Jeh é a principal esperança de gols no ataque da Macaca (Marcos Ribolli)
Sem tempo para lamentações após a derrota para o Paysandu, a Ponte Preta começa hoje, às 21h30, contra o Vila Nova, no estádio Moisés Lucarelli, uma nova etapa de desafios na Série B do Campeonato Brasileiro. Com 20 pontos e na 14ª colocação, a equipe treinada por Nelsinho Baptista sabe que, para se aproximar das primeiras posições na reta final do primeiro turno, será necessário suplantar três adversários com ambições de acesso. Para isso, será importante começar com o pé direito contra o vice-líder.
Após o Vila Nova, a equipe enfrenta o Sport-PE, na Arena Pernambuco, e encerra sua participação na metade da competição diante do Avaí, em casa. A equipe pernambucana soma 24 pontos, enquanto a catarinense está com 23 pontos. Ambas ainda almejam chegar mais perto do G4, cujo último integrante antes do começo da rodada era o América-MG, com 26 pontos.
A Macaca tem dois bons motivos para entrar em campo confiante. É a oitava colocada - com 16 pontos em sete jogos - entre os times com melhor desempenho como mandantes. O aproveitamento é de 76,2%. Por outro lado, existe uma preocupação do oponente em relação ao rendimento decepcionante como visitante. Foram apenas cinco pontos em sete partidas, um aproveitamento de 23,8%.
A melhora do rendimento pontepretano como mandante tem relação direta com a chegada do técnico Nelsinho Baptista, que conduziu a equipe a vitórias contra CRB, Novorizontino, Ceará e Mirassol. Ganhar pela quinta vez consecutiva no Majestoso já vai assegurar a quebra de uma marca, pois nos anos de 2022 e 2023, a equipe fechou o turno inicial com 22 pontos. Agora, já tem a chance de chegar a 23 pontos.
ESCALAÇÃO
A tentativa de sustentar o desempenho e continuar a sonhar com a ponta da tabela ainda reserva inconvenientes na escalação. Gabriel Risso deverá retornar à equipe titular, mas o seu reserva imediato, Zé Mário, ficará fora em virtude da expulsão no jogo contra o Paysandu. Na zaga, a dupla formada por Joílson e Matheus Silva não comprometeu, mas agora a Comissão Técnica terá a opção de escalar Sérgio Raphael, que retorna após ficar fora devido ao terceiro cartão amarelo.
No meio-campo, Emerson Santos deverá retomar a condição de titular, ao lado de Castro. Dodô deverá continuar entre os titulares para realizar um trabalho específico, pois joga, em determinados momentos, como atacante e em outros como armador. Matheus Régis, por sua vez, poderá retornar ao time titular.
No Vila Nova-GO, o técnico Luizinho Lopes não terá a presença do centroavante Henrique Almeida, suspenso pelo terceiro cartão amarelo recebido contra o Santos. Luciano Naninho deverá ser seu substituto. Junior Todinho está recuperado de lesão e deverá ficar no banco de reservas. No ataque, Jeh é esperança de gols.
VANTAGEM
No retrospecto histórico, a Ponte Preta acumula 11 vitórias e o Tigre tem quatro. Outros 11 empates foram registrados. Dentro do Majestoso, a Macaca venceu seis vezes e o adversário apenas uma. A série histórica registra 11 empates. No ano passado, a Macaca venceu o jogo do turno por 1 a 0 e no returno empatou por 1 a 1.
FICHA TÉCNICA
PONTE PRETA X VILA NOVA
PONTE PRETA: Pedro Rocha, Igor Inocêncio, Mateus Silva, Sérgio Raphael e Gabriel Risso; Emerson Santos, Castro, Ramon Carvalho e Elvis; Matheus Régis (Dodô) e Jeh.
Técnico: Nelsinho Baptista
VILA NOVA: Dênis Júnior; Elias, Quintero, Jemmes e Rhuan; Ralf, Arilson, Cristiano e Luciano Naninho; Juan Christian e Alesson.
Técnico: Luizinho Soares
Juiz: Wagner do Nascimento Magalhães
Horário: 21h30
Local: Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas
Siga o perfil do Correio Popular no Instagram