Final de semana foi marcado pela primeira rodada nas categorias Sessentão e Hipermaster
Equipes do Parque Jambeiro e Ponte Higa Bela Vista participam do torneio (Divulgação)
Iniciado neste final de semana, as rodadas inaugurais do Sessentão e do Hipermaster deram a largada das primeiras competições sob a responsabilidade da nova gestão da Liga Independente Futebol de Campinas. Em uma reunião realizada na terça-feira, a diretoria que estava no comando da entidade de maneira interina teve ratificado o mandato de quatro anos. “Correu tudo bem e foi apenas uma chapa”, disse o novo presidente José Rosa Filho.
O início das competições inicia na prática os planos da nova gestão, que busca em primeiro lugar viabilizar a ampliação do número de equipes em todas as categorias. A Linfurc espera que a primeira rodada sirva para ultrapassar as duas crises recentes vividas pela entidade. A primeira ocorreu na fase decisiva do Sexagenário do ano passado, quando a equipe do Recreativo se retirou da competição porque não concordou com o sistema de sorteio de mando de campo para as semifinais. Na ocasião, a equipe de Sumaré terminou na liderança da classificação geral, enquanto que o time do Ponte Higa ficou na quarta colocação. Com a saída da equipe, o Ponte Higa venceu por W.O e depois sagrou-se campeão.
Mesmo assim, dirigentes do Ponte Higa mostraram insatisfação com os rumos da Linfurc e chegaram a cogitar procurar a Liga Campineira de Futebol para absorver todas as categorias organizadas pela Linfurc. A ideia, no entanto, não prosperou e a equipe confirmou sua participação.
Em relação a fórmula de disputa, ficou definido que o Sessentão será destinado para atletas nascidos no ano de 1964. Cada equipe poderá inscrever três jogadores que tenham nascido de 1965 até 1966. Para a inscrição dos goleiros, será permitida a inscrição no Sessentão de arqueiros nascidos até 1974, mas eles serão proibidos de bater faltas ou sair para o jogo na grande área.
No Hipermaster, os elencos devem ter majoritariamente jogadores nascidos em 1974 e até três jogadores nascidos até 1976.
A disputa das duas categorias será em turno único e ao final da fase classificatória, as oito melhores equipes serão classificadas para as quartas de final, cujo o emparceiramento será feito de maneira tradicional, em que o primeiro colocado vai enfrentar o oitavo, o segundo lugar encara o sétimo colocado, o terceiro enfrenta o sexto lugar enquanto que o último jogo será entre o quarto e o quinto lugares. Os classificados dos jogos farão a semifinal e os melhores disputarão a final em jogo único e sem vantagem. Ou seja, o empate no tempo normal levará a decisão para os pênaltis. No Hipermaster, o emparceiramento será igual, mas com uma diferença: as quartas de final e as semifinais serão disputadas em dois jogos e apenas a final será em jogo único.
Na classificação geral da primeira fase do Sessentão e do Hipermaster, em caso de empate, os critérios de desempate serão maior número de vitórias, saldo de gols, maior número de gols a favor, confronto direto, menor número de cartões amarelos e vermelhos recebidos em todas as partidas e por último um sorteio. O local da decisão, por sua vez, será palco das categorias do Hipermaster e também do Sessentão. O local ainda não está definido pela Linfurc.
Primeira Rodada-Sessentão- Linfurc
Sete de Setembro 3 x 0 Associação Okinawa Campinas-Brasil
Boca Juniors 1 x 6 Servidores
Jambeiro A 3 x 2 Cerâmica V8
Pró Esporte Higa 3 x 0 Jambeiro B
Ponte Higa Bela Vista 2 x 0 Costa e Silva
Arco Iris 2 x 0 Dinamarca
Recreativo 3 x 0 Boca Juniors B
Primeira Rodada-Hipermaster-Linfurc
V8 3 x 1 Seja
Granada 5 x 1 31 de Março
São José 3 x 0 Costa e Silva
São Cristóvão 1 x 0 Baty facyl
Recreativo 2 x 2 Iapi
Siga o perfil do Correio Popular no Instagram.