Evento celebrou os 45 anos da Confederação Brasileira de Ginástica (Ricardo Bufolin)
A cidade de Curitiba recebeu no mês passado um evento que representou uma festa da ginástica rítmica do país. Quase 600 ginastas de 48 clubes de 12 estados do Brasil se reuniram no Ginásio do Tarumã para a disputa do Campeonato Brasileiro de Conjuntos entre os dias 22 e 26 de novembro. Além de competições, houve apresentação da seleção brasileira, que foi medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos do Chile neste ano, e celebração dos 45 anos da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG). Meninas do Clube Campineiro de Regatas e Natação estiveram presentes na festa e encantaram o público com suas performances.
A equipe pré-infantil do Regatas terminou como o quinto melhor conjunto do Brasil entre 16 participantes na categoria. Ficou ainda na primeira colocação do Estado de São Paulo. As ginastas de 9 e 10 anos do clube de Campinas atraíram a admiração do público e foram elogiadas ao apresentarem a série de mãos livres com a música Sobradinho (de Sá & Guarabyra). O conjunto infantil também participou da competição. As equipes se classificaram para a disputa do Brasileiro depois da boa performance no Estadual, disputado em São Bernardo do Campo, no dia 11 de novembro.
Uma das integrantes da equipe pré-infantil do Regatas, Heloísa Martins, de 9 anos, ficou empolgada por poder se integrar durante o evento com as meninas da seleção, Babi Domingos, Maria Eduarda Alexandre, entre outras. "É a primeira vez que vejo de pertinho elas se apresentarem e que tiro fotos com elas", comemorou a ginasta. Antonella Bonomi, Giovanna Rocha, Isadora Ramos, Júlia Grilo e Laura Paula também compõem a equipe campineira que se destacou em Curitiba.
Heloísa Martins, integrante da equipe do Regatas, ao lado da campeã pan-americana Babi Domingos (Divulgação)
NO TAQUARAL
As equipes do Regatas se apresentam nesta terça-feira (5), no Ginásio do Taquaral, a partir das 19h30, como convidadas no Festival de Ginástica Artística de Campinas. Trata-se do evento que marca o encerramento do ano das escolinhas da modalidade da Prefeitura. É esperada a participação de aproximadamente 150 meninas e um público de 600 pessoas.
"Serão apresentadas coreografias individuais e em grupos", detalha a coordenadora da Secretaria de Esportes, Renata Baronti. A Prefeitura mantém polos de ginástica rítmica no Ginásio do Taquaral, na Praça de Esportes Primavera e no Balneário Taquaral. No entanto, a modalidade se mantém com dificuldades. "Essa será a décima sexta edição do festival de coreografias. O evento existe há pelo menos 20 anos, mas, infelizmente, as aulas são poucas, já que temos apenas duas professoras", lamenta Renata, adiantando que para 2024 apenas uma instrutora estará à frente das atividades.
No Regatas, que incorpora as equipes de rendimento, os pais também se sacrificam para manterem as filhas em competições. O clube chegou a contar com o apoio do Fundo de Investimento do Esporte de Campinas (Fiec), mas hoje a modalidade sobrevive "na raça". Com a intenção de fazer a captação de recursos, um grupo de pais criou uma associação. "Esse 2023, foi um bom ano, mas ainda nos faltam recursos", lamenta Daniela, vice-presidente da associação.
Os conjuntos infantil e pré-infantil do Regatas estiveram presentes em Curitiba (Divulgação)
Siga o perfil do Correio Popular no Instagram.