CAMPEONATO MUNICIPAL DE FUTEBOL AMADOR

Mudança de rumo de um gigante

Parque Brasília abre mão de medalhões e vai apostar em trabalho de longo na divisão de elite do futebol amador de Campinas

Esportes Já
24/07/2023 às 10:19.
Atualizado em 24/07/2023 às 10:19

Parque Brasília abre mão de medalhões e vai apostar em trabalho de longo na divisão de elite do futebol amador de Campinas (Divulgação)

Equipe tradicional de Campinas, com conquistas em várias competições, o Parque Brasília decidiu trilhar um caminho diferente para a próxima edição da Série Ouro A do Campeonato Municipal de Futebol Amador, cujo início está marcado para setembro. Após ser agressivo no mercado por muitos anos, a decisão da diretoria foi a de priorizar os valores formados nas categorias de base e atletas que topem conceder foco total na agremiação.

Os dirigentes estão esgotados em viverem os dramas dos últimos anos, em que “medalhões” são contratados e por vezes não cumprem com o combinado. Motivo: eles atuam em diversas ligas espalhadas pelo interior do estado de São Paulo. Os calendários das competições ficam encavalados e provocam uma priorização por parte dos atletas.

O quadro chegou ao limite neste ano. Nas quartas de final da Copa Irdival Frezzato, em um elenco de 25 jogadores, o Parque Brasília contou com apenas 11 atletas para atuar nos 90 minutos, algo determinante para a eliminação diante do vice-campeão do certame vencido pelo R7 Picerno, de Sumaré.

De acordo com o técnico do Parque Brasília, Wallace Junior, existe ainda um motivo econômico para agravar o quadro. Segundo ele, as equipes sediadas em Itu, Bragança Paulista e Sorocaba, geralmente são apoiadas por grandes empresas. Em comparação com o cachê pago pelas equipes de Campinas, a diferença de valor é de 300%. “Alguns jogadores estão integrados na folha de pagamento dessas empresas que apoiam os times. Neste caso fica difícil competir”, disse o técnico do Parque Brasília, rápido em mostrar a nova filosofia de trabalho. “Vamos focar em jogadores jovens e que possam atuar conosco por muitos anos”, anunciou o técnico. Como prova disso, do elenco que disputou e foi campeão do Sub-20, promovido pela Liga Campineira de Futebol, quatro jogadores serão aproveitados, que são o volante Gilson, o centroavante Jão, o atacante Kelvin e o zagueiro Neves. “Queremos formar elenco. Não queremos priorizar título. Mas com o peso da camisa talvez a gente consiga chegar”, disse o técnico do Parque Brasília.

Outro fator que atrapalha é a própria formatação do calendário. Com a existência de várias ligas nas cidades, o cenário do futebol amador não prioriza uma competição e os recursos são pulverizados, o que indiretamente produz um enfraquecimento econômico. Para Wallace Junior, o ideal seria contar com uma divisão principal com 32 times, a segunda divisão com 48 equipes e uma terceirona com um número grande de equipes e com início em março e término em outubro ou novembro. “Temos muitos campeonatos para poucos jogadores”, alertou o técnico.

Wallace Junior enumera como outro entrave para a melhoria em Campinas. Segundo, é prejudicial a autorização para que atletas que disputaram as Séries Prata e Bronze atuem na divisão principal. “Com isso você tira o lugar dos jogadores de menor expressão”, lamentou o técnico, sem pudor em revelar de que esta pode ser sua última temporada. “Já estou há muito tempo (no cargo) e está surgindo uma nova geração. Quem sabe eles possam ocupar este espaço”, arrematou.

Apesar das reivindicações, não será dessa vez que o desejo de Wallace Júnior será realizado. Na Série Ouro deste ano, cada concorrente poderá montar um elenco com 25 jogadores. E mais: onze jogadores podem atuar, mesmo que tenham atuado nas séries Prata e Bronze. Na edição anterior, só cinco atletas podiam atuar nesta condição.

Para o primeiro mata-mata, os times classificados poderão retirar cinco jogadores do elenco e inscrever outros cinco jogadores e que não poderão ter atuado em outras divisões dos campeonatos organizados pela Prefeitura.

A divisão de elite deste ano contará com as presenças das equipes do do Vila Boa Vista, Vila Rica, Grêmio Cafezinho, Parque Brasília, Oziel, Pureza, Campos Elíseos, Cruzeirinho Campo Belo, Monte Cristo, Bangu, Matina, Vila Formosa, Galáticos, Flamengo Santa Mônica, Granada, Bartira´s, Jardim Fernanda, 31 Novo Horizonte, São Marcos, COFA (Vila Costa e Silva), Amigos F.C, Santinho, Carlos Lourenço, Bayern Itajaí, Família Campo Belo, Imperial Vida Nova, São Bernardo, Parque Anhumas, Três Marias, Ademar Barros, Acadêmico e São Luiz.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Anuncie
(19) 3736-3085
comercial@rac.com.br
Fale Conosco
(19) 3772-8000
Central do Assinante
(19) 3736-3200
WhatsApp
(19) 9 9998-9902
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por