LINFURC

Megamaster está sob risco de cancelamento

Com 8 equipes, torneio Sexagenário está com sua realização assegurada

Esportes Já
07/08/2023 às 13:08.
Atualizado em 07/08/2023 às 13:08
Recreativo, Servidores e Ponte Higa participaram no ano passado do Torneio Sexagenário, competição que tem sua realização assegurada (Divulgação)

Recreativo, Servidores e Ponte Higa participaram no ano passado do Torneio Sexagenário, competição que tem sua realização assegurada (Divulgação)

A direção da Liga Independente de Futebol Região de Campinas (Linfurc) começa a pensar em alterações de seu planejamento do segundo semestre. A tendência atual é que não seja realizado o campeonato destinado aos atletas acima de 55 anos, chamado de Megamaster. De acordo com o presidente interino da entidade, José Rosa Filho, apenas uma equipe compareceu ao congresso técnico realizado na última quarta-feira, no dia 02 de agosto, e a perspectiva é que não exista tempo hábil para arregimentar os participantes, confeccionar a tabela e definir a fórmula de disputa. “A realização do torneio dos 55 anos está no campo do duvidoso”, disse o dirigente.

Existe um outro motivo que gera apreensão. Segundo Rosa Filho, muitas equipes estão comprometidas com competições realizadas em Campinas, Indaiatuba e Santa Bárbara d´Oeste e voltados para esta faixa etária de idade. “Provavelmente eles não vão aderir ao nosso campeonato porque isso deixaria eles (os times) sobrecarregados”, lamentou o dirigente da Linfurc. Na sua visão, existiu uma falha de logística em relação aos anos anteriores. Nas temporadas realizadas pela entidade no passado,assim que acabavam as finais do Hipermaster e o Sessentão, a medida imediata era a realização na semana seguinte de um congresso técnico das outras categorias para dar andamento aos trabalhos da entidade, o que não foi feito nesta temporada. “O campeonato já era para encontrar-se em andamento. Você fica um mês parado, você dá brecha para que os times procurem outras atividades”, lamentou Rosa Filho.

O Sexagenário está com sua realização assegurada e com provavelmente oito times. A possibilidade mais provável é uma fórmula de disputa com jogos em dois turnos e classificação dos quatro primeiros. Nesta competição, serão permitidos elenco com atletas de linha nascidos a partir de 1960 enquanto que os arqueiros poderão ter nascido a partir de 1970. Será a primeira edição sem a presença da cota de rejuvenescimento. Em 2022, cada time tinha direito a inscrever até três jogadores com 62 anos completos. Agora, ja´existe a compreensão de que quem tem 62 anos pode atuar em outras categorias, como o Sessentão realizado no primeiro semestre.

A meta é, além de definir o destino do Megamaster e do Sexagenário, também de cuidar de outras providências como a qualidade dos gramados nas praças de esportes que serão utilizadas, além da exigência de atestado de saúde para os jogadores que queiram participar dos jogos.

Em relação a formação da nova direção da entidade, tudo caminha para que José Rocha Filho seja confirmado como presidente. Antes, no entanto, o foco é acertar as outras funções para depois cumprir todos os trâmites definidos, inclusive o registro em cartório.

No primeiro semestre, a equipe do Ponte Higa venceu o Bela Vista por 2 a 1 e foi o campeão do Hipermaster, para jogadores acima de 50 anos, enquanto que o São Cristóvão venceu o Vila Rica por 5 a 0 e ficou com a taça do Hipermaster.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por