Alexandre Correia ladeado pelo diretor geral de esportes do clube, José Verni Neto, e o presidente da Hípica, Eduardo Coelho (Divulgação)
O atleta Alexandre Correia venceu um desafio de muito fôlego no fim de semana entre 21 e 22 de junho: correu 150 quilômetros – o correspondente a cerca de 3,5 maratonas, com micro paradas para se alimentar e ir ao banheiro. Foram 24 horas ininterruptas para percorrer as 230 voltas no entorno do lago da Sociedade Hípica de Campinas, uma pista frequentada diariamente por centenas de associados do clube.
Mesmo experiente em provas de longa duração, Alexandre precisou de muito preparo físico e mental para vencer o desafio do Lago. Ele traçou um planejamento estratégico para superar alguns aspectos como fome, frio, sede e calor. A pista da Hípica tem 650m, é plana, com superfície adequada para corrida, o que evita lesões e facilita a prática da modalidade. A iluminação em LED foi recém-inaugurada. “Em outras provas, o próprio desenho do traçado é um estimulante, com declives, aclives e percalços”, explica.
O planejamento da prova foi iniciado em 2024, pois havia dificuldades operacionais bastante delicadas, como manter a Hípica aberta 24 horas (o clube fica fechado das 23h às 6h), segurança e até o plantão da ambulância. “Tínhamos que estar preparados para as intercorrências que poderiam surgir, mas felizmente, tudo transcorreu da melhor forma possível”, pontua o atleta.
Eduardo Coelho, presidente da Hípica, destaca que o clube oferece mais de 40 modalidades esportivas. “Ficamos gratificados em colaborar com essa notável conquista do Alexandre. Ele é um exemplo para todos nós”, enfatiza.
Durante o percurso, muitos associados acompanharam Alexandre e, embora o desafio tenha durado 24 horas, sozinho em pista, ele ficou somente cerca de três horas. “Até o médico, também associado, que estava na ambulância de plantão, correu cerca de duas horas comigo”, conta. Também neste aspecto a experiência ajudou, pois é muito fácil perder a concentração e/ou o fôlego quando se está correndo e alguém quer conversar com o atleta, saber detalhes sobre a prova.
Alexandre dosou todos os aspectos e, a cada registro de volta, ele avaliava o ritmo, nem acelerado nem lento, para cumprir seu objetivo. “Confesso que cheguei a pensar em desistir, pois a prova foi realmente um desafio, mas com foco e apoio dos associados, consegui terminar”
Um aspecto chamou a atenção do atleta durante a prova: a participação das crianças. “Além da minha filha que, naturalmente, me apoiou e que cruzou a linha de chegada comigo, as crianças me estimularam em muitos momentos do percurso. O que é incrível, se lembrarmos como a maioria está ligada às telas do celular ou da tevê atualmente. O que vi foram os pequenos praticando atividade física com os pais e avós ou sob a supervisão deles. Foi realmente gratificante”. As crianças, inclusive, inspiraram o próximo desafio do atleta. Ele ainda não detalha o evento, mas, com certeza, conquistará muitos participantes.
Mais provas já estão na agenda do atleta: a ultramaratona de Campinas, 150 km em 24h e Caminho Real, 120 km em 29 horas. O ano se encerrará em novembro, em Minas Gerais, onde Alexandre percorrerá 180 km em 48 horas, na ultramaratona dos Anjos Internacional.
DE SEDENTÁRIO A ULTRAMARATONISTA
Alexandre Correia migrou de uma vida sedentária a praticante de ultramaratonas em cerca de 10 anos. Neto e filho de comerciantes, aos 40 anos ele mudou o foco dos negócios - possuía cinco lojas na 13 de Maio e 300 funcionários. “Resolvi direcionar minha vida à família (esposa Mariana e à filha Mariah), à gestão do patrimônio, à aviação e aos esportes”, salienta. Assim, fez faculdade de ciências aeronáuticas e pós em segurança de voo, tornando-se piloto de linha aérea e de helicóptero comercial. A corrida entrou gradativamente em seu cotidiano.
Hoje, aos 50 anos, ostenta um currículo de peso como corredor de rua, maratonista, ultramaratonista e ciclista de mountain bike que, aliás, o fará receber o diploma de mérito esportivo da Câmara Municipal de Campinas. Soma mais de 100 corridas de rua e mais de 20 maratonas nacionais e internacionais, entre elas Paranapiacaba 100K 20h, Ultramaratona de Campinas 150K 24h, Ultramaratona Internacional dos Anjos 135K 36h, Transmantiqueira 100K 24h, entre outras.
No mountain bike, são mais de 15 ciclo viagens, como Caminho da Fé 350K - 5 dias, Canastra Bike Tour 400K - 5 dias, Caminho dos Anjos 420K - 5 dias e Mantiqueira 400K - 5 dias, entre outras.
Siga o perfil do Correio Popular no Instagram