Reunião ratifica administração atual, que espera registro em cartório para acelerar preparativos da temporada (Divulgação)
Após um período de indefinição, a Liga Independente de Futebol da Região de Campinas (Linfurc) está cada vez mais próxima da normalidade institucional. Em reunião realizada na quarta-feira, em Campinas, foi realizada uma assembleia em que não ocorreu a apresentação de chapa de oposição. Diante disso, a atual diretoria comandada por José Rosa Filho, foi aclamada. A nova diretoria, no entanto, só dará declarações oficiais a partir do instante em que ocorrer o registro da ata em cartório, algo que deve ocorrer nos próximos dias.
No entanto, a reportagem do Esportes Já apurou que já está em marcha tanto o planejamento como os preparativos para a categoria Hipermaster, que abriga jogadores na faixa etária de 50 anos e do Sessentão, voltado aos jogadores com 60 anos de idade. Uma prova disso é que na próxima quinta-feira será realizado o Congresso Técnico para as equipes que pretendem disputar o Hipermaster e o dia seguinte será a vez de realizar os acertos da categoria Sessentão. A expectativa é que as duas categorias consigam arregimentar 20 equipes, sendo que o Hipermaster deverá atrair de 12 a 14 times.
Outra intenção da Linfurc é viabilizar um aproveitamento maior das praças de esportes controladas pela Prefeitura de Campinas e que voltam a ficar à disposição no dia 9 de março. A intenção da Linfurc é começar o calendário na segunda ou terceira semana do mês de março.
Outra expectativa é quanto a participação do Recreativo de Sumaré nas competições de Linfurc. No ano passado, após ficar em primeiro lugar na fase classificatória do Sexagenário, a equipe de Sumaré não concordou com a instituição de um sorteio para designar o adversário e o local do jogo. A Ponte Preta ficou na quarta colocação e ganhou no sorteio o direito de encarar o Recreativo em seus domínios. A resolução desagradou a diretoria do Recreativo, que decidiu sair das semifinais. O Ponte Higa viabilizou a classificação por W.O e posteriormente a vitória na final. Um dos cuidados a serem adotados no Congresso Técnico é a definição antecipada dos critérios de desempate e do emparceiramento nas fases decisivas e assim evitar os constrangimentos ocorridos no ano passado.
Na atualidade, os “concorrentes” da Linfurc na Região Metropolitana de Campinas são campeonatos realizados nas cidades de Indaiatuba e de Santa Barbara d ´Oeste.
No ano passado, após a renúncia de Reinaldo Bastos, na função de presidente da Linfurc, uma definição institucional ficou instalada, o que fez com que equipes optassem pelos campeonatos dessas cidades, algo que pretende ser evitado pela diretoria da Linfurc.
A temporada de 2024 também abrigará um período especial, pois a Linfurc vai comemorar 25 anos de atividade ininterrupta. A Linfurc foi fundada no dia 25 de maio de 1999.
De acordo com o site oficial da entidade, os campeonatos da entidade já receberam ex-atletas importantes como o lateral-direito Toninho Oliveira, zagueiro Polozzi, lateral-esquerdo Paulo César de 1995, volante Ezequiel, e atacantes Brinda, Binhão, Isaías e Chicão. No ano passado, um dos jogadores que participaram do Hipermaster foi o exvolante Marcus Vinícius, que atuou em equipes como Ponte Preta e Cruzeiro.