PROBLEMAS

Liga enfrenta imprevistos na organização do Campeonato Amador RMC

Primeira divisão contará apenas com equipes de Campinas. E times de Sumaré vão atuar na Série B

Esportes Já
24/02/2025 às 16:13.
Atualizado em 24/02/2025 às 16:13
Atual campeão, o R7 Picerno não defenderá o título do Campeonato Amador RMC (Lukinha Silva)

Atual campeão, o R7 Picerno não defenderá o título do Campeonato Amador RMC (Lukinha Silva)

Previsto para começar no final de março, o Campeonato Amador RMC 2025 sofreu imprevistos que deverão interferir na qualidade técnica da competição. A divisão principal deverá contar apenas com equipes sediadas em Campinas. A ausência mais sentida será do R7 Picerno, vencedor nas edições de 2023 – quando a competição tinha o nome de Copa Irdival Frezzato- e, do ano passado, quando ergueu o troféu no evento inicial promovido pela direção que está desde maio de 2023 na Liga Campineira de Futebol.

Apesar de desconhecer os motivos que provocaram a ausência de equipes das outras 19 cidades da Região Metropolitana de Campinas, a direção da LCF sabe que no caso dos times sediados em Sumaré tiveram problemas.

A nova administração municipal, comandada por Henrique do Paraíso (Republicanos) fará uma reforma geral nas praças esportivas da cidade, o que impossibilitará a utilização por parte do futebol amador local.

Na Série B, o quadro é diferente. As equipes sediadas em Sumaré decidiram que vão mandar os seus jogos em Campinas. Estão confirmadas as participações do Galácticos, Santiago, Furacão, Unidos Cidade Nova, Jardim Lúcia e Real Matão, todos daquela cidade. Nova Odessa será representada pelo Bigas, Red Bull e pelo Grêmio Morada do sol.“Nós entramos em contato com a secretária de esportes de Sumaré e eles querem utilizar o primeiro semestre para reformar as praças esportivas e realizar o campeonato municipal deles no segundo semestre”, disse o vice-presidente da Liga Campineira de Futebol, César Augusto de Oliveira, o Cezinha.

No R7 Picerno, o quadro ficou delicado após a saída do técnico André Moura e de jogadores que desde junho do ano passado atuam pelo Parque Brasília, atual campeão da Série Ouro A, competição promovida pela Secretaria Municipal de Lazer e Esportes de Campinas. A chegada de André Moura foi celebrada pelo Parque Brasília em sua página oficial no Instagram. “ (André Moura) chegou para fazer parte da comissão técnica esse ano, porém trazendo contigo a experiência e maestria de gestão de grupo e orientação técnica haja visto que nos últimos anos vem colecionando títulos na RMC e com certeza vai ajudar e muito nossa comissão”, disse o texto publicado pela equipe nas redes sociais no final de janeiro.

Outro concorrente que não vai participar é o Fumaça Futebol Samba e Cerveja, sediada no Bairro Matão e que participou das últimas fases decisões do torneio promovido pela LCF. “Hoje, para disputar este campeonato (Amador) é preciso de investimento alto. Caso contrário, a equipe não consegue. Os atletas não jogam mais de graça. Nem a troco de cerveja e churrasco”, explicou Cezinha.

Campeão atual, André Moura agora será auxiliar técnico de Wallace Júnior. Eles serão responsáveis em conduzir um elenco reformulado, que contará com 13 novos jogadores: os meias Luvizotto, Stefano, Cebola, Natan e Godoy, os volantes Romário, Arábia e Dig e os laterais Renan e Ramon.

Apesar destes imprevistos no processo de organização, os responsáveis pela divisão de elite e Série B do Campeonato estão otimistas em relação ao sucesso da competição. O primeiro motivo é que as equipes não tiveram necessidade de pagar inscrição e nem taxa de arbitragem. Os primeiros colocados vão ganhar prêmios em dinheiros, cujo valor será definido entre a Liga e o patrocinador principal.

Sobre a arbitragem, a determinação é de apostar em um quadro próprio da LCF. Ele será formado por novos árbitros formados no curso finalizado em novembro de 2024. Para confirmar a tendência, desde o dia 12 de fevereiro estão abertas as inscrições para um curso de arbitragem, cujo início será no dia 6 de março e o término no dia 19.

No ano passado, a temporada foi encerrada com a realização da Copa Campinas, vencida pelos Unidos dos Campos Elíseos no dia 17 de dezembro. Na ocasião, a equipe bateu na final o Só Molekes pelo placar de 1 a 0. O vencedor ficou com prêmio de R$ 10 mil, enquanto o vice levou R$ 5 mil. No Campeonato Amador do ano passado, a final foi disputada na praça de esportes do São Bernardo e foi vencida pelo R7 Picerno.. Após empate sem gols no tempo normal, a equipe de Sumaré venceu nos pênaltis o Parque Brasília, atual campeão da Série Ouro A, promovida pela secretaria municipal de Esportes e Lazer.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por