PREPARATIVOS

Linfurc faz planejamento para nova temporada

Competições começam em agosto, mas regras do Megamaster e do Sexagenário já começam a ser formuladas

Esportes Já
17/07/2023 às 13:47.
Atualizado em 17/07/2023 às 13:47

Ponte Higa venceu o Sessentão após bater o Bela Vista por 2 a 1 (Divulgação)

Neste período de entressafra, os dirigentes da Liga Independente de Futebol Região de Campinas começam a fazer os preparativos para os torneios do Megamaster, destinado para atletas a partir dos 55 anos, e o Sexagenário, paermitido aos jogadores acima de 63 anos.

O passo inicial será a de definir a faixa etária dos goleiros que serão inscritos. A tendência é que no Megamaster cada um dos arqueiros poderá ter 45 anos, enquanto que no Sexagenário, a idade permitida será de 53 anos. Para fortalecer o nível técnico do campeonato, alguns atletas abaixo da faixa etária permitida serão incluídos. No Megamaster já está certo que os concorrentes poderão inscrever três atletas de até 54 anos.

Na categoria Sexagenária, o quadro é diferente. O presidente da Linfurc, Reynaldo Bastos, o Reis, considera que colocar três jogadores com 62 anos poderá alterar o dinamismo das partidas e fechar espaço para jogadores com até 70 anos. O tema será discutido no Congresso Técnico, cuja data será marcada. “Algumas equipes querem jogadores com 62 anos e outras não querem”, afirmou Reis. “Mas acredito que se for para a votação, a inclusão dos jogadores será aprovada”, disse o presidente da Linfurc.

Outra providência será designar um grupo responsável para realizar as escalas de arbitragem das duas competições, que já tem, no mínimo, dez equipes com participação assegurada nas duas categorias. Atualmente, a escolha dos árbitros é realizada pela presidência da entidade.

As finais devem acontecer no início de dezembro em local a ser definido. A tendência é que dessa vez a escolha recaia sobre o campo do Bela Vista, vice-campeã do Sessentão deste ano, quando perdeu por 2 a 1 para o Ponte Higa, em jogo realizado no gramado do Cambuí Futebol Clube. “O Bela Vista sempre esteve com a gente e seria legal dar uma força”, afirmou Reis. No Hipermaster, o troféu ficou com o São Cristóvão, que bateu o Vila Rica na decisão pelo placar de 5 a 0.

A fórmula de disputa não será alterada. Na primeira fase, os times jogam em turno único e os oito melhores passam para a fase de mata-mata que será disputada em jogo único. Apesar de o Congresso técnico não ter sido realizado, a tendência é que ocorra a manutenção da concessão do empate para as equipes com melhores campanhas que disputam as quartas de final e semifinal. Na decisão, se o jogo registrar igualdade, a definição do campeão será nos pênaltis.

Alguns preceitos da instituição, no entanto, não serão descartados. O primeiro é que os gramados estejam em bom estado de conservação. Caso contrário, a direção da Linfurc já avisou que os jogos serão transferidos ou suspensos. Existe também uma preocupação com o horário das partidas, para que não seja disputada sob intenso calor.

Os jogadores do Sexagenário e do Megamaster serão obrigados a se submeterem a exames cardiológicos antes das competições. O atleta será obrigado a apresentar um teste que comprove a inexistência da Covid. O jogador terá que assinar um Termo de Compromisso em que ele diz que são verídicas as informações do seu real estado de saúde.

São Cristóvão não deu chance aos adversários e venceu o Vila Rica por 5 a 0 (Divulgação)

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Anuncie
(19) 3736-3085
comercial@rac.com.br
Fale Conosco
(19) 3772-8000
Central do Assinante
(19) 3736-3200
WhatsApp
(19) 9 9998-9902
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por