Escolinha do triatleta olímpico, Juraci Moreira, se espalha pelo Brasil e Campinas não fica de fora
Crianças em ação durante o Campeonato Brasileiro Infantil no litoral do Paraná no ano passado (Robson Vergílio)
Elas nadam, pedalam e correm no Sul, passam pelo Sudeste e Centro Oeste e invadem o Nordeste. Por todos esses lugares, diversas crianças entre 8 e 16 anos estão adotando o triathlon como prática esportiva. São quase 900 delas espalhadas pelas 17 unidades da Escolinha Formando Campeões criada pelo triatleta olímpico Juraci Moreira há sete anos e presente em boa parte do Brasil. Campinas, aliás, está no circuito da prática que integra natação, ciclismo e corrida.
“Aqui, temos 50 alunos e uma fila de espera de 40”, conta Maurício Ramos Júnior, o professor da unidade de Campinas que existe desde 2020 e cujas aulas acontecem no Taquaral (ver quadro na página). “Nossa prioridade é envolver crianças de escolas públicas no projeto, aquelas que não têm condições de pagar pelas aulas.”
Financiada pela Lei Federal de Incentivo ao Esporte, a escolinha é gratuita. Os alunos recebem uniforme completo, equipamentos e materiais de treino e lanche ao final das aulas. As únicas exigências são que frequentem regularmente a escola e tenham boas notas. Há ainda a necessidade de que o aluno tenha uma mínima noção de flutuação na água, por questão de segurança, segundo explica a assessoria de imprensa da escolinha.
“A procura está sendo intensa”, conta o professor Maurício. “A possibilidade de aprender três modalidades em uma prática ao ar livre estimula os pais e atraem as crianças”, acredita o professor, formado em educação física pela Unicamp e pesquisador do triathlon.
Educar e formar cidadãos por meio do esporte é a base fundamental da Escolinha Formando Campeões. “Os treinos respeitam a faixa etária da criança, e são mais lúdicos, principalmente para as crianças mais novinhas”, explica Juliana Leite, que trabalha na divulgação do projeto. “E, mais do que ensinar as técnicas, os professores transmitem valores, como disciplina, respeito, educação, dedicação e trabalho em equipe”.
Em Curitiba, foi formado um grupo de alto rendimento voltado para aqueles que se destacam. “Fazem parte, por exemplo, atletas como a Gabrielle Lemes, que conquistou o título sul-americano júnior em 2018, e o Vinícius Sant'Ana, campeão dos Jogos Pan-Americanos da Juventude, no ano passado”, detalha Juliana, que também traça um panorama a respeito da unidade de Campinas.
“O núcleo surgiu junto com o de Itu, em 2020, e tem alguns desafios pela frente, como melhorar as técnicas da criançada na natação”, expõe. “Algumas já demonstram talento para o esporte e começaram a participar de competições no ano passado. Inclusive tiveram seu primeiro desafio nacional: seis alunos de Campinas disputaram o Campeonato Brasileiro de Triathlon Infantil no litoral paranaense. A competição reuniu quase todos os núcleos da escolinha pela primeira vez. Só não participaram os núcleos do Ceará por uma questão de logística.”
INÍCIO E DESENVOLVIMENTO
A Escolinha de Triathlon Formando Campeões foi criada pelo triatleta olímpico Juraci Moreira e estreou oficialmente em maio de 2015, no Colégio da Polícia Militar, em Curitiba. No início, eram 30 alunos do CPM. Com o sucesso, o projeto começou a se expandir e atualmente conta com os seguintes núcleos:
✔ CPM (60 alunos)
✔ 6 núcleos da prefeitura em Curitiba (300)
✔ Joinville-SC (50)
✔ Campinas (50)
✔ Itu (50)
✔ Jundiaí (40)
✔ Ceilândia-DF (60)
✔ Aracati-CE (50)
✔ Aquiraz-CE (50)
✔ Cascavel-CE (50)
✔ Caucaia-CE (50)
✔ Maracanaú-CE (50)
AGENDA DAS AULAS NO TAQUARAL
8 a 12 anos
Terça e Quinta (9h às 11h)
Quarta e sexta (15h às 17h)
13 a 16 anos
Terça e Quinta (15h às 17h)
Quarta e sexta ( 9h às 11h)
Contato com Maurício: (19) 99896-0527