 

Para ele, o caminho é apostar em projetos com essa magnitude do Natação Campinas. “O Brasil é um celeiro de talentos e o que falta é oportunidade. Muitas famílias não têm condições de ingressas em um clube privado ou em uma academia e projetos sociais dão a eles a oportunidade de terem contato com esportes, saúde e qualidade de vida. Na natação isso é muito evidente. Crianças com 14 anos que dá para ver que tem talento e que poderiam ser grandes nadadores se tivessem oportunidade mais cedo”, arrematou.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por